Stock Car – Burti e Muffato decepcionados com as condições de pista em Londrina

sexta-feira, 30 de setembro de 2011 às 19:25

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Os pilotos da Stock Car deixaram o circuito de Londrina (PR) sem saber exatamente o que esperar do restante do fim de semana na antepenúltima etapa da temporada da Stock Car. Os treinos foram interrompidos no meio do dia para que o asfalto recebesse reparos – a nova camada colocada recentemente começou a se soltar na passagem dos primeiros carros nesta sexta-feira (30).

“É uma pena porque nós sabemos o quanto os organizadores exigiram as mudanças necessárias e chegando aqui o asfalto acabou em um treino”, afirma Luciano Burti. “A prova estava pendente no calendário, dependia dessa reforma e só foi confirmada depois que houve garantia de que ela seria feita nas condições adequadas”, acrescenta o piloto da Itaipava Racing Team.

“Isso é algo que me preocupa porque está ficando rotineiro. Nós já vimos o autódromo de Goiânia praticamente acabar por causa disso e temos outros em condições muito ruins, como Brasília, Campo Grande, Tarumã, Rio de Janeiro e agora Londrina. Vai chegar o momento em que teremos poucas opções de pistas para correr”, fala Luciano Burti.

O piloto acredita que a responsabilidade e o cuidado com o asfalto são das autoridades locais, mas destaca que deveria haver uma supervisão por parte da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA. “Foi uma falha em conjunto em relação ao que a Vicar pediu, um trabalho feito em cima da hora e que não ficou bom”.

“Talvez a única forma de evitar que isso aconteça é impor um limite para as condições da pista. Se não estiver em ordem quando o calendário é divulgado, no início do ano, fica fora para que os responsáveis entreguem exatamente o que a categoria precisa para voltar a receber a Stock Car”. A pista passará por reparos para estar em melhores condições neste sábado (1).

“A corrida vai acontecer, a gente vai se virar com o que for possível, mas deixa de ser uma prova normal. Pelo que conheço de asfalto não dá tempo de mudar muita coisa, então nessas condições vira uma questão de sorte mesmo”, conclui Luciano Burti. “O ponto é que não se pode fazer um recapeamento tão próximo da corrida. Era melhor correr com o asfalto velho”, comenta David Muffato.

O piloto, campeão da Stock Car em 2003, já havia visto isso acontecer há alguns anos em Goiânia. “Lá foi a mesma coisa. Treinamos na sexta-feira e vimos que não havia condições. Voltamos só para um treino classificatório curto e fomos para a corrida. Não tem segredo. É preciso no mínimo trinta dias para ter segurança de que o asfalto não vai soltar”, revela David Muffato.

EB – www.autoracing.com.br

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