Stock Car – Barrichello tem sexta-feira difícil no DF

sexta-feira, 9 de novembro de 2012 às 17:31
Rubens Barrichello

Rubens Barrichello

O líder Cacá Bueno ditou o ritmo nos treinos livres da 11ª e penúltima etapa da Stock Car. Embalado pela conquista do tri da Copa Fiat no último domingo, o tetracampeão mostrou estar plenamente recuperado da infecção que o impediu de correr na prova de encerramento do calendário no Velopark. Com autoridade, impôs sobre o segundo colocado Átila Abreu a diferença de 348 milésimos, um abismo no anel externo de apenas quatro curvas do Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Tão surpreendente quanto o domínio de Cacá foi a 30ª colocação de Rubens Barrichello, em sua segunda participação na categoria e ainda como preparação à Corrida do Milhão de dezembro em Interlagos. Foi uma sexta-feira difícil para o ex-piloto da Fórmula 1. Pela manhã, já com a pista seca depois que o primeiro grupo de 16 carros encontrou a pista molhada quase até o final, ele sofreu a quebra da suspensão traseira esquerda ao passar sobre a zebra da curva 3. À tarde, quando a chuva ficou apenas na ameaça, ele não conseguiu acompanhar o ritmo dos mais rápidos. Queixou-se um barulho estranho na traseira e não saiu das últimas posições nem mesmo depois das duas paradas nos boxes para colocar pneus novos do lado esquerdo. “Parece que tem um pênalti sério”, resumiu.

O diretor-técnico da Equipe Medley/Full Time determinou uma checagem minuciosa do carro de Barrichello em busca das causas do rendimento abaixo das expectativas. Câmbio, diferencial, motor, tudo passaria por uma investigação detalhada. Mesmo tendo andado pela manhã com o asfalto molhado, o companheiro Xandinho Negrão foi um pouco melhor no geral das duas sessões e fechou a sexta-feira em 23º. “Parece que não melhorou nada quando coloquei os pneus novos”, estranhou. Xandinho disse que o dia foi tão complicado que nem mesmo o desgaste dos pneus no velho asfalto da Capital Federal – um conhecido fantasma que assusta os engenheiros das equipes – pôde ser avaliado. “Vamos ter de descobrir isso no treino livre de amanhã”, afirmou. Como treinou nas duas condições de piso, Xandinho ao menos pôde estabelecer uma comparação. “Aparentemente, estamos um pouquinho melhores no molhado.”

Além de Barrichello, que estreou no mês passado em Curitiba, os outros novatos iniciaram o aprendizado com resultados diversos: enquanto Rafa Matos impressionou com o 20º lugar no geral, Tony Kanaan “fechou a raia” em 32º. A instabilidade climática em pleno início da estação das chuvas no Planalto Central preocupa pilotos e equipes. De acordo com a meteorologia, o sábado será de chuvas ao longo do dia, o que transformará a sessão classificatória que definirá o grid da prova de domingo numa loteria.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.