Stock Car – Comentários de sexta-feira – Curvelo 2016

sexta-feira, 18 de novembro de 2016 às 19:35
Marcos Gomes

Marcos Gomes

Marcos Gomes, 2º colocado: A pista é bastante interessante, apesar de ser de baixa velocidade. Ela exige bastante do carro e dos pneus, além de ser um desafio extra para o preparo físico dos pilotos. Apesar disso, há sujeira em vários trechos, principalmente nas zebras e áreas de escape, o que acaba atrapalhando os pilotos na hora de conseguirem fazer uma volta perfeita. Por isso nós optamos por usar pneus mais gastos hoje.

Felipe Fraga, 4º colocado: Foi um ótimo dia para mim desde o treino extra, quando fiquei com o melhor tempo. No treino livre nós também fomos competitivos e o objetivo é permanecer entre os cinco durante o final de semana todo. Estou feliz com a evolução do carro e a equipe vem fazendo ótimo trabalho, já que, independente do traçado ou da aderência da pista, nós sempre estamos entre os melhores.

Ricardo Zonta, 5º colocado: Foi um dia de bastante trabalho, por conta do reconhecimento de pista, tanto para pilotos e equipes. Mesmo com as condições climáticas variando bastante, com pista seca em bons momentos e chuva em outros, conseguimos já extrair um bom ajuste e ficar entre os primeiros mesmo sem colocar pneus novos. Estamos otimistas em conseguir um lugar nas primeiras filas amanhã.

Valdeno Brito, 7º colocado: O sétimo lugar foi bom, mas dá pra melhorar. Não estou completamente satisfeito com o equilíbrio do carro por aqui, mas agora depois de acumular muitos dados vamos estudar e aplicar algumas alterações que serão testadas no treino de amanhã cedo. É uma pista muito legal em seu traçado. É longa, com muitas curvas, um verdadeiro teste para pilotos e engenheiros. Mas ainda estamos encarando a pista com calma, pois muita gente bateu forte nesses treinos e não queremos acumular nenhum trabalho extra – o foco é em deixar o carro mais equilibrado possível.

Lucas Foresti, 9º colocado: Estou aqui desde terça-feira entre Curvelo e Belo Horizonte e… Como choveu! Da janela não se via nada, só neblina e chuva, muita chuva. E em uma pista onde tem terra vermelha de todos os lados cometer um erro é fatal, então encaramos ‘no sapatinho’, tateando sem pressa. O traçado dessa pista é espetacular. Existem algumas sequências de prender a respiração. Sem contar que temos retas legais e muita variação de relevo. Hoje não deu para desfrutar dela ao máximo por causa das condições do tempo e de pista, mas amanhã vamos pra pista enfiar o ‘pé no porão’!

Átila Abreu, 13º colocado: A pista é muito bacana. Um traçado desafiador e longo, com o tempo de volta em 1min50s… É difícil o piloto acertar todos os trechos ideais na volta inteira. E lembra um pouco os circuitos de rua, no sentido de sempre desafiar o piloto, obrigado a dar um algo a mais. Ainda mais porque as áreas de escape ainda não estão 100% e acaba deixando o competidor um pouco mais vulnerável. Em relação a performance acho que estamos competitivos com o carro de pneu velho. Com os novos desandou o desempenho –o que é mais ou menos o problema que tivemos ao longo do ano. Então estamos devendo ainda para a tomada. Num ritmo médio de corrida acho que estamos entre os cinco primeiros, mas quando põe pneu a tendência é cair um pouco. Então vamos tentar entender isso e aproveitar as informações que o Zonta vai tirar também para ver onde a gente melhora.

Allam Khodair, 14º colocado: São 18 curvas e, por isso, tirar o dia para fazer adaptações no estilo de pilotagem e acerto do carro é realmente muito importante. Acredito que os treinos de amanhã é que vão dar uma real dimensão de quem vai brigar pelas primeiras posições nesta etapa. A pista é muito boa, desafiadora. O tipo de traçado que todo piloto sente prazer em competir. Fizemos alguns ajustes e acredito que podemos brigar pelas primeiras posições do grid. Nosso foco é somar o maior número de pontos possíveis para subir na tabela.

