Stock Car – Camilo vence em Brasília e vira líder

domingo, 10 de novembro de 2013 às 12:49

Thiago Camilo

Restando apenas a Corrida do Milhão, marcada para 15 de dezembro em Interlagos, a Stock Car tem novo líder. Com a vitória neste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, sua segunda na temporada, Thiago Camilo (RCM) assumiu a ponta da classificação geral, abrindo quatro pontos de frente sobre Daniel Serra (Red Bull) e sete em cima de Ricardo Maurício (RC). Com 25 de desvantagem, o pentacampeão Cacá Bueno é o último ainda na luta pelo título, mas entrará na batalha final com chances mais do que complicadas, apesar da pontuação dobrada oferecida pela corrida que pagará ao vencedor o prêmio de um milhão de reais. Depois de largar em 23º, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) soube aproveitar os incidentes da prova, que obrigaram a intervenção do safety car por três vezes, para terminar em 11º.

Espécie de marca registrada da categoria nos últimos tempos, a corrida foi dividida em duas partes distintas: poucas emoções na primeira, com o pole Sérgio Jimenez (Voxx Racing) comandando o pelotão sem maiores sobressaltos, e a segunda com desfecho eletrizante. Jimenez perdeu a ponta na parada obrigatória para reabastecimento e Camilo apareceu com força, enquanto acidentes e estouros de pneus – como os de Cacá Bueno (Red Bull) e Allam Khodair (Vogel) – levantavam as arquibancadas nas últimas voltas. Foi também quando Maurício empreendeu a arrancada que o levou à última vaga no pódio depois de partir em 9º e andar quase o tempo todo afastado dos líderes.

Contente com o resultado, que nunca pareceu tão seguro com a 6ª posição no grid, Camilo disse que o “pulo do gato” foi a experiência na aproximação para a entrada nos boxes pesou mais do que a estratégia. “O reabastecimento nem foi tão veloz, porque o Valdeno Brito ainda saiu à minha frente, mas eu cheguei rápido aos boxes”, explicou. Vencedor das duas últimas edições da Corrida do Milhão, o piloto paulista procurou manter os pés no chão e deixou a euforia de lado. “Este ano tem sido diferente dos demais. Começamos mal e viemos melhorando ao longo do ano. Mas ainda não dá para comemorar nada”, afirmou, justificando a cautela. “A Stock Car é muito equilibrada.”

Nos boxes da Medley/Full Time, os pontos que deixam Barrichello fechando a lista dos 10 melhores foram bem-recebidos pelo diretor-técnico da equipe. “Pagamos o preço da classificação”, observou Maurício Ferreira, recordando o acidente na primeira parte do qualifying que impediu o ex-piloto da Fórmula 1 de partir além do 23º lugar. “É só comparar com o resultado do Lico Kaesemodel e do Átila Abreu, que nunca mostraram ritmo nos treinos e terminaram à nossa frente. Mas a prova acabou valendo porque aproveitamos para testar um acerto que o Rubens nunca havia usado”, acrescentou. Ferreira, no entanto, admite o desapontamento com o rendimento do carro nos mais recentes treinos classificatórios. “Não fomos bem nas últimas três etapas e temos de descobrir as razões.”

A Equipe Medley/Full Time correu com o carro adesivado com o logo da campanha internacional Novembro Azul, que procura chamar a atenção com os cuidados preventivos em relação ao câncer de próstata. Além disso, os torcedores que visitaram os boxes receberam de Barrichello o bigode-símbolo da campanha.

O resultado da 11ª etapa (sujeito às verificações técnica e desportiva):

1 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – 38 voltas em 41min43s816
2 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 2s060
3 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 3s354
4 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 4s057
5 – Lico Kaesemodel – Boettger Competições – Peugeot – a 5s571
6 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 6s068
7 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 6s975
8 – Ricardo Zonta – BMC Racing – Chevrolet – a 7s422
9 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – a 7s646
10 – Rafa Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 8s143
11 – Rubens Barrichello – Medley Full Time Competições – Chevrolet – a 8s319
12 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 9s143
13 – Diego Nunes – RC3 Bassani – Peugeot – a 10s750
14 – Rodrigo Pimenta – Gramacho Competições – Peugeot – a 11s311
15 – Vitor Genz – Gramacho Competições – Peugeot – a 11s683
16 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 12s335
17 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 12s789
18 – Popó Bueno – Shell Racing – Peugeot – a 14s690
19 – Tuka Rocha – BMC Racing – Chevrolet – a 15s230
20 – Alceu Feldmann – Full Time Competições – Chevrolet – a 15s672
21 – Wellington Justino – Hot Car Competições – Chevrolet – a 16s449
22 – Felipe Lapenna – Hanier Racing – Peugeot – a 16s903
23 – Allam Khodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1 volta
24 – Rodrigo Sperafico – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 1 volta
25 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 1 volta
26 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 2 voltas
27 – David Muffato – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 6 voltas
28 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 11 voltas
29 – Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – a 16 voltas
30 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 19 voltas
31 – Ricardo Sperafico – Officer ProGP – Chevrolet – a 20 voltas
32 – Marcos Gomes – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 25 voltas
33 – Fabio Fogaça – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 37 voltas

Os dez primeiros no campeonato:

1 – Thiago Camilo – 185
2 – Daniel Serra – 181
3 – Ricardo Maurício – 178
4 – Cacá Bueno – 160
5 – Valdeno Brito – 132
6 – Max Wilson – 131
7 – Sergio Jimenez – 108
8 – Marcos Gomes – 102
9 – Ricardo Zonta – 96
10 – Rubens Barrichello – 94

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.