Stock Car – Comentários de sábado – Curvelo 2017

sábado, 22 de julho de 2017 às 16:39
Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta, P4: Estou muito feliz por estar entre os quatro primeiros, mostra que eu e o carro estamos bem conectados com a equipe. Agora que é a metade do campeonato acho que vai virar para o lado bom de resultados, vamos trabalhar nisso. É uma pista que eu me adaptei bastante bem, é claro cada volta que você dá fica diferente, por causa de sujeira que vem para o asfalto. Foi meu primeiro Q3 do ano, então não sabia o que esperar do carro em uma volta só. Abusei um pouco, fui conservador também em outras curvas e acredito que com isso, pegando experiência para a próxima etapa se formos para o Q3, já vamos saber o que fazer.

Thiago Camilo, P5: Realmente foi a sexta-feira mais complicada do ano, mas eu sabia que a equipe seria capaz de reverter o jogo. Evoluímos um pouco o acerto do carro no treino livre da manhã e fomos melhorando a cada sessão de classificação. Não tivemos um carro para brigar pela pole position, mas conseguimos alcançar o objetivo ficar novamente nas três primeiras filas, o que na maioria das vezes significa se livrar das confusões da largada. Amanhã tenho duas corridas pela frente, nossa equipe tem sido muito consistente e espero disputar o pódio na primeira e pontuar na segunda.

Julio Campos, P6: É nosso fim de semana mais competitivo até agora. Pena que no Q3 eu tenha exagerado um pouco no segundo trecho, onde peguei um pouco de sujeira. Perdi seis décimos que me fizeram falta na briga pela pole ou no mínimo pelo segundo. Mas vamos para a corrida. O carro está bom e temos todas as chances de somar bastante pontos.

Rafael Suzuki, P7: Fiquei bem satisfeito com nosso resultado na classificação. Vínhamos bem em todas as sessões, conseguindo traduzir em boas posições a nossa evolução de performance. No Q1, não acertei a volta, então não tinha certeza se daria para passar para o Q2, mas deu certo. E depois nosso carro estava com um comportamento melhor, e consegui baixar o tempo da volta. Vamos confiantes para as corridas deste domingo, buscando muitos pontos para o campeonato.

Cacá Bueno, P9: Em ritmo de corrida temos um bom equilíbrio, mas na classificação ainda faltam dois décimos de segundo, saindo muito de frente. Hoje também tivemos a complicação da bandeira vermelha no nosso grupo, que prejudicou bastante nosso Q2. Mas estamos confiantes e tenho certeza de que vamos voltar a brigar pela ponta.

Felipe Lapenna, P10: A sensação é de missão cumprida nessa classificação, porque sem dúvida, colocar os dois carros entre os dez na Stock Car é muito difícil, onde até as grandes equipes não conseguem isso em todas as etapas. A equipe vem evoluindo muito, apesar de uns resultados não terem confirmado isso, mas de Cascavel para cá melhoramos muito. No Q1 acabei em quarto, no Q2 fui um pouco ousado e dei uma erradinha, mas agora é pensar na corrida 1, fazer o máximo que der e na corrida 2 largar o mais na frente possível.

Átila Abreu, P11: Depois de todos os treinos, não foi o resultado que esperávamos. No treino da manhã, o carro estava superbem, mas no Q1 já demoramos a virar o tempo, o que aconteceu apenas na terceira volta, quando gastou um pouco mais de pneu. No Q2 eu entraria entre os seis primeiros mas dei uma forçadinha na penúltima curva num lugar que achei que daria, mas deu uma traseirada muito grande e perdi um tempo precioso ali. Perdi a volta do pneu e depois o carro foi ficando cada vez mais traseiro e com um pneu mais gasto o que os outros. Agora é recuperar e que bom que o Zonta se classificou bem, importante para a equipe. Vamos para uma corrida de recuperação pensando em pontos para o campeonato.

Gabriel Casagrande, P12: A temperatura alta e crescente na região atrapalhou todo o equilíbrio de nosso carro. O comportamento variou muito durante a sessão, com o carro saindo de frente e depois passando a sair de traseira. Mas não é um resultado ruim, passamos de novo ao Q2 e isso mostra nossa concreta evolução nas últimas corridas. Se eu repetir a pilotagem de Curitiba estaremos muito bem no domingo.

Allam Khodair, P14: Foi uma classificação complicada, onde a paralização acabou atrapalhando os pilotos que estavam no segundo grupo a entrar na pista. Mas também faltaram alguns detalhes para conseguir encaixar uma volta mais rápida”, disse o piloto do carro #18. “Mas amanhã é outro dia. Teremos duas corridas pela frente e, se acertamos a melhor estratégia e ganharmos posições, ainda podemos terminar o final de semana no pódio.

Denis Navarro,P15: Foi a primeira vez em que consegui chegar ao Q2 neste ano, então foi muito importante esse resultado para nós. Isso mostra que estamos evoluindo no caminho certo, mas ainda tem muita coisa pela frente. É importante largar um pouco mais à frente, principalmente para tentar escapar de confusão na largada.

