Stock Car – “Cascavel exige o máximo dos pilotos”, afirma Luciano Burti

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 às 15:08

Luciano Burti

Dois meses e meio depois da primeira passagem, a Stock Car está de volta ao circuito de Cascavel, no interior do Paraná, para a oitava etapa do campeonato. Os pilotos gostaram da ideia, especialmente porque este é um dos circuitos mais apreciados do calendário, em função do traçado bastante desafiador. “Piloto prefere sempre pistas de alta velocidade, onde ele precisa ser arrojado”, confessa Luciano Burti.

“Cascavel tem muito essa característica de exigir o máximo, o limite dos pilotos. Tem curvas como o Bacião, por exemplo, onde você prende a respiração e só vai respirar de novo quando terminou de contornar. Essa é uma sensação comum na Fórmula 1, mas rara em carros de turismo. E isso é muito legal”, acrescenta o piloto, que disputou as temporadas de 2000 e 2001 pelas equipes Jaguar e Prost na F-1.

Comparando com outras pistas do calendário, Burti consegue apontar semelhanças apenas com Tarumã, outro circuito de altíssima velocidade, onde ele já venceu pela Stock Car. “Mesmo assim, o traçado de Cascavel te passa uma sensação de velocidade maior”, descreve. O desenho – e o desafio – das curvas que provocam essa impressão. Considerando a média de velocidade dos dois circuitos, Cascavel e Tarumã atingem números bem próximos.

Durante os treinos, os carros registraram média de 177 km/h em Tarumã, enquanto em Cascavel este número foi de 172 km/h (embora o fim de semana tenha sido muito prejudicado pela chuva). Falando em previsão do tempo, o céu deve permanecer com sol entre nuvens ao longo do fim de semana e existe uma pequena possibilidade de chuva para a corrida. O treino classificatório será no sábado (31) às 16h00 e a largada no domingo (1) às 11h00.

Todas essas atividades terão transmissão ao vivo do Sportv. Apesar do circuito já ter recebido a categoria neste ano, Luciano Burti não acredita em ‘receitas mágicas’. “Sinceramente, acho que não muda nada. Claro que anima saber que andei bem durantes os treinos lá, enquanto a pista estava seca, mas são condições iguais para todo mundo, vai ter gente melhorando, então o trabalho é o mesmo”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.