Stock Car – Comentários de sábado – Corrida de Duplas 2016

sábado, 5 de março de 2016 às 16:30
Thiago Camilo

Thiago Camilo

Thiago Camilo, 3º colocado: Esse ano as regras mudaram e pilotos de ponta que até dezembro estavam disputando o campeonato da Stock Car, como o Pizzonia, puderam correr aqui como convidados. Isso mostra ainda mais como o Lucas Di Grassi foi bem, como ele é um grande piloto. Ano passado eu tive problemas na classificação e o Lucas salvou. E na corrida perdemos mais de dez segundos na troca de pilotos, e mesmo assim chegamos em quinto. Esse ano nosso carro esteve competitivo durante todo o fim de semana. Amanhã teremos uma corrida longa, de 65 minutos, onde a equação entre andar rápido e poupar pneus será particularmente delicada. Estamos bem confiantes em no mínimo subir ao pódio dessa vez.

Lucas di Grassi, 3º colocado: Temos um bom carro, um bom entrosamento, estou adaptado e vamos brigar pela vitória. Será uma prova onde a consistência vai contar muito, a dupla que tiver um carro constante e uma performance constante ao longo dos 65 minutos vai vencer.

Max Wilson, 4º colocado: É para facilitar a conta. Ter um piloto e um amigo como Vitor Meira como companheiro já é um grande presente.

Marcos Gomes, 5º colocado: Acredito que a posição de largada não será tão providencial como aconteceu em outras etapas do ano passado. Serão 65 minutos de prova e, como todos os pilotos sabem, o risco de acidentes na largada aqui em Curitiba é alto. É preciso tentar fazer a primeira curva da maneira mais limpa possível para pensarmos em lutar pela vitória na sequência.

Antonio Pizzonia, 5º colocado: Eu acabei fazendo 0s019 acima do melhor colocado, então acredito que tenha feito um bom treino. O potencial do nosso carro é ainda maior em ritmo de corrida, então vamos para cima amanhã.

Allam Khodair, 6º colocado: Estamos na briga. Faltaram detalhes para encaixar uma volta perfeita, mas acredito que saindo da terceira fila e fazendo uma prova consistente vamos brigar pelo pódio desta corrida mais uma vez.

Antonio Felix da Costa, 6º colocado: Estou confiante para buscar o pódio mais uma vez. Poderíamos ter largado um pouco mais à frente, mas falhei no trecho 3 da minha volta mais rápida, deixando décimos preciosos escaparem. Mas amanhã nós vamos tirar essa diferença. A corrida é longa, o carro é bom e nós estamos motivados.

Diego Nunes, 8º colocado: Faltou detalhes, porque eu fiquei a um décimo da pole, fui quarto entre os pilotos titulares e o Dennis foi o nono, na média a gente larga em oitavo. Fizemos o tempo de 1min19s370, e a pole ficou com o tempo de 1min19s211.Eu confio no carro para a corrida pelo simulado que fizemos, esta muito rápido e temos chances de terminar na frente. Evoluímos muito no trabalho e agora é torcer para dar tudo certo amanhã.

Dennis Dirani, 8º colocado: Foi muito bom, o Diego fez uma ótima volta na parte dele, na minha eu vim melhorando, errei um pouquinho na última curva e perdi um décimo que talvez colocasse a gente mais pra frente, em quarto ou quinto, mas tá ótimo, largar entre os dez é muito bom, vamos ver amanhã na corrida o que acontece.

Ricardo Zonta, 9º colocado: A gente tinha um carro rápido pela manhã (foi o terceiro colocado), mas no classificatório o acerto não funcionou tão bem, saindo de traseira. Consegui passar este feedback para equipe antes de o Laurens (Vanthoor) entrar na pista e assim conseguimos corrigir um pouco esta tendência e assim melhor o set up.

Laurens Vanthoor, 9º colocado: Os cinco primeiros do grupo dos convidados fizeram tempos muito próximos, dentro do mesmo décimo de segundo. Fiquei satisfeito com o tempo que consegui e acho que temos condições de lutar pelas primeiras colocações amanhã.

Felipe Fraga, 10º colocado: O carro estava perfeito para a classificação, mas a pista esquentou bastante e isso mudou um pouco o melhor acerto. Eu procurei poupar o pneu para o Rodrigo e acabou faltando poucos décimos para estarmos entre os cinco melhores. Amanhã temos que torcer para não acontecer nenhum incidente na largada e vamos tentar chegar no pódio.

