Stock Car – Cacá é o mais veloz nos treinos no Velopark

sexta-feira, 13 de setembro de 2013 às 18:36
Cacá Bueno

Cacá Bueno

Numa sexta-feira quente, com temperaturas acima de 30 graus alertando para o fim próximo do inverno, a notícia mais importante na Stock Car não foi a volta mais rápida do pentacampeão e atual líder Cacá Bueno (Red Bull) nos treinos livres que abriram a programação da 9ª etapa no circuito gaúcho do Velopark. Nos boxes, o tema que dominou o dia foi o pacote de novidades desportivas e promocionais divulgadas pela organização para 2014, que marcará o 35º aniversário da principal categoria do automobilismo nacional. Em um circuito até então desconhecido, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) fechou em 16º, a pouco mais de seis décimos do tempo de Cacá.

A Vicar, promotora do campeonato, anunciou que o próximo campeonato será composto de 21 etapas – nove pelo sistema de rodadas duplas – com igual número de datas (12) do atual calendário. A segunda corrida, no entanto, terá metade da duração dos 40 minutos da primeira e pontuação reduzida. E a prova inaugural contará com a participação de 34 pilotos convidados, que substituirão os titulares em algum momento ainda a ser oficializado durante os 50 minutos da competição. Essa será uma das três exibidas ao vivo pela TV Globo, juntamente com a Corrida do Milhão, ainda sem data definida, e a de encerramento da temporada. Todas as demais serão transmitidas pelo SporTv.

O diretor-geral da equipe de Barrichello aplaudiu com entusiasmo as ideias expostas pela organização. “Esse aumento de na duração das corridas é o que chamo de quilômetro inteligente, porque é o que ampliará o retorno dos patrocinadores”, elogiou Maurício Ferreira. Embora aprove na íntegra o conteúdo das mudanças, Ferreira lembra apenas que há ainda muitos detalhes a serem esclarecidos e que o intervalo entre as provas possa ser rediscutido. “Dez minutos podem ser bons para o público, mas talvez sejam poucos para nós. Além disso, é preciso ver como ficará a classificação dessa corrida com os convidados e a troca de pilotos, porque essa não é uma operação simples na Stock Car. Há a questão da diferença de tamanho entre os pilotos”, ponderou.

O engenheiro José Avallone, que está reeditando com Barrichello na Medley/Full Time a parceria de meados da década de 90 na Fórmula 1 pela equipe Jordan, acredita que a redução do grid na “sprint race” não será tão significativa. “Fiz um levantamento das oito corridas deste ano e a média de carros que não completa por causa principalmente de acidentes é de oito. Não há praticamente mais quebras na categoria. Mesmo, 27, 28 carros continuará sendo um número expressivo”, comentou.

Na verdade, a Stock Car desembarcou no pequeno município de pouco mais de 22 mil habitantes da Grande Porto Alegre já com uma alteração na programação, que trouxe de volta os treinos livres da sexta-feira. Dependendo da avaliação do meio, os ensaios poderão ser antecipados também nas últimas três etapas – até agora, os carros entravam na pista apenas a partir do sábado. Com isso, os pilotos não precisarão acordar tão cedo amanhã, já que o segundo treino livre começará às 11 horas, mantendo-se o horário das tomadas classificatórias para a formação do grid para as 16 h.

Os tempos da sexta-feira no Velopark:

1 – Cacá Bueno – Chevrolet Red Bull Racing – 54s059
2 – Julio Campos – Peugeot Prati-Mico’s Racing – 54s129
3 – Allam Khodair – Chevrolet Vogel Motorsport – 54s180
4 – Ricardo Mauricio – Chevrolet Eurofarma RC – 54s189
5 – Valdeno Brito – Peugeot Shell Racing – 54s285
6 – Duda Pamplona – Chevrolet Officer ProGP – 54s300
7 – Átila Abreu – Chevrolet Mobil Super Pioneer Racing – 54s435
8 – Marcos Gomes – Peugeot Carlos Alves Competições – 54s460
9 – Nonô Figueiredo – Chevrolet Mobil Super Pioneer Racing – 54s470
10 – Alceu Feldmann – Chevrolet Full Time Competições – 54s497
11 – Luciano Burti – Peugeot Boettger Competições – 54s533
12 – Galid Osman – Chevrolet Ipiranga-RCM – 54s556
13 – Thiago Camilo – Chevrolet Ipiranga-RCM – 54s611
14 – Tuka Rocha – Chevrolet BMC Racing – 54s613
15 – Ricardo Zonta – Chevrolet BMC Racing – 54s618
16 – Rubens Barrichello – Chevrolet Medley Full Time Competições – 54s709
17 – Denis Navarro – Peugeot Voxx Racing Team – 54s775
18 – Max Wilson – Chevrolet Eurofarma RC – 54s790
19 – Rodrigo Sperafico – Peugeot Prati-Mico’s Racing – 54s900
20 – Daniel Serra – Chevrolet Red Bull Racing – 54s922
21 – Ricardo Sperafico – Chevrolet Officer ProGP – 55s002
22 – Diego Nunes – Peugeot RC3 Bassani – 55s105
23 – Lico Kaesemodel – Peugeot Boettger Competições – 55s114
24 – Rafa Matos – Chevrolet Hot Car Competições – 55s169
25 – Sergio Jimenez – Peugeot Voxx Racing Team – 55s217
26 – Felipe Lapenna – Peugeot Hanier Racing – 55s228
27 – Fabio Fogaça – Chevrolet Vogel Motorsport – 55s297
28 – Rodrigo Pimenta – Peugeot Gramacho Competições – 55s468
29 – Gabriel Casagrande – Peugeot RC3 Bassani – 55s719
30 – Wellington Justino – Chevrolet Hot Car Competições – 56s046
31 – Popó Bueno – Peugeot Shell Racing – 56s260
32 – Vitor Genz – Peugeot Gramacho Competições – 56s328
33 – Beto Cavaleiro – Peugeot Hanier Racing – 57s649
34 – David Muffato – Peugeot Carlos Alves Competições – Sem tempo

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.