Sérgio Jimenez, P16: Foi muito bom. Testamos umas coisas diferentes no carro na sexta-feira, por opção nossa, mas não funcionou tão bem quanto esperávamos, mas tudo bem, faz parte. Mudamos bastante o carro para o treino livre deste sábado e começamos bem. Mas quando fomos colocar os pneus novos, resolvemos fazer mais uma mudança que não funcionou e o carro ficou sem um bom balanço e ai não deu pra aproveitar o pneu e conseguirmos o acerto fino para o classificatório. Decidimos voltar o carro para o acerto da primeira saída no treino livre de sábado e ai faltou sete milésimos de segundo para entrar no Q2. Foram só quatro décimos do primeiro colocado, então foi uma disputa muito próxima mesmo. A corrida vai ser complicada, porque tem muita sujeira na pista, então temos de escapar dos problemas e a meta é tentar chegar entre os 10 primeiros. A pista ficou boa, fizeram um bom trabalho. O pessoal está de parabéns pelo investimento que eles fizeram para realizar as mudanças e receber a Stock Car. Ficou parecido com uma pista de rua, o que nós pilotos gostamos. Talvez pra corrida não seja bom, pois caso tenha algum acidente pode acontecer uma bandeira vermelha, mas pra guiar está muito bacana. Tínhamos uma preocupação com as zebras amarelas, de passar por elas e atrapalhar, mas não tivemos nenhum problema com isso. Gostaria de parabenizar a todos e estou feliz por fazer parte da ABPA (Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo) e por ter sido um dos representantes para verificar o traçado e a pista. Nosso trabalho é esse, ver como podemos ajudar o pessoal que está construindo o circuito e a própria CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) nos ajustes que têm de ser feitos.

Cesar Ramos, P17: Faltou muito pouco, infelizmente. A diferença para entrar no Q2 foi de menos de um décimo e, isso, numa pista longa como a de Curvelo, é detalhe. Mas estamos evoluindo na disputa classificatória etapa a etapa. Amanhã teremos duas corridas longas, cheias de possibilidade e estratégias. Então estamos bastante confiantes de que podemos conquistar um bom resultado neste final de semana e somar importantes pontos para o campeonato.

Galid Osman, P18: Meu carro nunca esteve bom para chegar ao Q3 nesse novo traçado de Curvelo. Mas eu poderia chegar ao Q2 se não fosse o acidente com o Diego Nunes, que paralisou a primeira sessão de treinos num momento em que vários pilotos, entre eles eu, estavam na volta rápida do pneu, e não conseguiram evoluir depois de a pista ser reaberta.

Marcos Gomes, P22: Acredito que o problema no segundo treino livre em conjunto com a bandeira vermelha no Q1 do classificatório acabaram tirando nossas chances de avançar hoje. Os pilotos costumam pegar bastante sujeira nesse circuito, então o traçado é bem traiçoeiro aqui. Antes da bandeira vermelha todas as curvas estava bem sujas e tive que abortar duas voltas. Ainda consegui fazer uma volta rápida depois, mas não fui o suficiente para passar para o Q2. Vamos estudar os dados do carro e ver o que podemos corrigir para amanhã.

Márcio Campos, P23: Foi uma classificação bem abaixo do que eu esperava. Faltou um pouco de aderência no carro para conseguir virar mais rápido, como fizemos no último treino livre. Mas temos um carro competitivo e muito confiável. Com as duas corridas pela frente, temos um leque amplo de estratégias.

Antonio Pizzonia, P25: É aquela velha frase: estar no lugar errado na hora errada. Saí um pouquinho tarde e nem consegui abrir uma volta antes da interrupção. Quando o treino foi reiniciado, a pista foi sujando cada vez mais e quem estava no fim da fila como eu foi pegando o asfalto nas piores condições. É uma pena porque, apesar de esta ser uma pista nova para mim, tínhamos chances de partir bem mais à frente. Não há muita mágica a fazer largando tão atrás assim. Mas a corrida ainda está aberta por causa desse trecho novo, bastante perigoso, da possibilidade de várias entradas do safety car porque a pista se suja com muita facilidade e pode levar muita gente a rodar e bater. É uma corrida sujeita a muitas coisas inesperadas. Vou tentar buscar o maior número de pontos possível e talvez até, com um pouco de sorte, lutar por um 10º que me dê o direito de sair na pole da corrida 2.

Lucas Foresti, P27: O que foi uma pena, pois estava construindo meu tempo a cada volta e estava dando tudo de mim quando rolou a intervenção. Depois não teve o que fazer, perdi a volta do pneu e não tive como reagir. Mas amanhã é um novo dia e vamos trabalhar para virar esse jogo e sair daqui com bons pontos.

Guga Lima, P29: Com relação ao carro, viemos evoluindo, mas foi uma pena porque na classificação deu uma bandeira vermelha que nos prejudicou e acabei fazendo apenas uma volta e vou ter de largar lá de trás. Fui prejudicado por esta bandeira, mas se o pessoal da frente se enrolar na parte nova do traçado na largada eu posso tentar esperar e ver se vai dar pra passar ou não e tentar tirar algum proveito disso e fazer um bom resultado amanhã. Vamos ver como vai ser a largada. A princípio, pela posição que estamos largando, a intenção é priorizar a segunda corrida, mas vai que tem algum incidente e vários carros saem na largada, podemos repensar e priorizar a primeira prova.

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