Rodrigo Sperafico, 10º colocado: Acabei pegando pouca pista livre nos treinos e fui o piloto da equipe que menos conseguiu dar voltas rápidas por causa das bandeiras vermelhas nos treinos livres. Isso atrapalhou um pouco para o classificatório, mas sei que tenho uma ótima máquina na mão e amanhã temos boas chances na prova.

Nestor Girolano, 14º colocado: A primeira corrida é sempre muito emocionante, ainda mais em uma pista nova. Estou bem ansioso para estrear amanhã, o treino de hoje já foi uma amostra do que nos espera e darei o meu melhor para estar entre os primeiros colocados.

Galid Osman, 16º colocado: Somente seis marcam pontos nessa corrida. Logo, será um grande desafio chegar na zona de pontuação, mas é uma prova longa e temos condições de brigar por pontos, principalmente se eu fizer uma boa largada.

David Muffato, 18º colocado: Estamos felizes em poder participar dessa corrida de duplas e preparados para encarar essa disputa. A vontade de vencer é grande.

Guga Lima, 20º colocado: Fiquei satisfeito com nosso desempenho na classificação. Tivemos um acidente logo no começo do treino de sexta-feira, o Tuka acabou escorregando no óleo que um outro carro havia derramado na pista, bateu e não conseguimos treinar mais. A equipe fez um grande trabalho na recuperação total do carro, e conseguimos estar competitivos na tomada de tempos. Amanhã a corrida é longa, e estou confiante que vamos avançar boas posições para começar o ano com o pé direito.

Felipe Guimarães, 24º colocado: Hoje enfrentamos problemas na evolução do carro, falando de resultados, mas esse aprendizado com o Duda vai refletir não só o ano inteiro, como para toda minha carreira. A forma com que ele me trouxe informações do carro durante os treinos e mesmo sobre meu desempenho na pista são de muita utilidade.

Duda Pamplona, 24º colocado: Estou contente com o desempenho do Felipe na classificação. Infelizmente não fiz boas voltas na minha classificação, o que acabou prejudicando o combinado do Felipe. Mas o importante é que senti um potencial grande para o restante da temporada e sabemos que temos material humano para atingir grandes resultados.

Popó Bueno, 25º colocado: Foi uma escolha que a gente fez em não usar o pneu novo e trabalhamos em cima do carro o final de semana inteiro numa condição muito diferente da classificação. A coisa não ‘casou’, paciência, foi um aprendizado. Não vamos largar numa posição que a gente queria, onde achamos que deveríamos estar, mas a Stock Car é competitiva mesmo, errou vai lá para trás. Vamos pensar numa corrida normal amanhã. Não pode arriscar muito na largada, de repente arriscar um pouquinho em estratégia, em consumo de combustível e tentar fazer um bom resultado para chegar mais para frente e ter uma posição de classificação boa no Velopark.

Norberto Gresse, 25º colocado: A gente acabou optando em andar com os pneus usados. Isso para mim, principalmente, fez uma diferença muito grande para o pneu novo. Quando o Popó classificou, a gente já viu que não tinha um carro muito rápido, e aí não pode mais mexer no carro. O que eu procurei fazer foi tentar andar o mais próximo possível dele, o que é difícil porque já peguei o pneu com quatro voltas que ele deu e fica mais difícil de aproveitar, principalmente na parte do miolo. Mas fiquei satisfeito, acho que poderia ter feito dois décimos mais baixo, mas não prejudiquei tanto o Popó. Agora vamos para a corrida. E corrida pode acontecer qualquer coisa. Hoje estamos aqui em 25º e amanhã podemos estar sorrindo de orelha a orelha. Não pode desanimar. Para mim foi muito bacana esse contato com o carro de novo, com a categoria, com as pessoas… Me divirto com o Popó, valeu por tudo isso, amanhã vamos nos divertir mais.

