Stock Car – Campos fecha a quarta fila na abertura da rodada dupla da segunda etapa

sábado, 4 de abril de 2015 às 18:24

Júlio Campos

Max Wilson (RC) conquistou neste sábado a pole da abertura da rodada dupla de Ribeirão Preto, a segunda etapa da Stock Car em 2015. Numa sessão classificatória confusa, duas vezes cancelada por causa das condições meteorológicas indefinidas, o campeão de 2010 ganhou na lotérica sessão classificatória que definiu o grid da primeira corrida deste domingo. Cacá Bueno (Red Bull) largará ao seu lado, enquanto Júlio Campos (Prati-Donaduzzi) fechará a quarta fila que ocupa juntamente com o atual campeão Rubens Barrichello (Full Time).

Foi o qualifying mais confuso dos últimos tempos. Os carros saíram em grupos de acordo com a ordem decrescente da classificação do campeonato. As duas tentativas iniciais, no entanto, foram abortadas por causa de um acidente com o gaúcho César Ramos e, em seguida, pelo aumento da chuva. A direção de prova determinou que a partir da terceira todos os carros deveriam sair com pneus de pista molhada, quando já parecia claro que o mau tempo não duraria muito.

Resultado: com a evolução das condições do asfalto, os tempos foram caindo a cada grupo, até que Max Wilson – entre os últimos pilotos que ainda pegaram o piso ainda molhado e mais apropriado aos seus pneus – fez uma volta voadora. Com a volta do sol e o aumento da temperatura do asfalto, os três primeiros do campeonato – Ricardo Maurício (RC), Marcos Gomes (Lavitan) e Allam Khodair (Full Time) viram os pneus perderem performance e não conseguiram superar Max.

Nos boxes da Prati-Donaduzzi, o resultado foi recebido com resignação. O amazonense Antonio Pizzonia, incluído entre os primeiros que saíram à pista, partirá em 24º. “Eles fizeram o que podiam. Pizzonia acabou sendo o melhor do seu grupo e o Julinho só foi um pouquinho mais lento que o Barrichello. Mas, depois, eles não poderiam fazer mais nada a não ser esperar que o prejuízo não aumentasse”, afirmou o diretor-técnico Juan Carlos “Mico” Lopez.

Pizzonia reconheceu que sua tarefa amanhã é das mais complicadas. “Vou procurar me manter na pista e esperar que o pessoal da frente se enrosque. Em corrida de rua, largando onde estou, fica tudo mais difícil”, resumiu. Campos ainda tem uma boa chance na etapa e vai tentar aproveitar todas as possibilidades. “Vamos procurar sair daqui com o maior número de pontos possível”, salientou.

A ameaça de chuva, forte no início da semana, parece afastada, mas trará outro complicador para as equipes. Faz muito calor na região, a temperatura ambiente passou dos 30 graus e no chão os termômetros registraram 55 graus, além do forte calor no habitáculo dos pilotos. “Será um desafio muito grande para freios e o motor”, concluiu “Mico” Lopez. A largada da corrida 1, com duração de 48 minutos, está marcada para as 11 horas. A segunda, com 20 a menos, começará às 12h30. O SporTv transmite tudo ao vivo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.