Stock Car – Galid Osman brilha na Corrida do Milhão e luta pela vitória até a volta final

domingo, 9 de dezembro de 2012 às 16:08
Galid Osman

Galid Osman

No ano passado, quando Thiago Camilo ganhou a Corrida do Milhão BMC em Interlagos, Galid Osman era um aspirante à Stock Car. Naquele dia, o jovem piloto venceu a prova da categoria de acesso, na Copa Montana, e se credenciou para uma vaga na maior categoria do automobilismo nacional. Hoje, em São Paulo, Camilo novamente venceu a prova milionária, mas desta vez tendo que brigar até a última volta com o jovem estreante do carro #28 da BMC Racing. Galid teve pane seca na última volta, mas, ao liderar a Corrida do Milhão em sua estreia, deixou seu cartão de visitas a todos da Stock Car.

O jovem piloto ficou a uma volta de conquistar a mais renomada prova do automobilismo nacional. O abandono inclusive causou lamentos em boa parte da torcida presente no autódromo da capital paulista, ansiosa por um rosto novo no topo do pódio da Corrida do Milhão.

“Se eu tivesse economizado etanol algumas voltas antes, daria para ter terminado e vencido. Mas estou muito mais feliz pelo papel que fizemos aqui, por ter sido competitivo o ano inteiro e ter chegado tão perto da vitória. Fico triste por ter perdido um milhão, porque seria também minha primeira vitória, mas o importante é mostrar também o trabalho que foi feito aqui, coroando com um ótimo desempenho este meu ano de estreia na Stock Car”, declarou Galid.

Apesar de ter encerrado a corrida oficialmente em 26º lugar, a uma volta atrás e sem pontos, Galid encerrou a temporada com o título de melhor estreante da Stock Car em 2012. Ele finalizou o ano em 16º no campeonato, com 72 pontos.

Ele foi um dos destaques da transmissão da TV Globo, que registrou a presença do “intruso” novato entre os renomados pilotos da categoria que disputavam o título em Interlagos. Galid assumiu a liderança da prova ao assumir a primeira colocação ultrapassando Cacá Bueno na Descida do Lago. Ficou em primeiro até ficar sem etanol a uma volta do fim.

“Na hora que estávamos acelerando forte, estava mais rápido até que o Cacá… Consegui uma boa ultrapassagem por fora, passando dois adversários de uma vez. Foi legal”, contou o piloto, que travou uma dura batalha com o agora pentacampeão da Stock.

Ele destacou ainda que a estratégia da BMC Racing foi a mais adequada. “Tinha que arriscar mesmo no fim. Foi a melhor tática. Faltou combustível no fim, mas são coisas de corrida. Valeu muito!”, afirmou o novato do ano.

“Consegui terminar numa boa posição o campeonato, pontuando em nove das 12 corridas do ano, o que é bem importante numa categoria competitiva como a Stock. Ano que vem podemos terminar umas três ou quatro posições para frente, e continuar evoluindo e buscar esta primeira vitória, que hoje esteve bem próxima de se concretizar”, finalizou Galid.

A temporada 2013 da Stock Car tem início marcado para 3 de março, novamente em Interlagos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.