Stock Car – Comentários de sábado – Campo Grande 2018

sábado, 18 de agosto de 2018 às 16:27

Felipe Fraga

Felipe Fraga, P2: A Cimed Chevrolet Racing me deu um carro perfeito para esse final de semana aqui em Campo Grande e acabou faltando muito pouco para a pole. Estamos muito perto do líder, lideramos o Q2 e ainda fizemos os dois melhores trechos do Q3, então vamos vir fortes amanhã para lutar pela vitória.

Cacá Bueno, P4: O quarto lugar está de bom tamanho aqui em Campo Grande. Ontem nós começamos um novo trabalho mais consistente após o acidente de Goiânia. Estou otimista com esse carro, é claro que ainda falta um pouco de ajustes porque é apenas o início de trabalho, mas temos boas expectativas para a sequência do ano. Em curto ou médio prazo nós estaremos brigando para estar sempre entre os três primeiros. Aqui é uma pista muito suja com área de escape, mas a tendência é que não tenha muito safety car porque os carros normalmente conseguem voltar à pista. Eu espero uma prova bem movimentada, mas sem tantas amarelas.

Lucas di Grassi, P5: Os pneus serão o fator decisivo. Amanhã deve estar ainda mais quente que hoje e vamos correr bem no pico do calor – logo após o meio-dia. Então vai ser muito importante poupar os pneus. Vai vencer quem souber forçar o ritmo na hora certa, sem exagerar nos momentos que não tiver chance de ultrapassagem. Tudo para não prejudicar ainda mais os pneus. Faltou um pouco de acerto para o nosso carro, e acho que conseguimos um ótimo resultado – considerando também que a sessão classificatória foi bastante competitiva. Foi um dia legal, mas importante será o resultado de amanhã e, sob este ponto de vista, estou bastante otimista com o trabalho da equipe. Acho mesmo que temos chances de vencer em qualquer das duas corridas. Estamos no caminho certo.

Thiago Camilo, P6: Na última corrida meu carro se envolveu num acidente e tivemos que trocar o chassi para Campo Grande. A equipe montou um carro novo em três dias e ele se mostrou muito bom aqui. Respondeu positiva e rapidamente às mudanças que fizemos durante os treinos livres, e isso é fundamental para desenvolver um bom acerto no fim de semana. A gente trabalhou mais o carro para a condição de corrida, estou muito satisfeito com o acerto de corrida. Aqui em Campo Grande os acertos de corrida e classificação são bem diferentes, e focamos menos na posição no grid. Como consegui chegar ao Q3, entre os seis mais velozes, resolvi arriscar tudo na volta de classificação, porque sabia que para o carro que tinha, a pior das hipóteses, o sexto lugar, já era bem razoável. Forcei e peguei um pouco de terra logo na curva 1, e ali já sabia que não ia brigar pelas primeiras posições.

Rafael Suzuki, P7: Cumprimos bem o nosso objetivo na classificação. Ontem, estávamos muito bem. Hoje, pela manhã, demos uma ‘escorregada’ no terceiro treino livre, mas sem pânico, pois já sabíamos o que tinha de trabalhar. E, na classificação, deu tudo certo. Faltou só um ‘pelinho’ para o Q3, o que seria fantástico. Mas não tenho do que reclamar. Tenho a vantagem de largar por dentro, já que a pista aqui é muito suja. Então talvez sétimo seja melhor que sexto para a condição de corrida. Estou feliz. O resultado mostra que o trabalho de toda a equipe só vem crescendo. É bom ver que estamos evoluindo. Amanhã, vamos lutar para somar pontos. Tentar fazer duas corridas ‘limpas’ e ver como a estratégia vai funcionar. Largar entre os 10 primeiros, faz você pensar na corrida 1, que vale mais pontos. Não tem como dizer que vou para a corrida 2, largando agora em sétimo. Aqui vai contar muito a estratégia dos pneus. Às vezes, pode valer a pena perder mais tempo no pit, para colocar mais pneus e ganhar na pista. É essa ‘jogada’ que precisamos entender agora.

Marcos Gomes, P10: O carro estava muito bom desde o início do final de semana, mas infelizmente acabei sendo prejudicado na minha melhor volta pelo (Rubens) Barrichello. É claro que ele não fez de propósito, mas isso nos tirou da briga pela pole em uma etapa onde mostramos que temos um dos melhores carros do grid. Amanhã temos duas corridas, então vamos tentar subir no pódio e marcar o máximo de pontos e seguir tirando a diferença do líder.

