Stock Car – Dez primeiros serão “lacrados” após treino classificatório

quinta-feira, 8 de março de 2012 às 18:59

stock12-alceu feldmann-350Após dois dias de treinos coletivos em Curitiba, as equipes da Stock Car já começam a pensar na primeira etapa da temporada 2012, marcada para 25 de março em Interlagos (SP). Além do fim do pit stop para reabastecimento e troca de pneus e do novo sistema de pontuação (sem disputa de Playoff), outra novidade promete aumentar o número de disputas por posições durante as corridas.

De acordo com o item 16 do Regulamento Desportivo divulgado pela Confederação Brasileira de Automobilismo esta semana, os dez primeiros colocados no treino classificatório terão seus carros “lacrados”. O sistema será praticamente o mesmo utilizado em 2011, com 20 minutos de box aberto para todos os carros e os 10 primeiros voltando à pista em seguida para disputar a pole position. Mas, com a mudança do regulamento, as equipes não poderão alterar a posição da altura e cambagem dos carros que disputarem o Q2. Quem ficar do 11º lugar para trás, poderá mexer no acerto do carro, deixando-o menos agressivo para a corrida.

Com isso, os engenheiros terão que repensar todo o conjunto do carro. “Na tomada de tempos, usamos um setup mais arrojado, com muita cambagem e pouca altura. Para a corrida, costumamos diminuir essa dose, para que o carro se mantenha constante durante a prova. Como os dez primeiros não poderão mexer nesses itens, a dinâmica da corrida ficará mais interessante, principalmente nas últimas voltas, pois esses carros estarão com maior desgaste de pneus”, explica Alceu Feldmann, piloto da Shell Racing.

Todas as novidades beneficiam os pilotos mais regulares. “Sem a troca de pneus, com o fim do descarte de resultados e com os 20 primeiros pontuando, cada corrida será uma decisão”, prevê o paranaense. Com essa receita de pontuar em todas as provas, Feldmann chegou ao Playoff em 2006 e 2008. No ano passado, venceu a etapa de Santa Cruz do Sul, o que dá ainda mais ânimo para a temporada 2012.
Nos treinos coletivos realizados esta semana (7 e 8) em Curitiba, a equipe Shell Racing fez vários testes. “Aproveitamos a oportunidade para experimentar. Arriscamos bastante e colhemos muitas informações. Isso será de grande valia no decorrer das 12 etapas”, finaliza o piloto.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.