Stock Car – Comentários de sábado – Velopark 2014

sábado, 13 de setembro de 2014 às 18:59

Valdeno Brito

Valdeno Brito, 4º colocado: Conquistamos um ótimo resultado. A equipe Shell Racing fez um grande trabalho nas duas sessões, com destaque para uma importante melhora do carro no Q2. Fiz uma volta mais agressiva, arriscando mais e fomos recompensados. Com certeza teremos chance de brigar pela vitória e de melhorar nossa classificação no campeonato. Afinal, hoje estivemos a um décimo de segundo do pole e em ritmo de corrida a tendência é que os tempos sejam ainda mais próximos. Achei correta a decisão, e acredito que teremos uma largada mais segura. O primeiro passo para um bom final de semana foi dado e estou feliz pelo dia de hoje, mas obviamente amanhã as variáveis são outras, com estratégia de pit stop, duas corridas etc.

Galid Osman, 5º colocado: Meu carro foi rápido durante todos os treinos livres e estava ótimo na classificação. Faltou um detalhezinho para brigar pela pole position, e amanhã vou para a corrida pensando em pódio.

Átila Abreu, 7º colocado: A tomada não foi daquelas que a gente espera normalmente. Os tempos foram muito próximos, como sempre é no Velopark. Mas depois dos problemas que tivemos no treino livre, quando perdemos mais da metade da sessão sem acerto com pneu zero, fomos para a tomada com certa desvantagem. Então no final foi positivo, porque do jeito que acabou o treino livre temia nem ficar entre os 20. Mas a equipe achou o que tinha estragado no carro, e felizmente estamos na briga. A temperatura subiu muito no sábado, com 55º graus dentro do carro na hora da tomada. Com esse calor, complica bastante achar o equilíbrio. Então projeto uma corrida meio de sobrevivência, pois o Velopark exige muito dos freios e isso causa bastante desgaste. Poderia largar na reta oposta ou com o semáforo mais à frente. Mas tenho certeza que os comissários junto com a organização estudaram tudo o que é possível dentro do regulamento e chegaram à melhor solução. Para o espetáculo, para ter uma corrida disputada e movimentada, com certeza acho que vai ser melhor. No procedimento regular de largada aqui sempre fica muita gente na primeira curva. E se nas duas largadas ficarem muitos carros, acaba a segunda corrida com três ou quatro carros na pista…. Então para o evento ficar mais bonito, o espetáculo mais legal, é melhor largar assim que do jeito normal.

Allam Khodair, 8º colocado: Estávamos com o carro um pouco traseiro na segunda metade do treino e, na passagem pelo trecho dois, deixamos um décimo. Em outras pistas isso não seria decisivo. Mas no Velopark é diferente e isso acabou custando um pouco caro. Mas o carro é rápido e, saindo entre os primeiros colocados, temos totais condições de brigar pela vitória. A corrida é longa e nosso carro teve um ótimo desempenho durante os treinos de volta a volta.

Ricardo Zonta, 9º colocado: Entramos entre os dez primeiros e isso é um bom início, pois largar aqui nas primeiras filas é essencial para um bom começo de corrida. Amanhã é pensar em fazermos nosso melhor e buscarmos um bom resultado. Tivemos alguns problemas nas últimas etapas e precisamos desse resultado para darmos um gás no campeonato e avançarmos para uma recuperação na classificação.

Marcos Gomes, 10º colocado: Nosso objetivo é fazer uma boa primeira corrida para largar na frente na segunda. Com isso, esperamos marcar a maior quantidade de pontos possíveis, melhorando nossa posição no campeonato.

Thiago Camilo, 11º colocado: No treino livre da manhã fiquei em 18º, sem nenhuma quebra, nenhuma rodada. O acerto do carro não estava bom. A equipe mexeu e ele melhorou bastante para a classificação, não o suficiente para ficar entre os dez. É uma pena, mas amanhã são duas corridas e dá para marcar bons pontos.

Max Wilson, 13º colocado: Com o novo regulamento, o décimo colocado na corrida 1 é o pole da corrida seguinte, o que pode ser interessante, mas todos que estão próximos disso tentarão a mesma estratégia. Vamos ver o que acontece.

