Stock Car – Comentários pós classificação – Londrina 2012

sábado, 30 de junho de 2012 às 18:39

Stock12-LBurtiLuciano Burti, 2º colocado: Estava na hora de voltar às primeiras posições. Aqui, desde o início senti muita confiança no carro, em função de todas aquelas mudanças que fizemos. Todo mundo trabalhou muito para este resultado e fico feliz por conseguir atingir o nível de desempenho que desejávamos. É um campeonato de pontos corridos e as quatro primeiras corridas não saíram exatamente como o planejado, então precisávamos reagir e estamos numa boa posição para a corrida. O Cacá também está forte, ele tem uma técnica muito boa em pistas de baixa e o tempo registrado na primeira parte da classificação era praticamente inalcançável. Mas na parte final me aproximei bastante e acho que podemos imprimir o ritmo adequado na corrida.

Thiago Camilo, 3º colocado: A gente chegou aqui com um set up bem diferente, começamos a trabalhar e algumas coisas não saíram como esperávamos. Em vez de ficar na mesmice e voltar para o tradicional, insistimos na nova linha de trabalho e o carro melhorou bastante. Consegui o terceiro tempo, e largo por dentro, o que aqui em Londrina  costuma ser até melhor que largar em segundo, por fora. Vamos para a corrida pensando na vitória, mas sabendo que o mais importante é  marcar bons pontos para seguir na disputa pelo campeonato.

Allam Khodair, 5º colocado: Tivemos um carro que subiu bastante de produção entre os treinos de sexta e o de hoje, e isso nos deixa bastante animados. É sinal de que estamos evoluindo ao longo de fim de semana e de que temos todas as condições de brigar por um bom resultado amanha. Precisamos somar o maior número de pontos possíveis e é isso que vamos tentar fazer. Os tempos da classificação ficaram muito próximos e apenas um décimo nos separou da primeira fila. Ou seja, não conseguimos brigar pela pole por detalhe. Fomos muito bem na primeira classificação, mas na segunda a pista esquentou um pouco e não conseguimos extrair o melhor do carro. Mas o saldo é positivo. Estamos largando por dentro, do lado bom da pista, então agora temos de nos concentrar e acertar todos os detalhes para fazer uma boa corrida.

Átila Abreu, 7º colocado: Larguei duas vezes em oitavo na temporada e em ambas tive bons resultados, com o quinto lugar em São Paulo e o terceiro em Ribeirão na prova passada. Sabemos que a corrida em Londrina é longa e que a pista dificulta as ultrapassagens. Mas mantenho minha meta de brigar por um lugar no pódio. Fiquei no fim da fila e acabei passando na linha de chegada para abrir minha volta rápida no limite. Há tempos eu não tinha uma emoção tão forte. Como na sexta, meu carro se comportou melhor com pneus usados que com compostos novos e isso, claro, me deixa animado para a corrida.

Valdeno Brito, 8º colocado: Foi um dia interessante: é lógico que a gente queria largar mais na frente, mas a corrida é longa e estamos na quarta fila, o que nos permite pensar em uma boa corrida no domingo. O carro está com bom rendimento com o pneu usado. Isso me deixa bem ansioso para fazer uma corrida de recuperação. Tenho condição de chegar mais à frente e marcar pontos importantes para o campeonato. Se a corrida não tiver safety car, o esforço tende a ser maior, mas também o fato de ser mais cedo, às 9h30, ajudará. Será uma corrida emocionante, sem dúvida. Meu carro está equilibrado, pode não ser excelente para uma volta lançada, mas para a corrida terei um ritmo muito bom, com certeza.

Ricardo Zonta, 9º colocado: Os ajustes que fizemos nesta manhã deram um bom resultado, prova disso foi a passagem para o Q2. A gente esperava uma posição melhor na fase final, pois o carro estava correspondendo, mas o desgaste de pneus foi muito acentuado, o que nos fez largar em nono. Apesar da posição, estamos com uma expectativa muito boa para amanhã.

Marcos Gomes, 11º colocado: Nossa vantagem é que poderemos mudar o acerto do carro. Mesmo assim, será difícil avançar na corrida porque aqui é duríssimo de passar.

Diego Nunes, 12º colocado: Estamos até mais competitivos do que em Ribeirão, quando larguei entre os 10 primeiros. Vinha numa volta rápida e já havia melhorado bem as duas primeiras parciais, mas acabei passando o ponto da freada, escapei e bati. Felizmente, o dano foi só na carroceria do carro. Mas, sem dúvida, daria para brigar para estar entre os seis primeiros.

Antonio Pizzonia, 13º colocado: O fim de semana indicou que a gente estaria brigando entre os primeiros. Minha volta não foi campeã, dei uma pequena errada. Mas claramente o segundo grupo tem a vantagem de ter uma pista muito melhor. Fui o terceiro no meu grupo, mas fiquei só em 13º. Dividir os pilotos pelo rendimento nos treinos livres em cada fim de semana seria o ideal. Pior é quando chega num circuito de rua, onde sai um de cada vez e quem vai por último tem uma vantagem absurda. Então, esse formato não é justo para todos, mas isso não é desculpa. Se não fosse a erradinha, eu ficaria entre os dez. É preciso olhar a vantagem que a gente tem. Podemos mexer no carro, temos um pneu de apenas três voltas, enquanto os demais continuaram gastando pneu. Vamos buscar a recuperação, o objetivo é ficar entre os cinco primeiros. No treino, tinha essa condição tranquilamente, então vamos partir para cima na corrida.

