Stock Car – Átila Abreu é o mais rápido da sexta-feira no Velopark

sexta-feira, 12 de setembro de 2014 às 17:14

Atila Abreu

Átila Abreu foi o mais veloz desta sexta-feira nos treinos livres da Stock Car no Velopark. O líder do campeonato registrou 54s007 em sua melhor volta no circuito gaúcho e saiu satisfeito com o início dos trabalhos da oitava etapa da temporada 2014.

Apesar do bom resultado, o piloto da equipe Mobil Super Racing enfatizou a necessidade de manter o foco nas particularidades da pista mais curta do calendário (2.278 m) para mais uma vez largar na frente do grid. Neste ano, o carro #51 esteve entre os seis primeiros em todas as tomadas de tempo.

“Aqui é difícil fazer uma volta perfeita e basta ver a tabela de tempos para concluir que questões de décimos ou milésimos separam os pilotos. É um desafio enorme para pilotos e equipes e o posicionamento na pista é fundamental porque o tempo todo tem alguém tirando o pé para buscar uma posição mais vantajosa para uma volta limpa. Além disso, normalmente as temperaturas são baixas e com isso a melhor volta do pneu normalmente não vem na primeira, mas na terceira, quarta ou até quinta tentativa”, avaliou o sorocabano.

Como ilustração das dificuldades de posicionamento de pista, o líder do campeonato citou sua saída do box com o melhor set de pneus que tinha à disposição nesta sexta-feira: “Tentei oito vezes abrir a volta lançada e acabei atrapalhado em todas elas”.

Ele destacou o trabalho da equipe Mobil Super Racing para proporcionar o melhor equilíbrio do carro #51 com pneus usados e acrescentou que será importante “continuar desenvolvendo para vir competitivo na tomada”.

O competidor diz esperar uma prova de classificação um pouco diferente das demais jornadas de sábado, também em virtude da personalidade da pista do Velopark. Ele não acredita, por exemplo, no jogo de espera que normalmente acontece nas tomadas, com os adversários preferindo ir para a pista na parte final dos treinos.

“Aqui tem que sair na cara do gol. Se acontece uma bandeira vermelha ou qualquer coisa assim o pneu esfria e, às vezes, o piloto com um carro bom não consegue fechar uma volta boa. Então a dinâmica é um pouco diferente. Tenho certeza que abriu a pista muita gente vai entrar e se posicionar logo para tentar fazer uma volta perfeita.”

“Por todos esses aspectos, acho o Velopark uma pista incrível, com muitos elementos dos circuitos de rua”, elogiou o líder do campeonato. “Aqui a concentração tem que ser total e o piloto está o tempo todo trabalhando muito, porque não tem uma reta mais longa para relaxar.”

A prova de classificação acontece às 14h de sábado. A primeira bateria da rodada dupla deste domingo tem largada às 11h. O Sportv exibe a tomada e as duas corridas do final de semana ao vivo.

Velopark – Treino livre 1 (top10):
1. Átila Abreu 54s007

2. Valdeno Brito 54s204
3. Rubens Barrichello 54s238
4. Cacá Bueno 54s300
5. Allam Khodair 54s304
6. Max Wilson 54s314
7. Julio Campos 54s362
8. Galid Osman 54s395
9. Antonio Pizzonia 54s436
10. Thiago Camilo 54s438

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.