Stock Car – Comentários de sábado – Goiânia 2021

sábado, 24 de abril de 2021 às 20:36

Stock Car 2021

Cacá Bueno, P1: Minha última pole na Stock Car havia sido há exatos três anos, no Velopark. Foram dois anos difíceis em 2019 e 2020, em que a própria equipe sabe que eu não tive condições de brigar pela vitória. Aí quando as coisas não dão certo a sua confiança desce, a gente mexe em coisas no carro que acabam não dando certo. Mas a gente trabalhou demais, eu não abandonei o time, confio demais em toda nossa equipe. Independentemente do que acontecer amanhã, sair na pole é incrível e agora dá dois pontos, sou líder do campeonato, já estava com saudades disso (risos). Antes do Q3 eu disse para o William (Lube, chefe de equipe): estamos de volta à briga! Eu não vou fazer 12 poles, mas também não vamos sair 12 vezes em vigésimo. O carro está bom pra caramba, a gente está no caminho certo. Agora iniciamos 2021 com mais tranquilidade para ter uma continuidade deste trabalho incrível que a equipe sabe fazer, e eu sempre acreditei nisso.

Ricardo Zonta, P5: Viemos aqui para brigar pela pole e vitória, esse top5 foi muito bom, fomos o melhor Toyota no grid. Acredito que a última equalização que fizeram no Cruze melhorou muito o desempenho deles em curvas de alta, onde o carro tem muito mais downforce que o nosso. Isso acaba dando uma vantagem para o carro deles. Mesmo assim estou satisfeito com o trabalho de largar entre os cinco melhores e ver todos os quatro carros da equipe RCM entre os seis melhores, a equipe está de parabéns.

Cesar Ramos, P7: Faltou pouco demais para chegar no Q3 e disputar a pole, e a gente não tem como saber exatamente onde foi a diferença. Isso te deixa um pouco frustrado. Por outro lado, nessa posição que eu largo, dá para fazer uma excelente combinação de pontos nas duas corridas. Temos que estudar bem o novo regulamento e traçar uma boa estratégia para as corridas de amanhã.

Thiago Camilo, P13: Claro que a gente queria largar mais para frente, até porque fizemos metade das pole positions da temporada passada – foram seis, quatro com Camilo e duas com Cesar -, mas chegamos para essa temporada com um novo conceito de carro para sermos ainda mais competitivos e ainda estamos evoluindo em vários pontos”, avalia Thiago Camilo. Hoje eu e Cesar fomos com acertos diferentes para a classificação e o meu carro, embora tenha melhorado a cada sessão, não chegou aonde a gente queria, faltam alguns detalhes de ajuste fino. Amanhã são duas corridas e tenho que pensar bem na estratégia. A primeira meta é chegar entre os dez primeiros da primeira prova, pensando no grid invertido.

Lucas Foresti, P16: Batemos na trave e por muito pouco não avançamos ao Q2. Nosso carro está bom e temos condições de evoluir bastante amanhã. Serão duas corridas, mais curtas em relação ao que tivemos no ano passado, mas muita coisa pode acontecer. Vamos agora decidir nossa estratégia para a rodada dupla. Com certeza amanhã vamos para cima.

Julio Campos, P17: A gente vai analisar a telemetria para entender melhor o que aconteceu e buscar melhorar para amanhã. Faltaram apenas oito milésimos para eu entrar no Q2, é verdade, mas passou longe da performance que a gente desejava. Amanhã, é fazer a melhor primeira corrida possível e tentar buscar uma boa posição de largada na segunda, com o grid invertido, e brigar pelos pontos.

Átila Abreu, P19: Dificil dizer o que aconteceu com o carro. Tive menos tempo de pista no treino, mas ficamos entre os 15 mesmo assim. Não sei o que aconteceu para não conseguirmos melhorar dos treinos para o quali. Senti uns probleminhas de equilíbrio, mas não atrapalhava de guiar. Vamos conversar entre o time para entender como melhorar para amanhã. E falando na corrida, saio do meio do grid, ainda numa posição que me permite sonhar chegar entre os 10 e pontuar. Talvez a gente tenha sido a melhor das equipes estreantes. De mais, agradecer aos mecânicos que se desdobraram para colocar esse carro na pista em menos de quatro meses. Confio plenamente neles para acharmos um ajuste fino para amanhã.

Felipe Massa, P23: Foi uma classificação difícil, esperava largar em uma posição melhor. Foi um problema meu, que ainda preciso entender melhor o carro e a classificação, mas a equipe como um todo ainda está se ajustando. Precisamos melhorar nas curvas de baixa dos setores dois e três, porque no setor um, nas curvas de alta, o carro está bem. Nas corridas de amanhã, temos que buscar evoluir da posição que a gente está largando e ir atrás dos melhores pontos possíveis.

Beto Monteiro, P22: Desde que o carro saiu do caminhão ele está bom. A equipe passou por um grande processo de reformulação, quase uma reconstrução, e estão todos trabalhando muito duro e com dedicação total para voltar a ser um time campeão. Nada melhor que chegar para trabalhar num lugar assim. Eu achei que tinha carro para chegar ao Q2, meu companheiro de equipe Crown fez a pole position, mas cometi um errinho, talvez pela ansiedade da estreia, espalhei um pouquinho em uma curva, e isso em uma categoria extremamente competitiva como a Stock Car é fatal. Amanhã entro pensando em dar o máximo de mim e pontuar nas duas corridas, uma meta possível.

Galid Osman, P27: Muito estranho o que aconteceu, ainda não consegui entender direito como perdemos tanto rendimento. Desde a primeira volta do treino extra andamos bem e no quali não conseguimos repetir o desempenho. Todos evoluíram e nossos carros não. Vamos entender o que aconteceu e tentar melhorar para amanhã.

Gustavo Frigotto, P30: Estou muito feliz com a estreia na Stock Car, é uma categoria espetacular com um dos melhores grids do mundo. A minha equipe RKL chega na Stock Car como uma equipe remodelada, mas também em seu inicio nesta categoria, com nova estrutura e novos mecânicos/engenheiros, e já estamos com bastante entrosamento mesmo estando começando um novo trabalho, espero me adaptar rápido ao carro e conseguir mostrar nosso bom trabalho feito durante a pré temporada. Esses dois dias foram de muito aprendizado, estamos agora colocando em prática todo o desenvolvimento do carro na sede da equipe. Tivemos problemas com a barra de suspensão, um problema com a homocinética que nos custou bastante tempo de pista e alguns detalhes técnicos que temos que rever. Enfim, o carro é novo e para esse crescimento sabemos que temos que trabalhar treino a treino, pois é quando conseguimos evoluir na prática. Sim, fomos atrapalhados na classificação por um carro que depois de sair da pista voltou perigosamente, mas consegui me sentir melhor no “qualifying” em relação aos treinos. E acredito que para a corrida o carro estará melhor ainda, e conseguiremos fazer um boa prova de recuperação.

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