Stock Car – Comentários de sábado – Cascavel 2021

sábado, 10 de julho de 2021 às 20:55

Ricardo Zonta

Thiago Camilo, P1: Eu não fui bem no primeiro treino livre (23º), o Cesar não foi bem no segundo (20º), a gente sabia que tinha condição de pneus envolvida nisso, mas não éramos os mais velozes. A equipe fez um trabalho fantástico em apenas uma hora e pouco entre o fim dos treinos livres e a classificação, mas a meta inicial quando começou era chegar no Q3. Ao longo das sessões vi que dava pra brigar pela pole. Disputar essa posição com o Cesar, que chegou na equipe ano passado e sempre mostrou que além de veloz sabe trabalhar em equipe, foi muito bacana. Agora vamos para duas corridas numa pista onde existe um desgaste excessivo do pneu de apoio traseiro, e não posso apenas pensar na vitória na primeira e sim no maior número de pontos possíveis a fazer. Cheguei aqui em 11º no campeonato e tenho que iniciar uma reação na direção do objetivo final, que é sempre o título.

Cesar Ramos, P2: Tenho plena confiança na equipe, mesmo tendo pouco tempo para descobrir o que havia de errado no meu carro no segundo treino. Eles acharam e resolveram o problema e essa primeira fila tem um valor enorme para mim.

Julio Campos, P3: O começo do ano foi bem complicado. Acho que estava na hora, realmente, de começarmos a dar a volta por cima. Conseguimos um equilíbrio bem melhor para o carro e agora é continuar com essa performance ao longo do ano. Cascavel é uma pista em que sempre ando bem, mas o melhor de tudo foi ver que a equipe conseguiu dar a volta por cima e trazer um carro muito competitivo para cá.

Felipe Lapenna, P5: Foi um começo de fim de semana difícil, mas depois nós viramos o setup de ponta cabeça e conseguimos encaixar a volta. Foi muito bom. Amanhã vamos dar o máximo para fazer boas corridas.

Átila Abreu, P10: Foi um quali complicado, apesar do bom resultado. Estamos bem durante o fim de semana. Tive um problema com o volante no quali, precisei trocar durante o treino pois não conseguia engatar as marchas. Esse contratempo me tirou um tempo de quali e depois da troca fui para a pista sem rádio nem informações do painel. Já tinha uma volta boa no Q1 e acabei fazendo uma a mais para garantir, terminando com o quarto tempo na primeira fase do quali. Consegui avançar ao Q2. Mesmo assim, sem conseguir ver as informações no painel, mas aí com o rádio funcionando, tentei fazer uma boa volta na segunda parte da tomada. O carro estava empurrando muito de frente quando passava o pneu novo e depois das mudanças que fizemos ficou um pouco traseiro. Agora é buscar o meio termo para fazer boas corridas no domingo. Estamos no lucro entre os 10 depois do problema com o volante. Parabenizo a equipe pelo trabalho, pois evoluímos desde o primeiro treino livre. Vamos bolar uma boa estratégia para as corridas de domingo.

Cacá Bueno, P12: A pista aqui é bem desafiadora e vamos em busca de uma boa estratégia amanhã. Tivemos um bom Q1 e nosso carro rendeu bem no Q1, mas ficou muito traseiro depois. Isso preocupa porque o desgaste de pneus é alto em Cascavel. Largar entre os 12 primeiros nos dá uma maior opção de estratégia para tentar bons resultados tanto na prova 1 quanto na 2, que é o ideal para subir no campeonato.

Bruno Baptista, P13: Não é o que a gente imaginava, mas, em Cascavel, os tempos de todos são sempre muito próximos. Porém, largar perto dos dez primeiros pode dar margem a uma boa estratégia para sair no pelotão da frente na segunda corrida. A única certeza de todos é que a disputa na pista será árdua.

Beto Monteiro, P15: A gente tem um carro muito bom para a primeira volta, mas no Q2 ele realmente não está respondendo como deveria. Então esse que é o nosso questionamento aqui agora, mas eu sigo muito feliz com nosso resultado. Meu segundo Q2 na Stock Car, fui o melhor estreante de novo e vamos trabalhar para fazer uma corrida consistente como foi no Velocitta. Vamos buscar um balanço bom para o carro que seja bom e com pouco consumo, seja no desgaste de pneus. Sobre a estratégia, tudo muda muito depois da primeira volta de corrida, então iremos definir o que será melhor para os diferentes cenários possíveis. Tomara que a gente consiga um carro bom para levar mais um bom resultado para casa.

Sergio Jimenez, P16: Foi uma evolução fantástica da nossa equipe depois de todo o trabalho que tivemos nas quatro primeiras etapas do ano. A estrada tem sido dura até aqui. Depois do acidente que tive no Velocitta, trabalhamos muito no carro e aí está o resultado: nossa melhor performance em classificação no ano. Pode parecer uma posição no grid não muito animadora, mas nossa primeira prova foi há pouco mais de 60 dias, então estamos muito contentes em apresentar um ritmo tão forte. Trabalhamos no acerto para a prova nos treinos livres. Esta é uma corrida muito veloz e que, pelas características da pista, costuma ser palco de algumas confusões desde a largada. A primeira meta é se manter alheio aos problemas para depois conseguir emplacar um ritmo competitivo e pontuar da melhor forma possível nas duas provas.

Lucas Foresti, P20: Cascavel tem uma boa pista, na qual costumo me adaptar bem. Estou confiante no ajuste do carro e na estratégia que traçamos juntamente com a equipe para esta quinta etapa. Agora é descansar e preparar a mente para uma boa corrida.

Dudu Barrichello, P21: Foi um momento muito especial para mim, estava muito nervoso com a situação toda. Consegui um bom tempo, andando na frente de gente que está acostumada com o carro e com o traçado. Consegui melhorar em dois décimos o meu tempo e por menos de um décimo eu não avancei entre os 15 melhores do dia. A cada volta me sinto mais confortável no carro e isso é muito importante na adaptação, seguimos no progresso para a corrida.

Felipe Massa, P23: Eu tive um dia interessante ontem, comecei bem hoje, virando um tempo razoável com pneu velho. E aí tive um toque bem bobo que entortou o carro. Os mecânicos conseguiram montar o carro, mas alguma coisa mudou e influenciou no balanço. Fiz o máximo possível na classificação e espero que já seja possível melhorar o carro para amanhã.

Ricardo Zonta, P25: No último treino antes do quali vimos o potencial do carro, mas tentamos mudar para ajustar a frente do carro. Porém, acabamos indo para o caminho inverso. Arriscamos muito com o acerto e isso nos prejudicou. Fomos para o inverso do que precisávamos e resultou na minha pior classificação nas últimas etapas. Sabemos o que fazer para melhorar e vamos trabalhar para coletar o maior número de pontos para o campeonato.

Galid Osman, P26: Esse tem sido nosso pior fim de semana de corrida no ano. Muita dificuldade de equilíbrio dianteiro no carro, estamos sofrendo desde a primeira saída para a pista. Vamos bolar uma boa estratégia priorizando a segunda corrida do domingo e ver o que conseguimos.

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