Stock Car – Comentários pós corrida – Velopark 2012

domingo, 6 de maio de 2012 às 18:06

stock12-zonta rosto-350Valdeno Brito, 5º colocado: É claro que, depois da vitória em Curitiba e de uma posição de largada tão boa como a que conquistamos aqui (na segunda colocação, na primeira fila), minha expectativa era lutar por mais um pódio na Stock Car. Mas a confusão na largada foi tamanha que ter escapado ileso foi um grande trunfo e nos permitiu acumular muitos pontos e seguir na vice-liderança. Como disse antes desta etapa, não adianta a gente ganhar a corrida lá em Curitiba e sair aqui do Velopark sem pontos. Será o campeão de 2012 aquele que conseguir aliar velocidade e regularidade para sempre estar no top-5. Este foi meu objetivo hoje, principalmente depois de ver que, depois das primeiras voltas, não teria ritmo para acompanhar os primeiros. Foi uma luta bem intensa e interessante. Eu sabia que teria que administrar esta colocação para me manter no top-5 e que teria que economizar alguns pushes (botão de ultrapassagem) para as voltas finais. Deu certo e conseguimos estes importantes pontos que me manteve na vice-liderança da Stock Car.

Ricardo Zonta, 6º colocado (foto): Salvei a minha corrida na largada. Fiz o máximo do ‘push’ e isso mostrou que nossa estrategia na classificação foi correta. No fim, o Valdeno também tinha um acionamento guardado e conseguiu manter a posição. Mas foi uma bela corrida. Como a classificação lá é diferente e a ordem de ir para a pista segue a classificação do campeonato, esses pontos foram benéficos, pois nos colocamos em uma posição melhor e teremos a pista em melhores condições.

Denis Navarro, 7º colocado: É um resultado positivo, que anima para o restante da temporada. Saio daqui bem mais confiante depois de terminar pela primeira vez entre os 10 na Stock Car. Nem sei como consegui escapar do carro do Thiago Camilo depois que ele bateu. Perdi algumas posições para evitar o tumulto. Foi uma boa disputa com o Julio. Tentei duas vezes, mas eu dava o push to pass e ele também, então não tinha vantagem real no fim da reta. Até que eu percebi que ele ia usar novamente o botão de ultrapassagem e resolvi poupar o meu por uma volta. Estava mais rápido, mas me enrolei um pouco com o Julio. Se tivesse passado logo provavelmente daria para brigar mais à frente. Mesmo assim saio bastante contente do Velopark. Na corrida anterior, em Curitiba, consegui classificar o carro entre os 10 e tive o problema do pneu furado. Aqui veio meu primeiro top-10 na Stock e espero que seja o primeiro de uma série.

Galid Osman, 8º colocado: Estou muito feliz com o resultado, que me coloca entre os 15 primeiros no campeonato, junto de nomes com bastante experiência na categoria. Nossa equipe pontuou nas três etapas e isso é fundamental. Também queria conquistar pontos para não chegar em Ribeirão Preto (onde acontece a próxima etapa) muito atrás em função dos treinos de classificação. Isso tornou a pilotagem mais difícil, mas tive um carro bom e constante durante o final de semana.

Diego Nunes, 10º colocado: Estou feliz, porque começamos o final de semana com alguns problemas e terminamos bem, marcando pontos. Neste novo formato do campeonato é muito importante estar entre os 10.

Rodrigo Sperafico, 11º colocado: Fomos competitivos na corrida. Tivemos muitas dificuldades nos treinos, e aconteceu no Velopark o inverso do que vivemos em Curitiba, quando o Ricardo entrou no Top-Qualifying, mas não teve como se manter entre os dez primeiros durante a prova. Se conseguirmos encaixar estas duas situações em uma só etapa, nossas chances aumentam.

David Muffato, 13º colocado: Eu estava acelerando quando a marcha simplesmente ‘escapou’, ‘pulou’. Não tive o que fazer e foi todo mundo me passando, cai para último. O câmbio só engatou novamente quando reduzi a velocidade, em segunda. Foi um pecado porque depois de passar a primeira volta em 10º a nossa chance de brigar lá na frente era boa.

