Stock Car – Comentários de sábado – Santa Cruz do Sul 2017

sábado, 20 de maio de 2017 às 16:44
Marcos Gomes

Marcos Gomes

Marcos Gomes, 2º colocado: Foi o nosso terceiro Q3 em três corridas, mostrando que estamos com um ótimo potencial largando sempre nas três primeiras filas. Desta vez, consegui uma boa volta na parte final do treino e brigamos pela pole até o final, mas o Rubens (Barrichello) está de parabéns, conseguiu um excelente tempo. Agora é buscar uma corrida inteligente para tentar a primeira vitória do ano – sabemos que o desgaste de pneus é acentuado aqui e será uma grande preocupação para os pilotos amanhã.

Thiago Camilo, 3º colocado: Nossa meta é sair de Santa Cruz do Sul na liderança do campeonato, mas é claro que se der para brigar pela vitória na primeira corrida, vamos pra cima. Meu carro esteve muito bom em condições de corrida, com pneus usados, em todo fim de semana, e essa é uma pista que permite ultrapassagens.

Felipe Fraga, 6º colocado: Nós melhoramos bastante o nosso carro para essa etapa aqui em Santa Cruz do Sul. Foi o meu melhor classificatório no ano, então mostra que estamos indo para o caminho certo. Agora é tentar trabalhar ainda mais para chegar na ponta. Ainda tem um longo caminho para sermos os mais rápidos. Amanhã nós esperamos um grande desgaste dos pneus e vamos ver quem se sai melhor nessa condição

Cacá Bueno, 7º colocado: Eu esperava um resultado melhor e aconteceu algo com o carro que nós vamos estudar nos dados. Ele começou a sair bastante de traseira e não tracionava da melhor forma. Foi uma pena não ter conseguido entrar no Q3 por uma posição, mas vendo os tempos do Q3 eu acredito que não tinha condições de lutar pela pole mesmo. O nosso tempo do segundo treino livre foi melhor que o do classificatório, então vamos estudar aqui os dados para lutar pelo pódio amanhã.

Átila Abreu, 8º colocado: No Q1 eu sofri para conseguir temperatura nos pneus, tive que fazer uma segunda volta e conseguimos entrar. No Q2, fizemos pequenas mudanças, podemos mexer apenas na asa e na calibragem, e melhoramos, mas por não poder mexer tanto no carro não deu para melhorar mais. Faltou ali meio décimo, mas é uma evolução. Estamos largando um pouco mais à frente, diferente do que aconteceu no Velopark, e temos de pensar na corrida e no campeonato. Aqui, pelo desgaste de pneus, será uma corrida de sobrevivência, não vai ser exatamente o que se viu na classificação. Vamos tentar somar bons pontos e voltar a ficar entre os três primeiros no campeonato.

Diego Nunes, 9º colocado: Foi bom, perto do que a gente esperava, nosso objetivo era estar entre a sexta e sétima posição, mas sabíamos que a realidade de entrar ali no top10 está bem mais complicada esse ano, com relação ao ano passado. Por isso, conquistar o nono tempo foi positivo, começamos a trabalhar nessa corrida depois de duas com problemas. Agora é pensar no carro para a prova, que esta tendo um desgaste grande de pneus. Vamos trabalhar em cima disso pra fechar o final de semana com um excelente resultado. Acho que estamos no caminho certo.

Allam Khodair, 10º colocado: Santa Cruz é uma das minhas pistas favoritas e temos um carro forte para a corrida. Ficamos a um décimo de passar para o Q3, porque não consegui fechar uma volta perfeita. Mas estou confiante de que estaremos rápidos amanhã.

Julio Campos, 11º colocado: O carro melhorou bastante dos treinos livres para o qualifying, mas acho que ficou faltando um grauzinho a mais de asa para chegarmos ao Q3.

Lucas Foresti, 12º colocado: A gente esperava um pouco mais, isso é fato, mas não foi tão prejudicial assim. O carro não mostrou tanto equilíbrio quanto no último treino e isso acabou nos fazendo ficar a quatro décimos da pole – e essa desvantagem faz muita diferença em um campeonato onde no mínimo os 20 primeiros andam no mesmo segundo. Mas amanhã tem duas corridas, o carro está bom em ritmo de prova e isso que conta.

Ricardo Zonta, 13º colocado: Tínhamos nos classificado em nono nas duas primeiras etapas, era uma posição boa para o carro. Havia potencial para classificar entre os seis, mas acabei passando do limite do carro no último setor e perdi dois décimos, o que atrapalhou a minha melhor volta e me fez perder a chance. Temos um carro rápido, fizemos uma simulação de corrida que nos permitiu saber o que fazer amanhã. A chance de pontuar nas duas etapas é muito boa, então vamos para cima.