Ricardo Zonta, P12: Tentamos tirar o máximo do carro, mas tínhamos um limite de frente e aqui se você abusa da frente, vai na sujeira e perde a saída de curva. Temos de analisar o porquê e tentar evoluir para as próximas corridas.

Átila Abreu, P13: Meu carro estava muito bem em todos os treinos, tanto com pneu novo como com pneu velho, e passamos com facilidade pelo Q1 sem forçar o carro. Estava um pouco dianteiro, mas normalmente na segunda volta fica mais traseiro e compensa. Não sabemos o que aconteceu, perdemos totalmente o grip, ficou mais dianteiro ainda e perdeu velocidade de contorno. Tirei o pé na primeira volta porque achei que não era assim que viraria, mas foi só piorando. Precisamos entender por que o equilíbrio do carro piorou tanto, e foi com os dois carros. É frustrante, mas por outro lado o carro está bom para a corrida e vamos remar para fazer bons pontos e buscar a vitória na segunda corrida. Aqui será uma corrida de sobrevivência, o desgaste vai interferir muito, vamos ver o que fazer para ter o carro bom e crescer na corrida, mas o desgaste vai ser bom para nós.

Julio Campos, P15: Considerando nosso desempenho nos treinos livres, é claro que esperávamos posições melhores. Mas a pista está mais quente, mais emborrachada e a gente não achou o ajuste ideal para essas novas condições. Vínhamos bem, mas perdemos terreno em relação aos adversários e vamos ter de buscar pra corrida.

Nelsinho Piquet, P18: Depois das modificações, tínhamos potencial para chegar ao top10 no grid de largada, foi por pouco que não chegamos ao Q2. Diante disso, espero brigar por um melhor resultado na corrida.

Antonio Pizzonia, P19: O ponto positivo é que nosso carro está reagindo muito melhor com pneus usados [situação de corrida] do que com novos [como no treino classificatório]. O ritmo de pneus mais velhos é bom e a degradação não é tão grande quanto a gente imaginava, o que pode ser um trunfo interessante para as corridas.

Allam Khodair, P20: Largar de trás é muito complicado, mas vamos ter que buscar uma corrida de recuperação apostando em poupar nosso equipamento, pois o calor e o asfalto ruim vai judiar bastante dos carros. Mas, com duas corridas, dependendo do que acontecer na primeira prova do dia, podemos surgir fortes para a segunda corrida.

Nestor Girolami, P24: Fizemos algumas mudanças para a classificação, tentando melhorar a aderência geral do carro, mas não foi a minha melhor volta. Fiz uma volta, depois tentei melhorar e escapou um pouquinho na curva 4, mas acho que poderíamos ser três ou quatro décimos melhor, o que me permitiria passar para o Q2. Numa categoria tão competitiva, quando você não encaixa a volta perfeita, três décimos contam muito. O balanço é positivo, aprendi muito entre ontem e hoje. Acabei de chegar a esta pista, minha primeira vez em Campo Grande e, cada vez que saio à pista, continuo aprendendo. Evolução não é de um dia para outro. Tenho muito a aprender, mas fico feliz porque toda a equipe fez um trabalho muito bom, parabenizo o Rafael pelo sétimo lugar, mas, lamentavelmente, não pude acompanha-lo. A expectativa estava muito alta com o meu terceiro lugar no primeiro treino livre, mas vamos torcer para amanhã ter duas boas corridas. Amanhã tem que economizar pneus, combustível, tem muita estratégia. Esse tipo de rodada dupla te dá a chance de poder priorizar uma corrida ou outra, dependendo de onde você larga ou como está na primeira prova. Vamos estudar bem a estratégia.

Denis Navarro, P25: Nós vamos pensar em uma estratégia diferente para tentar conseguir pontos nas corridas. Estávamos entre os 15 melhores em várias etapas do ano, mas aqui não entramos no Q2. Tentaremos fazer uma prova de recuperação amanhã.

Bia Figueiredo, P26: A gente esperava uma posição melhor no grid, mas temos duas corridas pela frente e agora o foco é fazer uma estratégia para pontuar.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Campo Grande da Stock Car!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.