Duda Pamplona, 15º colocado: Fui atingido pelo carro 35, voltei para pista e tentei fazer o melhor que podia. Mas depois da batida meu carro já não estava bom, então a 15ª posição foi o melhor que conseguimos.

Pedro Boesel, 16º colocado: Largando atrás, não tinha muito o que arriscar, pois se tem muito mais a perder do que a ganhar com partida agressiva. Dei um espaço sabendo da possibilidade de confusão na frente, o que acabou se confirmando. No início estávamos competitivos. O ritmo era até mais rápido que os da frente quando consegui ultrapassagens. No final o carro ficou traseiro, o que é normal. O importante é seguir evoluindo constantemente.

Antonio Pizzonia, 17º colocado: Na largada tive sorte. Do jeito que aconteceu a batida, com a quantidade de carros, qualquer um poderia ter ficado. Logo em seguida, comecei a enfrentar problemas com freios e tive que poupar o equipamento para terminar a prova. Como estávamos na zona de pontuação, fiz de tudo para receber a bandeirada e isso foi positivo.

Ricardo Sperafico, 18º colocado: Conseguimos encontrar um caminho melhor no acerto do carro para a corrida deste domingo, mas como a prova é curta, não há muito tempo para recuperação. Nosso ritmo de prova ainda não nos permite pensar em vitória, mas tivemos um bom desempenho no Velopark. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais, e a equipe toda está muito unida em torno deste objetivo.

Tuka Rocha, não terminou: Fiz uma largada muito boa e dei sorte de passar pelo acidente. Foi excelente. Na curva dois ainda consegui ultrapassar alguns pilotos. Tinha carro para chegar entre os cinco no final com certeza.

Allam Khodair, não terminou: Foi uma pena, porque tínhamos um ótimo carro e, se tivéssemos ficado na pista, certamente brigaríamos pela vitória. Mas infelizmente este enrosco na largada nos prejudicou. Fui tocado recebi momento da freada. Ainda não sabemos de quem, mas isso acabou desencadeando toda a confusão.

Átila Abreu, não terminou: É uma pena que alguns pilotos não percebam que o campeonato é longo e não se resolve na primeira curva. Não é a primeira vez que isso acontece, sempre com os mesmos protagonistas. Entendo que o acidente poderia ter sido evitado. A equipe Mobil Super Pioneer Racing fez um trabalho excelente aqui e a corrida estava muito bem desenhada para a gente. Não serei leviano de falar que se não fosse tirado da prova daquele jeito eu ganharia porque o Cacá e o Ricardinho foram muito rápidos aqui. Mas tenho certeza que estaria na briga com os dois primeiros.

Luciano Burti, não terminou: Largando no meio do pelotão, às vezes você vira refém. Eu vi que estava rolando uma confusão, achei que desse para passar, mas de repente apareceu o Thiago (Camilo) parado na minha frente. Não tive como escapar. Agora, temos que trabalhar para largar mais à frente, porque o campeonato não permite perder muitos pontos.

Thiago Camilo, não terminou: Foi impossível evitar a batida, infelizmente, porque além de ter feito uma boa largada, tenho certeza de que a estratégia de guardar o push to pass para a corrida estava certa e brigaríamos por um lugar no pódio. Agora temos que pensar na próxima etapa, em Ribeirão Preto.

Eduardo Leite, não terminou: Foi uma pena. Tinha decidido usar o push-to-pass só na corrida, o carro estava bom, mas levei o toque e não pude continuar.

Vitor Meira, não terminou: Tínhamos um bom carro no warm up, e infelizmente aconteceu o que aconteceu no começo da prova. Não tem como culpar ninguém, apesar de achar que as pessoas tinham que se controlar mais na largada, contudo; temos que nos proteger mais e melhorar na classificação para as próximas corridas. Uma boa classificação é a melhor maneira de se proteger.

EB – www.autoracing.com.br

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