Felipe Lapenna, 26º colocado: Não passamos o pneu novo nos treinos para economizar para a próxima corrida e então tivemos de trabalhar neste acerto direto no classificatório. Mudamos o carro completamente para a tomada, mas mesmo não tendo a posição que gostaríamos, a reação do carro ficou boa. Faltou tração no carro, mas a gente já sabe onde achar esse problema, e faltou um pouco mais de grip lateral. O caminho está bem legal. Acabamos perdendo algumas posições, mas estou contente com o trabalho da equipe. Para amanhã, não tem muito o que fazer em termos de estratégia. O box abre a partir de 25 minutos de corrida, aí é parar o mais rápido possível e entregar para o Cozzi ir até o final. Não vai ter troca de pneu, então é só entregar o carro na mão do convidado e ele trazer o carro para casa sem bater.

Marco Cozzi, 26º colocado: A ideia é sempre tentar melhorar, mas acabou não dando tão certo. Talvez eu não tenha me adaptado bem a este acerto novo. Agora, vamos ver amanhã. Corrida é corrida, pode chover, a corrida é longa, acontecem batidas, tem a parada. É fazer uma corrida com calma, esperar passar a largada e vir pouco a pouco.

Raphael Abbate, 29º colocado: Esse final de semana foi um pouco sofrido pela nossa estratégia no campeonato. Estamos economizando pneu e, por conta disso, a gente acabou não testando qual seria a reação do carro com o pneu novo. Não achamos um bom acerto ainda. O Nicolas tem um bom ritmo de corrida e a grande diferença amanhã vai ser a dupla, pois o convidado anda cerca de 45 minutos. Tenho certeza que ele vai conseguir trazer um bom resultado para nós.

Nicolas Costa, 29º colocado: Eu fiquei contente com a minha classificação, apesar de não estarmos largando muito bem. Não tinha ideia de como iria estar o carro na classificação, já que estávamos com quatro pneus muito velhos nos treinos livres. Amanhã vamos ter que remar por largar lá de trás, mas acho que temos chance de ir para frente. Vamos fazer uma corrida com cabeça, limpa, e com certeza vamos avançar.

Beto Cavaleiro, 31º colocado: A gente já tinha previsão de que isso aconteceria. Por eu estar junto com os principais, o Sérgio não iria conseguir recuperar a média. E, sabendo que isso iria acontecer, a gente poupou tudo para ter pneu para a corrida e ter esse pneu ainda para ser o primeiro set da próxima corrida. Tudo o que aconteceu foi previsto por mim e pelo Serginho, não foi nada no imprevisto. Como existia essa previsão, a gente usou mais para um teste do pneu, guardou os jogos necessários e agora estamos totalmente fortes para a corrida no Velopark.

Sérgio Jimenez, 31º colocado: A gente pagou um pouco o preço, como esperado. Por não ter colocado um pneu melhor, de não ter um pneu razoável para treinar e isso afetou bastante o final de semana. A parte positiva é que o carro funcionou bem, não teve nenhum problema mecânico até o momento e isso é muito bom, é um grande passo. A gente aprendeu na tomada um pouco. Eu não andei com pneu zero até agora, porque estou como convidado nessa etapa. Mas meu tempo também não foi o esperado com um pneu de cinco, seis voltas. O carro não era bom de setup e agora vamos mexer para amanhã e ver se conseguimos melhorar alguma coisa para ter um carro mais balanceado para o Velopark.

Átila Abreu, 32º colocado: Eu e Nelsinho teremos que fazer uma corrida de recuperação… E ponha recuperação nisso”, disse Átila Abreu. “Será preciso escalar o pelotão e quem sabe uma chuva possa dar uma melhorada. Não foi um bom dia, evoluímos o carro nos treinos mas para a tomada o equilíbrio ficou longe do ideal, com o carro muito difícil de guiar. Tentei extrair um pouco mais e acabei indo para a grama. Uma pena começar assim com a equipe nova. Espero que o azar do ano tenha ficado aqui.

Nelsinho Piquet, 32º colocado: Vamos sair de trás da fila… É uma corrida que quase não vale pontos e não dá para fazer muita coisa da posição em que a gente está. Então é o critério da equipe o que vão querer fazer em termos de consumo de pneus, porque o pneu que usarmos aqui o Átila vai carregar para o resto do campeonato. Achei o carro ok. Minha volta não foi perfeita, e o carro também não estava perfeito, então tinha margem para ser melhor. Mas creio que mesmo se tivesse dado tudo certo para o Átila acho que a gente ia ficar talvez em décimo ou 11º, o que não era nosso objetivo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.