Stock Car – Frio fora de hora ajudará os pneus em Tarumã

quinta-feira, 27 de setembro de 2012 às 16:03
Felipe Maluhy em 2012

Felipe Maluhy

A impressionante e inesperada massa de ar frio que derrubou as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste neste início de primavera será uma aliada contra o desgaste dos pneus na etapa da Stock Car no fim de semana no veloz circuito gaúcho de Tarumã. Mais ainda: praticamente inviabilizará a repetição dos problemas verificados recentemente em Cascavel. A avaliação é de Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley/Full Time, equipe que surpreendeu o meio automobilístico nesta segunda-feira ao anunciar o acerto com Rubens Barrichello para a Corrida do Milhão, encerramento da temporada no dia 9 de dezembro em Interlagos.

Em Cascavel, outra pista rápida e com curvas de raio longo, a temperatura do asfalto rondou os 50 graus e ajudou a acelerar a degradação e o posterior estouro dos pneus traseiros direitos durante a prova. Treze carros sofreram com o problema e alguns deles foram obrigados a realizar duas trocas. “A temperatura bem mais baixa prevista para os próximos dias vai ajudar muito”, antecipou Ferreira, “e é provável que nem alcance os 30 graus no asfalto.” De qualquer forma, a Goodyear, fornecedora exclusiva da categoria, excepcionalmente disponibilizou às equipes um terceiro jogo de pneus novos para a etapa. De acordo com o regulamento, cada carro pode lacrar dois jogos novos e três das corridas anteriores – 0K ou usados.

Embora os dois traçados sejam de alta velocidade média, Ferreira lembra que as características são bastante diferentes. “As três primeiras curvas de Tarumã são rápidas, mas são seguidas pela do Laço, contornada em segunda marcha. O Tala é a única à direita e esse é um ponto onde se pode perder muito tempo”, lembrou. “A penúltima curva só é feita de pé embaixo se o carro estiver muito bem-ajustado, o que não é fácil de conseguir. Nosso carro estava muito dianteiro nas curvas velozes em Cascavel, então pode ser que tenhamos pelo menos inicialmente essa mesma dificuldade”, continuou.

Na semana passada, aproveitando a rodada dupla do Brasileiro de Marcas no Velopark, circuito localizado também na Grande Porto Alegre, Ferreira foi a Tarumã, no município de Viamão, para rever o autódromo onde a Stock Car passou pela última vez em 2009 na vitória de Luciano Burti. “O consumo dos pneus continuará elevado, porque o piso não foi trocado. Mas o circuito melhorou bastante em relação à segurança, com a ampliação das áreas de escape nos setores mais críticos. Além disso, os boxes antigos foram demolidos e substituídos por outros maiores e mais funcionais. O pit lane está bem mais largo e com largura que permitiria até a passagem de três carros emparelhados”, elogiou o chefe da equipe dos pilotos Xandinho Negrão e Felipe Maluhy.

Com o campeonato cada vez mais equilibrado e o líder Cacá Bueno separado do segundo colocado Ricardo Maurício por apenas três pontos (115 a 112), os carros entrarão na pista na sexta-feira para as sessões de treinos livres de 40 minutos, uma com início às 9h50 e a segunda a partir das 13 horas, sempre em dois grupos de 16 pilotos.

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