Stock Car – Comentários pós classificação – Interlagos 2013

sábado, 2 de março de 2013 às 18:44
Allam Khodair

Allam Khodair

Allam Khodair, 3º colocado: Fiquei muito feliz, porque largar entre os primeiros me coloca em condições de buscar a vitória. Tinha a possibilidade de fazer a pole, mas acabei perdendo décimos preciosos na busca da volta perfeita. O equilíbrio na Stock Car é muito grande e, para fazer a pole, a volta precisa ser perfeita. Temos um carro bom e bastante competitivo, que é forte não apenas para a disputa classificatória, mas também tem ritmo de corrida. Estou confiante de que faremos uma boa prova e, se não chegarmos na frente, certamente estaremos na briga pelo pódio. A prova será cheia de nuances. Estamos com um novo pneu, um novo sistema de uso do botão de ultrapassagem e uma parada de box. Temos que nos concentrar bastante e buscar uma boa corrida.

Sergio Jimenez, 5º colocado: Estou muito contente. Essa a minha estreia e a estreia da equipe também. Ontem dei muitas voltas para me reacostumar com o carro, mas hoje já ficou bem melhor. Fomos para o Q1 com um pneu usado, o que foi um risco, mas para a segunda parte do treino já colocamos um jogo novo e o carro se comportou muito bem. Estou aqui para fazer o meu melhor e nunca menos do que isso.

Valdeno Brito, 6º colocado: Foi um dia de bons resultados, fazendo o melhor tempo no Q1 e lutando pela pole no Q2. Faltou apenas 0s2 para largar em primeiro, mas na Stock Car o nível de competitividade é realmente acirrado e por isso começar o ano largando na terceira fila é bastante positivo.

Galid Osman, 8º colocado: Ninguém merece passar por aquilo ali. Foi muito tenso, mas o oitavo lugar conquistado no Q2 acabou sendo uma boa posição. Eu gastei um jogo de pneus novos no último treino livre, pois quis me adaptar melhor aos novos compostos da Pirelli e ganhar confiança, e era o único dos dez do Q2 com pneus usados. Sempre fui o mais rápido da minha sessão na condição de pneus velhos, e isso me dá uma boa expectativa para ganhar posições na corrida. Minha meta é chegar ao fim da corrida e marcar pontos, e é para isso que estamos trabalhando. Ano passado pontuei em nove das doze corridas, e quero melhorar essa marca.

Popó Bueno, 10º colocado: A estratégia de combustível trará um interesse especial para a corrida, porque, ao contrário da Corrida do Milhão, esta prova terá a duração normal de 40 minutos mais uma volta. Largando no top-10 faz com que a gente possa lutar por uma boa corrida amanhã, e, é claro, pelo pódio.

Átila Abreu, 11º colocado: Infelizmente esperava largar um pouco mais à frente. O comportamento do carro com o pneu foi diferente do que esperávamos. Hoje no treino livre já trabalhamos pensando também no acerto para a corrida. Espero uma prova muito disputada amanhã. Isso (possibilidade de reabastecimento) vai dar emoção a mais. E, se tiver safety car, embaralha mais ainda o cenário. Muita gente pode arriscar e eventualmente ganhar ou perder algumas posições por causa disso. A quantidade de push a mais só vai fazer diferença de fato se o carro estiver com um ritmo bom durante a prova. Este será nosso foco até a largada amanhã.

Thiago Camilo, 12º colocado: A gente trabalha para fazer a pole position, e no mínimo para ficar entre os dez que disputam o Q2. Quando isso não acontece, é claro que fico chateado, mas amanhã temos uma prova longa, provavelmente com pit stop para reabastecimento, com dez chances de usar o botão de ultrapassagem, e o carro sempre se mostrou bem em condições de corrida. Vamos pra cima.

Marcos Gomes, 13º colocado: Infelizmente não foi o treino que nós esperávamos. A minha volta até foi boa, mas acabei perdendo tempo precioso no final o que me deixou para trás. Em um grid onde 18 pilotos estão no mesmo segundo, qualquer deslize prejudica bastante. De toda forma, estou confiante em um bom ritmo de corrida. Vou trabalhar bastante para conseguir reverter esta posição de largada em pontos para a equipe amanhã.

