Stock Car – Comentários de sexta-feira – Tarumã 2015

sexta-feira, 6 de novembro de 2015 às 16:42

Átila Abreu

Thiago Camilo, 1º colocado: O Marquinhos (Gomes) tem uma boa vantagem e por isso está sob pressão. A gente não tem pressão, vamos pra cima em busca da vitória. É uma característica minha e da equipe Ipiranga RCM não desistir nunca, lutar até o fim. Esse ano já deu certo na Corrida do Milhão (quando Camilo, vindo de um grave acidente e largando em 12º lugar, venceu), quem sabe não pode acontecer de novo?. Começamos com um carro muito bem acertado, e vamos continuar trabalhando para brigar pela pole position amanhã.

Allam Khodair, 3º colocado: Foi um começo bastante animador. Sair virando rápido é sinal de que temos apenas que acertar detalhes na evolução do carro para brigar pela pole. Nossa meta é diminuir a diferença em relação ao Marquinhos e chegar na última corrida do ano, em Interlagos, com chances de brigar.

Valdeno Brito, 4º colocado: É muito bom começar um final de semana com os dois carros andando bem, mostrando que temos um bom set up aqui em Tarumã. Mesmo estando no primeiro grupo, consegui ficar entre os mais rápidos do dia, o que mostra que temos chance de brigar pelas primeiras posições no grid de largada amanhã.

Ricardo Zonta, 5º colocado: O carro já chegou bem rápido e adaptado ao circuito e no ano passado o time já foi bem competitivo, conquistando pódio. Hoje trabalhamos bastante no set up e com certeza temos chance de brigar pelas duas primeiras filas do grid neste sábado.

Rafael Suzuki, 7º colocado: Tivemos um bom dia hoje, tanto no shakedown como no treino de 1h, o carro se comportou bem. Foi também um dia produtivo onde colhemos muitas informações para a classificação de amanhã. Na volta com pneus novos cometi um erro e ainda assim não foi um tempo de volta ruim. Todos da equipe, sem exceção, têm trabalhado muito na melhora do carro e estamos vendo os resultados desse esforço. Além disso, participar da Corrida Maluca foi especial. Algumas crianças da AACD tinham visitado nosso box na corrida do Velopark e foi legal revê-las. Com certeza, é um ânimo a mais para buscarmos um bom resultado nessa etapa.

Júlio Campos, 8º colocado: Só vamos saber a verdade amanhã quando todos colocarem pneus novos na tomada classificatória.

Felipe Fraga, 9º colocado: A pista melhorou mais de meio segundo para grupo 2, mas o carro se comportou bem hoje, assim como vinha em um bom acerto nas etapas anteriores. O traçado estava bem sujo, por isso demos apenas 15 voltas, mas o objetivo é fazer mais voltas amanhã cedo e acertar bem o carro para classificação, já que nas corridas nós sempre temos um ótimo desempenho.

Daniel Serra, 10º colocado: O carro está ficando bom. Já está equilibrado e a galera (da equipe) vai trabalhar bastante neste fim de semana para estarmos competitivo. Apesar de ainda ter chances matemáticas de título, sabemos que as chances são muito remotas. O nosso foco é ter uma boa performance nas últimas duas corridas da temporada para, mais do que terminar bem o ano, começar bem o campeonato de 2016.

Diego Nunes, 11º colocado: Senti que o carro estava complicado, mas só pudemos detectar o problema quando paramos no final do ensaio. Por isso acredito que amanhã poderemos dar um salto.

Cesar Ramos, 12º colocado: Eu acho que fazia tempo que não tínhamos uma sexta-feira tão satisfatória, começamos com muitos problemas, mas dessa vez, ao contrário de outras corridas a gente achou um acerto melhor, então agora é partir com essa base, bem melhor para amanhã, bem positivo, e continuar trabalhando para uma boa classificação.

