Stock Car – Bandeiras amarelas deixam equipe Prati-Donaduzzi a “uma volta” de Top-10

domingo, 9 de dezembro de 2012 às 15:24
Rodrigo Sperafico em 2012

Rodrigo Sperafico

Faltou uma volta, ou talvez tenham faltado duas. Foi usando a matemática, justamente na corrida mais estratégica do ano, que a equipe paranaense Prati-Donaduzzi descreveu neste domingo (9) sua participação na Corrida do Milhão da Stock Car. A prova, considerada a mais importante da temporada, foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e teve um final eletrizante justamente pela estratégia das equipes em relação ao consumo de pneus e de combustível.

Ao final de 27 voltas, Thiago Camilo conquistou pela segunda vez o maior prêmio do automobilismo brasileiro. Ricardo Maurício recebeu a bandeirada em segundo e Cacá Bueno, o terceiro, chegou a seu quinto título na Stock Car. O final, embora tenha coroado três pilotos habituados ao pódio, foi reflexo de uma das decisões de campeonato mais movimentada dos últimos tempos na Stock Car.

Em uma corrida que teve 50 minutos de duração – dez minutos mais longa, portanto, do que as demais provas do campeonato -, pilotos e equipes tiveram que se preocupar com duas novas variáveis neste fim de semana na busca pelas primeiras colocações. A expectativa pela necessidade ou não de um pit stop para reabastecimento, bem como a opção ou não por uma troca de pneus durante as paradas fez a diferença neste domingo em Interlagos.

A vitória passou pelas mãos de Allam Khodair, Galid Osman e Cacá Bueno, mas terminou mesmo com Thiago Camilo. À frente do vencedor – bicampeão da Corrida do Milhão -, três adversários sofreram com a falta de combustível. Um problema que, certamente, teria afetado diversos outros pilotos que ocupavam as primeiras posições neste domingo, caso a corrida tivesse tido algumas voltas a menos sob bandeira amarela.

“Esta corrida foi definida na estratégia e, no nosso caso, dá para dizer que ficamos a uma volta, no máximo a duas, de ganhar muitas posições”, opinou Rodrigo Sperafico, piloto da equipe paranaense Prati-Donaduzzi que fechou a disputa na 13a posição. “Antecipamos nosso pit stop, mas, como houve uma série de bandeiras amarelas, muitos pilotos que não pararam e que se preocuparam mais com o consumo conseguiram cruzar a linha de chegada na nossa frente. Dava para pensar em um resultado melhor, mas diante das circunstâncias, terminamos no nosso limite”, acrescentou.

No outro carro da Prati-Donaduzzi, Ricardo Sperafico largou da 12a posição em razão da punição a Ricardo Zonta, mas fechou a disputa em 17o também por conta da estratégia de corrida.

“Seria muito difícil terminar a prova sem reabastecimento, especialmente pelo fato de que, em Interlagos, não costuma haver tantas bandeiras amarelas. Nem dá para dizer que arriscarmos a estratégia, porque de certa maneira fizemos o que era esperado. Mas neste domingo os times que esperaram para parar no final puderam jogar com a sorte e seguir sem abastecer por causa das bandeiras amarelas, e tiveram mais sorte”, completou Rodrigo.

A temporada de 2012 da Stock Car terminou com Cacá Bueno como campeão com 195 pontos. Ricardo Maurício ficou com o vice, com 189. Ricardo Sperafico fechou o ano em 20o, com 60 pontos. Rodrigo terminou a temporada em 18o, com 63. O campeonato de 2013 da principal categoria do automobilismo nacional começa no dia 03 de março, com uma prova em São Paulo.

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