Tuka Rocha, 15º colocado: Temos um potencial enorme. Estivemos bem em todos os treinos, super confiantes no carro. Chegou na classificação, fechando a volta rápida, eu vinha mais de dois décimos mais rápido, quando fui atrapalhado pelo Rubinho (Barrichello). Ele entrou na minha frente e acabou com a minha classificação. Tentei tirar o pé duas voltas depois e acelerar, mas não melhorou porque não tinha mais pneu. Estamos falando de quatro décimos. É uma pena, pois tínhamos carro para ficar entre os cinco e quem sabe para brigarmos pela pole. Vamos tentar terminar a corrida entre os primeiros, somar pontos importantes para o campeonato. Vou fazer o meu melhor amanhã, temos um carro ótimo, acima da média, e isso vai ajudar muito durante a corrida.

Felipe Lapenna, 16º colocado: Neste aspecto, somos todos estreantes. E vamos para a prova em igualdade de condições.

Rafa Matos, 17º colocado: Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas o motor do meu carro está perdendo cinco quilômetros de reta. O acerto está muito bom, mas foi frustrante ter enfrentado este problema. Parece que o motor entra no modo de segurança. Agora os técnicos estão tentando diagnosticar o problema. Mas a corrida amanhã é longa e, corrigindo este problema, temos boas chances de nos recuperarmos.

Denis Navarro, 18º colocado: A equipe está se dedicando bastante no carro, que tem um pequeno pênalti, mas tenho confiança que para a corrida tudo vai ficar perfeito. E a prova que tenho que o trabalho no time tem sido bem feito é a posição de Jimenez, que larga em quinto. Para amanhã é partir para cima com todas as forças e forçar no primeiro trecho antes da parada. A corrida da Stock é muito curta, por isso temos que começar desde o início em um ritmo forte para ganhar boas posições.

Ricardo Zonta, 19º colocado: Apesar de não largar nas primeiras posições, temos um carro muito bom para a corrida. Além disso, poderemos utilizar o botão de ultrapassagem 10 vezes, enquanto os 10 primeiros têm apenas 7. Espero que essa diferença nos ajude a ganhar pontos importantes, que podem nos colocar numa posição boa no campeonato.

Fabio Fogaça, 21º colocado: O sábado foi bem melhor que a sexta-feira, porque meu carro melhorou bastante. Se juntar minha primeira volta com a segunda, estaria no Q2. Foi uma pena, mas tenho velocidade e só falta um pouco de experiência com o carro. Só não posso me colocar muita pressão. Eu espero bastante disputa, bastante toque, porque largar no meio do pelotão sempre é complicado.

David Muffato, 27º colocado: Desde a minha batida ontem acabamos perdendo tempo. Corremos atrás do prejuízo, mas durante os treinos deste sábado ainda tivemos que superar algumas falhas no motor o que também tirou tempo de pista importante. Como resultado, ainda é necessário aprender mais sobre o comportamento dos novos pneus e isso foi fundamental para definir a posição de largada. O carro estava rápido e este resultado não está de acordo com o que podemos fazer. Na corrida vamos pra cima para conseguir chegar somar a maior quantidade de pontos possíveis pensando no campeonato.

Wellington Justino, 29º colocado: Estou evoluindo a cada treino, conhecendo melhor a reação do carro e agora já estou conseguindo me encontrar melhor, com o meu jeito de guiar. Largar em 29º é difícil, mas os tempos foram bem apertados e a diferença não foi tão grande, considerando que estou estreando. Amanhã é fazer uma corrida com a cabeça, tentar sair das confusões que normalmente acontecem nas primeiras voltas e pensar numa estratégia que nos ajude a vir mais pra frente.

Beto Cavaleiro, 33º colocado: Foi muito legal. Em minha melhor volta vinha para fazer 1min41s5. Era até acima do esperado. Mas errei uma marcha na última chicane e acabamos perdendo meio segundo nisso. Tive receio de atrapalhar o pessoal e acabei um pouco mais tenso que num treino normal. Mas pouco a pouco veio a adaptação e amanhã, andando na pista com a referência dos outros vai ser ainda melhor. Vai ter parada nos boxes para reabastecimento e vamos ficar o máximo possível na pista. Mesmo se tiver safety car no início, nossa ideia é ficar na pista e automaticamente ir para a frente. Se houver um ou mais safety cars no final, podemos arriscar permanecer sem entrar no box e ver o que acontece.

EB - www.autoracing.com.br

Tags

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.