Stock Car – Átila Abreu é o mais rápido da sexta-feira em Interlagos

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 às 18:41
Átila Abreu em 2012

Átila Abreu

Átila Abreu foi o mais rápido desta sexta-feira em Interlagos. O piloto sorocabano foi o único competidor a baixar da marca de 1min42s nos treinos livres para a Corrida do Milhão, última etapa da temporada 2012 da Stock Car, com largada marcada para 9h30 deste domingo.

Em seu giro mais rápido, na primeira sessão do dia, o dono do carro #51 da equipe Mobil Super Pioneer Racing cravou 1min41s961.

“O fato de ter sido o único a baixar de 1min42s é mais simbólico que prático. O que mais vale hoje é que trabalhamos no treino da manhã com acerto para a qualificação e o treino da tarde simulando situações de corrida. E tivemos um bom rendimento nos dois, com o 11º tempo de tarde”, declarou o vice-líder da Copa Caixa.

Átila, 25, precisa descontar 11 pontos de desvantagem para o líder Cacá Bueno, para sagrar-se o mais jovem campeão da história da Stock Car. A marca atualmente pertence a Giuliano Losacco, que ergueu o título de 2004 com 27 anos de idade.

Com 44 pontos em jogo, são algumas as possíveis combinações de resultado em São Paulo que dão o título ao carro #51, mas Átila tem um cenário bem claro em mente: “O objetivo aqui é ganhar corrida e torcer pro Caca não ficar entre os quatro primeiros”.

“Claro que começar assim dá uma animada”, disse o piloto sorocabano. “Mas o que vale mesmo é o sábado e o domingo.”

O carro #51 é o dono da melhor posição média de largada em 2012 (4,8), com quatro presenças na primeira fila (duas poles) nas últimas quatro etapas. Átila sabe da importância de largar na frente na Corrida do Milhão, mas alerta para o gerenciamento dos pneus, visando a prova deste domingo.

“O asfalto aqui está um pouco mais abrasivo que na última corrida e, com esta temperatura alta, os pneus vão ser muito exigidos em Interlagos”, afirmou o piloto, lembrando que na Corrida do Milhão o limite é de 50 minutos mais uma volta (nas 11 provas anteriores eram 40 minutos e mais uma volta).

Outro fator que pode complicar a corrida no autódromo paulistano é uma possível virada de tempo. “Já deixei de olhar a previsão de tempo faz muito tempo”, brincou ele. “Trabalhamos com o cenário atual. E o dia hoje foi de muito calor. Como os dez primeiros do grid só têm a opção de mudar o setup para o domingo em caso de chuva, vamos considerar a condição de clima de hoje”.

Átila Abreu finaliza contando que a equipe Mobil Super Pioneer Racing deve invadir a noite avaliando os dados coletados nos dois treinos, pelos dois carros. “Então vamos ter uma noção mais clara se a melhor estratégia será aproximar mais do acerto que usamos hoje pela manhã ou o da tarde.”

Dono do terceiro tempo do dia e também com chances matemáticas de título em São Paulo, Nonô Figueiredo diz que a consistência apresentada nos treinos não é definitiva, mas mostra que a equipe continua na trajetória crescente das últimas provas. “Ainda é cedo para falar. A equipe está andando na frente, às vezes muito, às vezes menos, mas está tudo muito parelho. Eu estou focado em fazer uma boa classificação e fazer uma corrida colocando em pratica o que temos de mais forte que é o ritmo de corrida”, explicou o dono do carro #11.

A tomada de tempo para a Corrida do Milhão, última prova da temporada da Stock Car e que além do prêmio em dinheiro oferece pontuação dobrada no campeonato, está marcada para 11h50 deste sábado. A largada acontece no domingo, a partir de 9h30 da manhã, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.