Felipe Lapenna, 15º colocado: Eu tinha andado com um Stock Car de dois lugares aqui no ano passado, mas foi bem no começo, a pista estava sem zebras e não deu para saber muita coisa. Mas hoje, com o Stock de verdade, deu pra ver que a pista é muito bacana. Apesar de um pouco perigosa no quesito das áreas de escape, o traçado é bem legal. Parece que você está num circuito de rua, porque é curva toda hora. Cansa muito. Domingo vai ser complicado e acredito que vamos sofrer bastante com o calor. Estou feliz com o carro, está legal, só precisa melhorar alguns detalhes. Não conseguimos passar pneus melhores nos treinos de hoje, mas acho que amanhã temos boas chances de andar bem na tomada de tempos.

Sérgio Jimenez, 16º colocado: É empolgante ter mais uma pista nova no Brasil. Mas é a primeira vez que uma categoria forte, a principal do Brasil, corre aqui, então é claro que sempre aparecem detalhes que precisam ser arrumados, mas a primeira coisa é realmente parabenizar os responsáveis pelo circuito, pois é algo em prol do automobilismo. É um traçado bastante seletivo, com muita curva, é desafiador para o piloto, tem freada em descida, freada em subida, curva de primeira, de quarta, então ficou bem legal. Acho que foi um dia positivo. Fui décimo no treino extra e foi um resultado legal. Durante o treino livre, modificamos o carro e ele evoluiu, mas acabou chovendo e não passamos um pneu melhor. Então estamos otimistas.

Denis Navarro, 22º colocado: Não é uma adaptação fácil. Decorar um traçado com tantas curvas é um desafio. Então o dia foi realmente de adaptação. Alguns pilotos já tinham andado aqui com carros de competição regional para pegar manhas. Mas, para quem não fez isso, hoje foi o dia de entrar na pista para aprender para qual lado virar o carro. A gente vê que ainda tem muita coisa que pode ser melhorada, mas a pista é ótima. O autódromo tem uma boa estrutura e não tenho dúvidas de que faremos uma ótima corrida para o público que vier prestigiar a categoria aqui, no domingo.

Xandinho Negrão, 23º colocado: Achei a pista bem legal, bem seletiva, com curvas de alta e de baixa. Bem desafiadora em algumas partes, curva cega, então tem tudo o que um piloto gosta. Tem um problema com a área de escape, um pouco pequena e, quando tem, tem barro, é ondulada, tem buraco, então isso faz com que se torne um pouco mais perigoso, mas são coisas que dá para ajeitar. Sobre o dia, foi um pouco de loteria. Choveu, parou, mas acho que estamos num caminho certo e a evolução que o Sérgio conseguiu deve refletir também no meu carro amanhã, então vamos tentar melhorar. Foi uma sexta-feira positiva e agora espero continuar neste caminho certo.

Raphael Abbate, 26º colocado: O treino extra foi muito bom, mas uma pena terem acontecido muitas bandeiras vermelhas, então eu andei pouco. No treino oficial, fiz alguns testes com os pneus bem usados, vinha melhorando o acerto do carro, mas infelizmente teve um problema elétrico e o carro apagou. Não conseguimos continuar o treino para evoluir o carro e passar um pneu melhor. Gostei da pista. Toda novidade é bem-vinda. Ela lembra um pouco um kartódromo, uma pista de rua, características que eu gosto bastante, mas as áreas de escape são muito pequenas. E isso atrapalha o piloto chegar no limite que ele quer porque a pista acaba. E se isso acontecer, você bate. Não tem segunda chance. Essa é a única parte não tão boa do circuito, o resto está tudo ótimo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.