Gabriel Casagrande, 15º colocado: Nós tínhamos alguns ajustes importantes para fazer no carro depois do primeiro treino livre desta sexta-feira e que foram resolvidos para a classificação. Fui para a tomada de tempo com um carro muito bom. Acabei tomando dois décimos de mim mesmo, num trecho que eu já havia feito melhor e por dois décimos não entrei no Q2, então era extremamente possível ter entrado no Q2. A equipe está de parabéns pelo ótimo trabalho no carro, que está muito bem acertado. Amanhã a largada em fila indiana impede de ganharmos algumas posições, onde sempre acontece alguns incidentes após a bandeira verde, mas também tínhamos riscos e acho que foi melhor assim, bem mais seguro. Depois temos os botões de ultrapassagem, que rendem boas disputas e o pit stop, onde devemos analisar qual a estratégia que vamos fazer para não perdermos nenhum ponto que possamos conquistar.

Denis Navarro, 17º colocado: Esperávamos ficar mais a frente, mas fui atrapalhado um pouco por uma vibração na suspensão. Vamos analisar se isso influenciou o rendimento, ou não. Aqui no Velopark os tempos são muito apertados e poucos décimos separam muitos pilotos. Amanhã a meta é fazer corridas para pontuar o máximo possível.

Felipe Fraga, 19º colocado: Infelizmente como nas duas últimas etapas, não viramos bem justamente quando precisamos, que é no Q1. Foi uma pena, porque novamente o carro não mostrou bom rendimento em ritmo de classificação. No treino livre, fomos mais competitivos, mas o acerto não funcionou com pneu novo. Vamos agora ir para cima e tentar a recuperação. Não vai ser fácil, ainda mais que a largada será em fila indiana”. Não adianta arriscar tudo na primeira, talvez seja melhor até focar na segunda prova, mas isso só dará para dizer amanhã.

Sérgio Jimenez, 21º colocado: Infelizmente não viramos. O acerto não foi bom, não estávamos tão competitivos. Precisamos achar um acerto e continuar trabalhando, ir marcando pontos para não deixar os líderes escaparem. As corridas irão variar bastante, pois a entrada do safety car é corriqueira. A tona será escapar dos acidentes, continuar na pista e ir galgando posições.

Popó Bueno, 22º colocado: A gente teria condições de entrar entre os dez, no Q2, mas com o súbito aumento de temperatura de ontem para hoje, nosso carro, que já não teve um rendimento bom no treino de sexta, não respondeu bem aos ajustes feitos para a classificação. Na minha melhor volta, cometi um erro que me custou uma melhor posição de largada, até porque depois o carro não rendeu mais o esperado.

Diego Nunes, 23º colocado: Foi um classificatório bem difícil, tínhamos um carro bom de manhã e não acertamos para a tomada classificatória e na Stock Car qualquer pequeno erro já lhe dá uma posição ruim. Essa foi a pior tomada de tempo nossa do ano. Fazia muito tempo que não largava numa posição assim, então amanhã é fazer o máximo para recuperar esse prejuízo.

Felipe Lapenna, 26º colocado: No treino da manhã fomos bem, ficamos em 11º, bem próximo dos outros concorrentes. Mas, na classificação, a temperatura aumentou e o acerto do carro não funcionou. Eu acabei rodando na primeira volta também e acho que isso comprometeu o meu desempenho, o pneu ficou ‘quadrado’. Foi uma pena, porque eu estava bem confiante. Agora é tentar fazer uma corrida de recuperação e chegar nos pontos.

Raphael Matos, 27º colocado: Não conseguimos seguir as condições da pista. A temperatura da pista subiu 10 graus do último treino para a tomada de tempos. O carro tinha um comportamento durante o treino e, tentamos arrumar, e ele ficou completamente diferente na tomada.

Fábio Fogaça, 33º colocado: Quando colocamos os pneus novos, alguma coisa aconteceu que o carro não tinha mais o mesmo desempenho. Precisamos analisar o que houve exatamente, mas é uma pena que isso tenha acontecido depois de uma sexta-feira tão positiva. Não é fácil ultrapassar, mas vamos ter que encontrar esse espaço. Sabemos que o carro rende bem com os pneus mais usados e vamos tentar nos valer disso na estratégia de parada nos boxes. Largando do fim do grid não dá para prever muita coisa. O negócio é largar, evitar se envolver em confusão e ganhar terreno.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.