Gabriel Casagrande, 15º colocado: A gente sabia que só teria a volta boa do pneu para marcar o nosso tempo, pois o carro não rendeu bem após esse pico de desempenho dos compostos nos treinos livres e isso acabou se repetindo na tomada de tempos. Por conta disso largo desta posição e não tivemos muito o que fazer. Mas amanhã é um novo dia e nosso carro já mostrou que rende bem em ritmo de prova. Aqui existem pontos de ultrapassagem e vamos buscar ir pra cima na esperança de um bom domingo.

Galid Osman, 16º colocado: Ontem eu fui o mais rápido no meu grupo do primeiro treino livre. Hoje fizemos várias modificações no acerto do carro para o segundo treino livre e elas não deram certo. Perdemos muito desenvolvimento do carro com isso, voltamos ao acerto inicial e quase entramos no Q2. Se entrássemos, como o carro vinha evoluindo, certamente poderíamos ir bem mais para frente, mas agora é hora de pensar na corrida de amanhã. Focar em chegar pelo menos entre os dez primeiros para largar na frente na segunda corrida, que tem grid invertido, e marcar bons pontos no campeonato.

Sérgio Jimenez, 17º colocado: Não começamos bem o final de semana. No treino de ontem, não achamos um acerto bom e, hoje pela manhã, mexemos bastante e o carro melhorou. Não o suficiente, mas evoluiu e, pro classificatório, fizemos outra grande mudança e melhorou ainda mais. Ficamos meio segundo da volta mais rápida na primeira parte do treino e terminamos em 17º. Ainda não é o que a gente quer, mas demos um passinho a mais. As corridas amanhã serão um jogo de xadrez, porque o desgaste dos pneus está muito grande e, em tese, não trocamos pneus. Então, é tentar escapar dos problemas de largada e ver o que vamos fazer. Economizar os pneus e tentar chegar o mais pra frente possível para avaliar o que vai ser feito na segunda corrida.

Tuka Rocha, 18º colocado: Tivemos um problema que só foi sanado para a classificação. Não conseguimos treinar hoje de manhã também, pois não achávamos o problema e acabamos indo para a classificação tendo como base o carro dos outros companheiros. Foi até um resultado bom por tudo que passamos, porque praticamente foi uma volta que dei.

Valdeno Brito, 19º colocado: Continuo bem confiante para esta corrida. Conheço bem o circuito, suas dificuldades e oportunidades, em 2014 e 2015 conquistei o 1º lugar no pódio. É uma pista que gosto muito.

Dennis Navarro, 20º colocado: Tive um treino difícil ontem e é claro que isso atrapalha na classificação hoje. A gente poderia ir para o Q2, entre os 15 melhores, mas temos um ritmo bom com pneus usados e esta pista será bem desgastante neste aspecto, então temos chance de um grande resultado neste domingo.

Márcio Campos, 21º colocado: Apesar de ter consciência de que poderíamos ter feito um trabalho melhor neste quali, já estamos um pouco mais à frente do que nas duas primeiras etapas. E, como somos um time estreante, crescer dentro da disputa é algo muito importante.

Vitor Genz , 23º colocado: Fechei em 23º e o Valdeno em 19º. Foram colocações regulares, mas permanecemos muito motivados para a corrida aqui Santa Cruz do Sul. Vamos dar continuidade no projeto e na estratégia que acreditamos como equipe, sempre buscando evolução para conseguirmos mais pontos.

César Ramos, 24º colocado: Foi uma pena perder estas posições no grid. Mas acredito que poderemos conseguir bons pontos aqui em Santa Cruz do Sul. O carro não foi bom na classificação, mas tem um bom ritmo de corrida. Já podemos sentir evoluções.

Guga Lima, 25º colocado: Tivemos alguns problemas nos treinos livres e, na classificação, faltou um pouquinho, mas o lado positivo é que evoluímos bastante o acerto do carro.

Guilherme Salas, 27º colocado: Eu ainda não sei o que aconteceu. Eu tinha um carro bom o suficiente para passar para o Q2, porém, durante as minhas voltas rápidas o carro saía muito de traseira, o que prejudicou um rendimento melhor. Eu vou conversar com a equipe agora para saber o que deu errado e no que podemos melhorar. Aqui em Santa Cruz do Sul a largada sempre é um problema. Temos que escapar das confusões da largada e fazer corridas consistentes, lembrando de economizar os pneus, pois esta pista é bastante abrasiva. Vamos lutar pelos pontos amanhã.

Antonio Pizzonia, 30º colocado: Não é legal ficar de fora, mas é o que temos para hoje. Será importante também que a primeira não tenha muito safety car para que os outros consumam o máximo de combustível.

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