Julio Campos, 14º colocado: Tivemos um problema no motor e vamos trocá-lo para a corrida. Desde o treino da manhã, quando andamos bem, percebemos que havia algo errado ali no motor e decidimos fazer essa alteração para a prova de amanhã. Mas faltou pouco para entrarmos no ‘top 10’. Precisamos aprender mais a trabalhar no acerto do carro quando muda do frio para o calor, trabalhar nessa variação que acontece geralmente dos treinos livres para a tomada. Em parte, isso acontecia por estar sozinho, mas, com a chegada do Patrick (Gonçalves), vamos dar uma acertada nisso.

Ricardo Sperafico, 15º colocado: Acredito que nosso grupo não tenha pegado o asfalto em condições ideais, já que fomos os primeiros a ir para a pista. Por isso os pilotos do meu grupo tiveram um pouco mais de dificuldade para conseguir os melhores tempos. Tínhamos a expectativa de fechar o treino entre os dez primeiros, mas enfrentamos esse imprevisto. Estamos trabalhando para a corrida e vamos tentar recuperar o tempo perdido no qualifying. Espero uma corrida bastante equilibrada.

Denis Navarro, 17º colocado: Progredimos bem desde ontem e vamos progredir na corrida, para pontuar bem e tentar terminar mais uma vez entre os dez. Praticamente todo mundo preferiu usar os pushes hoje e vão ficar com só quatro para a corrida. Um vai na largada e um fica guardado para eventual relargada… Então sobram só dois para disputar posições nesta pista travada. Com certeza isso vai acirrar a competição mais ainda.

Xandinho Negrão, 18º colocado: Abusei demais na zebra, o carro deu um salto e não deu para controlar.

Nonô Figueiredo, 19º colocado: Na melhor volta eu vinha para o 12º ou 13º tempo. Mas vou acabar largando em 19º. Não é a posição que eu gostaria evidentemente. Temos que ser realistas e saber que é uma pista difícil de ultrapassar. Então o objetivo é brigar para chegar entre os dez.

Pedro Boesel, 20º colocado: Estou satisfeito com a classificação, foi a minha melhor até agora. Eu me aproximei bem mais do pelotão da frente. A gente teve o melhor carro desde o começo da temporada. Na segunda volta eu vinha mais rápido, uns três décimos, fatalmente estaríamos entre os 16 primeiros. Estou feliz com a evolução, estamos caminhando para a frente, largando entre os 20 primeiros numa categoria muito competitiva como a Stock. Estava largando mais atrás e agora estou no meio do pelotão. Será uma experiência divertida e válida. Espero chegar até o fim e se isso acontecer certamente vou pontuar. Londrina é bem complicado de passar. Se você tem todos os competidores na mesma condição, a variável push não alcançou seu objetivo, o de dar mais dinâmica para a corrida. Vou tentar fazer uma corrida consciente e tentar aproveitar as oportunidades para ganhar mais posições.

Galid Osman, 21º colocado: Depois dessa classificação, agora é tentar diminuir ao máximo o prejuízo e tentar pontuar na corrida. Dá para ir para cima, muita coisa vai acontecer. Se eu terminar a corrida entre os dez ou 12 primeiros ficarei muito feliz. O grande desafio será mesmo ultrapassar, aqui é muito difícil. O objetivo é se manter na pista e marcar pontos.

David Muffato, 22º colocado: Na verdade, acabei mudando muita coisa na pilotagem na classificação e isso foi um erro, paguei um preço caríssimo. No ‘S’ de alta, ainda errei uma marcha, o que me tirou pelo menos seis décimos em relação ao Luciano. Aí, na outra volta deu bandeira vermelha e não deu para melhorar. Mas o equilíbrio do carro estava bom e dá para pensar em sair daqui com bons pontos amanhã.

Popó Bueno, 23º colocado: Na classificação, se eu repetisse o tempo que eu fiz no outro treino estaria numa posição muito melhor, mas o carro mudou completamente, do treino para classificação, fizemos várias modificações que não surtiram efeito.

Rodrigo Sperafico, 25º colocado: Tinha carro para estar pelo menos entre os 15 primeiros, mas a bandeira vermelha agitada no meu grupo comprometeu minha classificação. Dei apenas uma volta rápida, e tive que abortar a segunda por causa da sinalização. Esta segunda volta seria a mais rápida do fim de semana para mim, por isso estou de certa forma um pouco frustrado com o resultado. Largando em 25o, vou precisar de um pouco de sorte e arriscar nas ultrapassagens para chegar aos pontos. Mas ainda acredito em uma boa recuperação. Vou recarregar as energias para largar bem amanhã.

Tuka Rocha, 32º colocado: Vem sendo um fim de semana atípico, sempre guardando forças para a corrida. Houve um problema no carro na classificação, mas isso é o de menos. Mas, amanhã, com dez disparos no push to pass, vamos partir para cima. Será divertido, espero fazer uma boa prova. Em todo o fim de semana, o setup foi pensado na corrida. Com a alta temperatura e esse asfalto, o desgaste de pneus será bem alto.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.