Stock Car – Comentários de sexta-feira – Goiânia 2014

sexta-feira, 30 de maio de 2014 às 17:35

Thiago Camilo

Thiago Camilo, 2º colocado: Fiz minha estreia aqui, em 2000 na Stock Light. O piloto Andre Duek passou mal e não pôde correr. Eu tinha 15 anos, estava acompanhando meu pai, e tive que conseguir uma autorização especial da Confederação Brasileira de Automobilismo para pilotar (16 anos é a idade mínima para competir). Larguei em oitavo e estava em sexto quando meu carro quebrou, mas foi uma experiência fantástica. Começamos muito bem, com o segundo tempo do dia com pneus bem usados. Mas todos vão evoluir muito, e o importante daqui pra frente será manter o ritmo de evolução, melhorar a cada saída do box.

Átila Abreu, 4º colocado: A pista é muito legal, mas é manhosa. É fácil errar aqui e vi alguns carros de ponta escapando hoje. Todos estamos buscando os limites então é difícil fazer uma volta boa atrás da outra. Com a pista emborrachando, temos que avaliar bem os dados e trabalhar para entender como o piso vai mudando. Quem fizer a leitura melhor, vai levar vantagem na tomada. Temos os ingredientes de um grande final de semana. A pista de Goiânia é um pouco traiçoeira e desafia o piloto com várias curvas de alta. Isso é muito bacana. Pelo que vi no primeiro treino, a corrida promete ser muito movimentada. A motivação, em especial com um patrocínio novo, não poderia ser maior.

Popó Bueno, 8º colocado: Esta é a maior reta da temporada e, como a curva final é também bastante rápida, a gente consegue superar os 250 km/h no final da reta, atingindo a maior velocidade do ano. Este certamente será um atrativo especial na corrida deste domingo. O traçado foi totalmente recapeado, ou seja, ainda está muito ‘verde’, como dizemos no jargão do automobilismo. Com os carros passando, a sujeira vai embora e a pista vai emborrachando, tornando as velocidades ainda melhores.

Nonô Figueiredo, 9º colocado: A pista é nova e estava muito suja da obra, e com isso o primeiro grupo foi ‘limpando’ a pista, com dificuldade de virar mais rápido. Não dava para fazer muita coisa, mas vai melhorar muito para amanhã. Pilotando carros, estive aqui pela primeira vez, em 1992, quando fui campeão da Fórmula Fiat. Desde a última passagem da Stock Car, em 2001, não andei mais por aqui. A pista é a parte mais fácil, eu já corri aqui, mas o grid é experiente e não vai ter dificuldade. O traçado é bem definido, com poucos atalhos. Desde Brasília viemos construindo uma base boa do carro, mas é cedo para dizer. Não da para buscar um acerto sabendo que a pista vai mudar muito, para melhor. Temos que valorizar a iniciativa dos envolvidos, inclusive agradecer. É um autódromo credenciado para provas internacionais, com áreas de escape em asfalto. É hoje, junto com Interlagos, o melhor autódromo do Brasil.

Felipe Fraga, 11º colocado: O circuito é bem seletivo: além da reta longa, tem um trecho grande de miolo, incluindo um S de baixa, e curva de alta velocidade, inclusive a última antes da reta principal, o que ajuda a tornar esta reta tão veloz, com a maior velocidade final da temporada. Hoje nosso rendimento foi muito bom, especialmente considerando que marcamos nosso tempo com um pneu já com bastante uso. Amanhã os tempos vão melhorar consideravelmente, porque a pista vai ficar bem mais emborrachada.

Galid Osman, 12º colocado: Eu treinei algumas horas no simulador e isso foi fundamental para a minha adaptação à pista hoje. A reforma deixou a pista bem suja e escorregadia, e obviamente essas condições o simulador não reproduz, mas nosso início foi bastante promissor. Eu andei no primeiro grupo e a pista está melhorando a cada volta, limpando e emborrachando. Então amanhã, na classificação, a meta é batalhar para ficar entre os dez que vão para o Q2. Um passo de cada vez.

Denis Navarro, 13º colocado: O autódromo está aprovadíssimo. A estrutura toda está muito bacana. Precisávamos ter mais um circuito de nível top no Brasil. A pista em si é muito legal, tem um traçado muito divertido, que o piloto tem prazer de guiar, muito seletivo”, comentou Denis Navarro, 13º colocado no treino de hoje. “Temos um carro competitivo e amanhã temos tudo para conquistar uma boa posição na classificação.

