Stock Car – Comentários pós treinos – Salvador 2013

sábado, 18 de maio de 2013 às 19:00

Rafa Matos

Átila Abreu, pole position: Nas duas últimas etapas fiz o melhor tempo do final de semana no último treino livre, mas na tomada não repetimos a performance. Agora felizmente o melhor tempo veio no momento mais importante. Claro que neste tipo de circuito sair na pole é uma bela vantagem. Permite evitar confusão na primeira curva e favorece também na visibilidade. Mas já vimos pilotos vencendo em Salvador sem largar na pole, então será fundamental manter a concentração durante a corrida para terminar o domingo tão bem quanto o sábado. Em autódromos, normalmente o piloto que escapa da pista passa pelo gramado e volta sem maiores problemas. Aqui, escapar é muro. O plano é sustentar a primeira posição e tentar abrir vantagem, gerenciando bem o uso do botão de ultrapassagem para conservar a dianteira até o final.

Allam Khodair, 2º colocado: Em uma prova de rua é sempre importante largar na frente para fugir de possíveis acidentes. Cumprimos. Agora é buscar a vitória. Nosso carro tem um bom ritmo de corrida e já demonstrou isso em outras provas desse ano. A corrida vai ser bastante diferente do que foi na última temporada. Por isso minha confiança em um bom resultado está apoiada no bom desempenho que tivemos ao longo deste final de semana.

Rafa Matos, 5º colocado: Foi um dia fantástico com toda a equipe, que preparou o carro muito bem para essa etapa. Na classificação, eu poderia até ter ido um pouco mais pra frente, mas foi excelente. Estar em quinto numa pista de rua, tão técnica e difícil de passar, é muito bom. Acredito que teria condições de alcançar até a terceira colocação, mas abusei demais em uma curva de alta e meu carro saiu de frente e infelizmente não consegui ir mais pra frente. Mas foi excelente. A expectativa para a prova é muito boa. O primeiro pensamento é não me envolver em acidentes na largada e manter o carro intacto. Como não teremos reabastecimento obrigatório, nem troca de pneus nesta etapa, estará tudo nas minhas mãos. Tenho que ter discernimento para poupar o equipamento, principalmente os freios, para ter um bom carro no final da corrida onde faz a diferença.

Felipe Lapenna, 7º colocado: Estava com algumas dificuldades no começo do traçado, me prejudicando em uma curva. Fazia todos os trechos bons, mas em uma curva me prejudicava. Acabei olhando os dados e acertei essa curva. Isso me fez evoluir bastante a minha volta. Vale ressaltar também o trabalho da equipe, que está fantástico. Estou muito feliz com essa conquista, largar entre os dez na Stock é muito difícil. Vamos pra cima amanhã. Vou manter atrás dos carros da frente que tenho certeza que são bem rápidos, só tem piloto de ponta. E seguir fazendo o meu trabalho, não erra nada. Tentar chegar ao final. De três etapas até aqui, eu acabei quebrando em duas. O importante amanhã é chegar na zona de pontuação.

Popó Bueno, 9º colocado: Fui muito confiante para a classificação, pois o carro melhorou consideravelmente em relação à etapa passada. Em minha volta rápida, confesso que não imaginava que ficaria entre os dez primeiros, porque não senti que havia feito uma volta muito boa. Mas a pista hoje estava bastante traiçoeira e muitos acabaram cometendo erros. Em todo caso, tenho certeza de que vamos lutar pelas primeiras posições e marcar muitos pontos no domingo.

Sérgio Jimenez, 11º colocado: Foi bastante desafiador. É um circuito que tem duas curvas de alta, bastante difíceis porque são cegas. Nunca tinha andado aqui. Esperava um pouquinho mais, ficar entre os sete primeiros, mas não foi tão ruim assim. A primeira volta de classificação não foi boa, mas a segunda eu consegui encaixar as coisas e deu tudo certo. Bastante gente que está na minha frente no campeonato ficou para trás e isso vai tornar a corrida interessante.

Luciano Burti, 12º colocado: Largar atrás aqui é realmente muito complicado, mas teremos seis acionamentos a mais e isso pode fazer diferença. Quando abri minha volta, o Fábio Fogaça estava parado na curva 3 e havia duas bandeiras amarelas sendo agitadas, o que sinaliza uma situação muito perigosa. Tirei o pé, mas quando passei percebi que não era para tanto. Fui até conversar com o bandeirinha e ele me explicou que agitou as bandeiras como reação instintiva, quando percebeu que não era tão grave eu já havia passado.

Valdeno Brito, 13º colocado: Hoje não tinha carro para lutar pela pole, mas poderia estar mais à frente, talvez em quinto ou sexto. Tentei arriscar na última volta e acabei passando do limite, mas de qualquer maneira estou feliz em largar a frente de importantes rivais na luta pelo título. A corrida deve ser bem movimentada, com todo mundo abaixo do décimo colocado com seis botões de ultrapassagem a mais que os líderes. Espero tirar vantagem deste benefício.

Denis Navarro, 16º colocado: É um circuito muito desafiador. Tanto aqui como em Ribeirão, passamos sempre no limite, tocando no muro. E isso para o piloto é agradável. Ali na chicane é um novo ponto de ultrapassagem. Não é o mais fácil, mas pode acabar acontecendo. O ponto mais fácil continua sendo na saída da balança.

Fabio Fogaça, 18º colocado: O dia começou indicando que eu teria meu melhor treino classificatório na Stock Car, com um desempenho bastante satisfatório. Mas na tomada de tempos acabei errando e não consegui extrair tudo que podia tirar do carro. Foi um erro meu e agora tenho que fazer o possível para recuperar esse prejuízo, contando com um pouco de sorte, já que em uma pista de rua como essa de Salvador ganhar posições somente com ultrapassagens é mais difícil.

Rodrigo Sperafico, 19º colocado: Hoje foi um dia muito complicado, porque praticamente não pudemos treinar em razão dos diferentes problemas que eu e o Júlio tivemos. E pagamos a fatura por esta ausência nos treinos livres horas depois. Não tivemos tempo para trabalhar nos carros e o treino classificatório foi bastante complicado.

Nonô Figueiredo, 26º colocado: Parabéns ao Átila pela pole. Espero fazer uma prova de recuperação amanhã.

Julio Campos, 31º colocado: Foi uma pena porque eu estava com o melhor tempo no treino da manhã quando bati. E só tenho a agradecer a toda a equipe pelo excelente trabalho e, principalmente, pelo empenho. O pessoal se esforçou muito mesmo para me recolocar na pista, e agora vamos trabalhar para descobrir a causa do problema que me prejudicou na tomada de tempos. Meu carro passou a sair muito de frente e vamos procurar resolver este problema para amanhã.

Wellington Justino, 32º colocado: O carro estava bom, mas não me achei na pista com os pneus novos e não conseguimos um bom resultado. O objetivo na prova é largar bem e ficar longe das confusões, principalmente em uma pista de rua, onde aumentam as chances de acidentes, para tentar marcar alguns pontos.

Beto Cavaleiro, 34º colocado: Achamos que a chicane com primeira marcha seria o ideal para a classificação. Eu não tinha treinado assim. Quando abri a volta, fui pôr a primeira, estava em curva com o carro e acabei rodando. Mas tinha que arriscar. O importante é a equipe Hanier Racing está entre os dez. Não foi sobrado, com chuva. Foi conquistado, na frente das feras aí. Hoje só estamos pensando no Felipe. Somos um conjunto e estamos felizes que a equipe já está aparecendo. Daqui a pouco estará nas seis primeiras posições.

EB - www.autoracing.com.br

Tags

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.