Stock Car – Daniel Serra vence a segunda do ano em Tarumã

domingo, 28 de abril de 2013 às 12:00
Daniel Serra

Daniel Serra

Sem sofrer ameaça em qualquer momento da prova, o paulista Daniel Serra não apenas conquistou a terceira etapa da Stock Car, disputada neste domingo no circuito gaúcho de Tarumã, como aumentou a vantagem na liderança do campeonato. Foi a quinta vitória na categoria do piloto da Red Bull Racing e a segunda no ano, comprovando a fase sem concorrência da organização comandada por Andreas Mattheis. Thiago Camilo (RCM) e Ricardo Maurício (RC) completaram o pódio, enquanto Rubens Barrichello, apenas o 30º no grid, levou o último ponto em disputa ao cruzar a linha de chegada em 20º com o carro da Equipe Medley/Full Time.

Foi uma vitória completa do filho do tricampeão Chico Serra, com direito ainda a pole, melhor volta e a perda provisória da ponta apenas durante a janela de reabastecimento e troca de pneus. “Tenho de dar parabéns à equipe. Que carro! Consegui fazer voltas de classificação no início e abrir a vantagem que planejamos”, comemorou Daniel, o primeiro a entrar nos boxes para o pit stop. Com uma folga de mais de 12 segundos sobre Cacá Bueno, parceiro de equipe e da primeira fila, Daniel pôde dar-se ao luxo de trocar os dois pneus traseiros e o dianteiro direito, enquanto os demais na maioria substituíram apenas o traseiro direito. A parada de Cacá, no entanto, não foi tão eficiente e ele acabou recebendo a bandeirada em quinto, perdendo um segundo lugar que em grande parte da corrida pareceu assegurado.

Daniel voltou à pista pouco mais de três segundos à frente de Camilo. “Eu fiquei tranquilo, porque sabia que ele provavelmente tinha trocado menos pneus”, explicou. Já nos estágios finais da prova, o paulista sofreria o único sobressalto, com a entrada do safety car depois da forte batida de Denis Navarro que destruiu a proteção de pneus da Curva 1. Faltava apenas uma volta quando a relargada foi autorizada, mas Daniel escapou rapidamente e não deu qualquer chance a Camilo de tentar a ultrapassagem. “Deu para dar uma emoçãozinha final”, reconheceu.

A rigor, as maiores atrações da prova estiveram sempre limitadas à briga pelo terceiro lugar, especialmente antes do pit stop obrigatório. Daniel mostrou que os carros preparados por Mattheis estão acima dos rivais e que dificilmente deixará de estar na briga pelo título no encerramento da temporada, com chances claras de desbancar o pentacampeão Cacá Bueno. Na parte de trás, Barrichello viveu o final de semana mais complicado na Stock Car desde a estreia em outubro. Em sua volta ao autódromo gaúcho, onde correra pela última vez em 1990 na Fórmula 3, andou sempre no final do pelotão e só avançou na segunda metade graças ao bom trabalho da equipe na troca dos pneus do lado direito.

Thiago Camilo, que continua a lamentar o abandono na abertura da temporada, em Interlagos, relatou bem a visível diferença entre os outros carros e os da Red Bull Racing. “Fomos os primeiros dos mortais. Durante os treinos percebemos que seria difícil superar os carros tanto do Serrinha quanto do Cacá. Foi um bom trabalho da equipe. Larguei em quinto, logo pulei para quarto e depois aconteceram muitas trocas de posição.Vi o erro do Daniel, no final, mas não deu para fazer nada”, completou Thiago.

Único piloto a marcar presença no pódio das três etapas, Ricardo Maurício se disse feliz com a importante regularidade que, mesmo sem vitória, o levou à vice-liderança do campeonato. “Acho que estou sempre tentando ganhar corridas, mas ultimamente está batendo na trave. Três provas com três pódios é muito bom. Afinal, foram dois terceiros e um segundo lugar. É uma média boa, mas ainda falta o primeiro”, finalizou Ricardinho, campeão de 2008 e vice em 2012.

O resultado da 3ª etapa:

1 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – 36 voltas em 00:42:18.842
2 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 1s422
3 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 3s302
4 – Ricardo Zonta – BMC Racing – Chevrolet – a 4s492
5 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 4s713
6 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 4s719
7 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – a 5s260
8 – Allam Lhodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 7s746
9 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 7s929
10 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 8s056
11 – Ricardo Sperafico – Officer ProGP – Chevrolet – a 8s107
12 – Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – a 9s656
13 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 9s961
14 – Rodrigo Sperafico – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 10s161
15 – Fábio Fogaça – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 11s034
16 – Rafa Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 11s483
17 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 12s129
18 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 12s341
19 – Victor Genz – Gramacho Competições – Peugeot – a 14s082
20 – Rubens Barrichello – Full Time Competições – Chevrolet – a 14s389
21 – Alceu Feldmann – Full Time Competições – Chevrolet – a 14s812
22 – Popó Bueno – Shell Racing – Peugeot – a 17s472
23 – Wellington Justino – Hot Car Competições – Chevrolet – a 18s038
24 – David Muffato – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 18s502
25 – Rodrigo Pimenta – Gramacho Competições – Peugeot – a 18s665
26 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 1 volta
27 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 6 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.