Ricardo Zonta, 17º colocado: Esse primeiro treino serviu para buscarmos dados importantes para o melhor setup do carro, visando à classificação amanhã. Foi um dia de muito trabalho, onde todas as equipes começaram do zero, mas gostei bastante das melhorias feitas no circuito, que foi totalmente recapeado. Os boxes são modernos e a pista prazerosa de guiar.

Felipe Lapenna, 18º colocado: Achei maravilhoso. A pista também está muito boa, com áreas de escape, tudo perfeito. Sem dúvida, é um dos melhores autódromos do Brasil. Foi muito bom o treino, conseguimos testar bastante coisa no acerto do carro. Aproveitamos praticamente o treino inteiro. Uma pena que no final, quando eu coloquei um pneu melhor, fizemos uma conta errada e faltou combustível. Não consegui abrir a volta. Mas estou feliz e vamos trabalhar para tentar largar entre os 10 primeiros.

Lucas Foresti, 19º colocado: Começamos muito bem o trabalho aqui em Goiânia. Gostei muito do autódromo, o pessoal está realmente de parabéns. A pista é rápida, desafiadora e o asfalto está lisinho, sem nenhum bump. A parte de infra-estrutura também ficou muito boa. Conseguimos fazer um acerto legal que, mesmo com a pista bem suja, nos permitiu fazer uma volta boa. Temos ainda muitos ajustes para fazer no carro e estou certo que, depois do treino de amanhã cedo, poderemos seguir confiantes para uma boa tomada de tempos.

Diego Nunes, 20º colocado: Por ser uma pista que quase ninguém andou ainda, deu uma igualada no conhecimento dos pilotos, a pista tem um traçado bem desafiador com curvas de baixa, mas, principalmente, de média e alta. A largada vai ser bem segura porque a curva 1 é uma curva rápida, eu acho que não terá muito problema e espero andar rápido amanhã e fazer uma ótima classificação.

Valdeno Brito, 23º colocado: Foi uma pena, porque nem consegui fazer voltas competitivas e não tive como verificar o real potencial do carro.

Rafa Matos, 26º colocado: Gostei bastante do novo autódromo. Mas, fazia tantos anos que andei aqui, que eu não lembrava mais como era a pista. Dezesseis anos é muito tempo (risos), mas em três voltas já consegui decorar o traçado e estava me sentindo confortável, agora é uma questão de buscar os detalhes no acerto do carro e tentar melhorar para amanhã. Tivemos alguns problemas de frenagem e equilíbrio do carro, mas já estamos analisando profundamente as informações para tentar fazer as mudanças corretas para amanhã.

Sérgio Jimenez, 24º colocado: O autódromo de Goiânia está muito bom. Temos que dar os parabéns para todos os envolvidos. Espero que iniciativas como essa sejam feitas também em outras praças. Fizemos muitos testes hoje e, como andei no primeiro grupo, a pista ainda estava muito suja. Mas temos bom potencial para melhorar.

Fábio Fogaça, 30º colocado: Depois de Interlagos, que tem uma ótima estrutura por receber a Fórmula 1, esta pista de Goiânia é, sem dúvida, a melhor do Brasil. A reforma tanto da pista, quanto da área de boxes, ficou ótima. É uma pista de média para alta velocidade. O segredo está em contornar bem as curvas para ter o máximo de velocidade na saída delas, já que as retas são bem grandes. Perdi boa parte do treino por causa de um problema no câmbio. Mas pelos dados que coletamos da telemetria, o começo desta etapa é bem mais promissor do que o cenário que tivemos nas sextas-feiras das provas anteriores. Por ser uma pista nova para quase todo o grid, a tendência é que os tempos e a condição da pista melhorem bastante nas próximas sessões.

Gabriel Casagrande, 32º colocado: O automobilismo brasileiro ganhará com mais uma região fazendo parte do calendário. Uma cidade tão prospera e estruturada como Goiânia merecia estarmos lá. Foi uma escolha muito acertada e espero fazermos um grande espetáculo para o público que deve lotar as arquibancadas. Como não conheço a pista e a última vez que a categoria correu lá tinha seis anos de idade, o jeito foi treinar no simulador.

Tuka Rocha, 33º colocado: Eu estou ansioso para andar aqui, mas hoje tivemos que fazer essa troca, já que o motor caiu de rendimento. Não vejo a hora de acelerar amanhã. Toda a novidade que for para melhor é benvinda e Goiânia está de parabéns.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.