Átila Abreu, 13º colocado: A pista de Tarumã é um tanto atípica quando comparada com as demais. No warmup de manhã, achamos que o equilíbrio foi interessante, bem como nossa performance. Então fomos para algumas mudanças. Algumas funcionaram, outras não. Mas o tempo de volta veio piorando. Então percebemos que foi em virtude da degradação muito rápida do pneu aqui, pois o asfalto é muito abrasivo, com curvas bem rápidas e longas. Aí partimos para o melhor set de pneus usados que tínhamos à disposição e fomos primeiro naquele momento do treino livre. Depois outros três carros bateram a marca ainda no grupo 1 e terminamos em quarto. No grupo 2 os tempos foram bem mais rápidos (eu teria sido décimo com minha volta no grupo 1). Acho que alguns pilotos usaram pneus zero em especial no grupo 2 que treinou mais perto do horário da classificação de amanhã. Nossa avaliação foi a de que era melhor não usar o pneu zero hoje, porque não estava 100% satisfeito com o equilíbrio do carro e queremos melhorar um pouco o equilíbrio para então tirar o máximo do pneu zero amanhã. Precisamos aprimorar alguns problemas de freada, não do carro passar reto ou travar roda, mas do carro ser um pouco desequilibrado. A pista só tem uma freada muito forte e acho que estamos perdendo uns dois décimos naquele trecho. Ainda estamos longe do ritmo dos ponteiros, mas estamos sim no meio do grid e temos dados para avaliar hoje e buscar o setup ideal no sábado, para então brigar novamente pelas primeiras filas.

Luciano Burti, 14º colocado: Foi um treino bom, pois nosso carro tem evoluído a cada etapa. Achei que esta foi a sexta-feira mais competitiva nossa. Apesar de não ter representado no tempo final até porque não coloquei pneus novos, mas em condições de igualdade estávamos na frente. O carro está bom, mas aqui é uma pista atípica que precisa de uma volta muito boa para achar o limite do carro não é tão fácil porque a diferença do carro de pneu velho e pneu novo é muito grande, que quando você põe o pneu melhor você tem uma volta para andar e achar esse limite e eu não achei ele ainda. Esse vai ser um diferencial grande da classificação de conseguir fazer a volta realmente no limite, mas estamos competitivos.

Denis Navarro, 18º colocado: Estamos, a cada etapa, nos aproximando mais deste objetivo. Evoluindo. Faltou um pouco de sorte das últimas vezes. Nosso foco agora é tentar largar um pouco melhor e tornar a briga pelas primeiras posições menos sacrificada. Não foi o começo que esperávamos, mas vamos tentar evoluir o carro para amanhã, onde temos mais um ensaio.

Marcos Gomes, 22º colocado: Ontem acabou chovendo muito aqui em Tarumã e a pista estava sem borracha. O carro estava bem rápido hoje com os pneus velhos, então eu tenho certeza que amanhã, com os pneus novos, nós iremos ser ainda mais velozes. Eu acho que a ansiedade fica mais na hora em que estamos fora da pista. Quando eu visto o capacete e entro no carro, acredito que isso fica de lado e consigo me concentrar bem como em todas as outras etapas.

Mauro Giallombardo, 23º colocado: Achei bem parecida com as pistas da Argentina. Tem muitas inclinações, muitas curvas de alta velocidade e é um tipo de traçado que eu gosto muito. Foi um dia bom, com uma boa adaptação e acredito que o acerto do carro está bom. Ainda temos de melhorar o carro, mas já andamos rápido e fiquei entre os 10 primeiros no meu grupo uma boa parte do tempo. Com certeza, estamos melhor do que no começo em Curitiba, bem mais próximo dos líderes.

Raphael Abbate, 25º colocado: Evoluímos muito do início para o final do treino. Melhorei quase dois segundos, então deu para testar bastante coisa. Falta um pouquinho para melhorar ainda mais, mas estamos num caminho legal, com um carro competitivo. A cada saída, fomos baixando o tempo, indo para o caminho certo e estou contente com esta evolução.

Lucas Foresti, 26º colocado: Foi um dia curto, mas bastante proveitoso. Fizemos testes gerais, algumas avaliações específicas, como uma folguinha que existia no pedal do freio, além de praticar visando a corrida. Amanhã cedo focaremos na classificação para podermos repetir os bons resultados recentes.

Bia Figueiredo, 30ª colocada: Foi um treino positivo. Estamos tendo dificuldade com o desgaste de pneu, mas, quando vimos que íamos perdê-los, decidimos polpá-los. Também conseguimos testar algumas outras coisas. Amanhã é um novo dia e vamos trabalhar nessa evolução.

Galid Osman, 31º colocado: É uma pista onde tenho vitória, na época de Fórmula Renault, que gosto muito. Ano passado larguei entre os dez primeiros aqui, e esse é o primeiro passo para pensar em algo maior.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.