Stock Car – Átila Abreu confia no retrospecto em pistas de rua para voltar ao pódio em Salvador

quarta-feira, 22 de agosto de 2012 às 17:21
Átila Abreu em 2012

Átila Abreu

Átila Abreu é o piloto da Stock Car que tem no currículo o melhor desempenho da categoria em pistas de rua. O competidor da Mobil Super Pioneer Racing foi ao pódio em todas as corridas realizadas em Ribeirão Preto (com duas vitórias) e no ano passado foi terceiro colocado também no circuito de Salvador, palco da sétima etapa da temporada 2012, neste domingo às 9h30.

“Gosto muito das pistas de rua e normalmente tenho uma boa adaptação nas duas que fazem parte do calendário da Stock. A realidade aqui difere muito daquilo que encontramos nos autódromos e confio em meu retrospecto e no trabalho da Mobil Super Pioneer Racing para termos na Bahia um acerto bom, como foi em Ribeirão Preto neste ano”, afirma o piloto do carro #51, terceiro colocado na prova realizada em maio no interior paulista.

Nono colocado na principal competição do automobilismo brasileiro, com 60 pontos, ele destaca que nos circuitos urbanos o trabalho começa bem antes de os carros irem para a pista. “Avaliar as condições do asfalto sempre é uma etapa importante, mas isso é mais relevante ainda nas pistas de rua, onde a situação normalmente varia bem mais que nos autódromos. Vamos correr em vias que recebem o trânsito regular, ônibus, caminhões etc… Às vezes um ou outro ponto é recapeado. Então nunca é idêntico ao ano anterior”, comentou o sorocabano.

Outra particularidade da etapa soteropolitana da Stock é o cronograma de atividades. Nesta corrida não há treino na sexta. “É pouco o tempo de treino e tudo no sábado antes da tomada. Desse jeito, o piloto não pode errar. Se bater, complica o final de semana inteiro.”

Átila aponta que o maior trunfo para uma performance sólida nos circuitos urbanos é ter o máximo de tempo na pista possível. “Não é raro a melhor volta do final de semana ser a última da corrida. Isso ilustra como é fundamental aproveitar o máximo dos treinos para ajustar a pilotagem e buscar mais velocidade. O desgaste de pneus em Salvador não é um fator tão importante e isso me possibilita ser mais agressivo.”

Confiante no “acerto básico” da Mobil Super Pioneer Racing para a prova, ele acredita que o primeiro treino do sábado deve ser usado para o ajuste fino do setup. “No segundo, depois de mais tempo de pista, vamos buscar a melhor performance.”

O piloto do carro #51 lembra ainda que a Stock Car retoma suas atividades após um intervalo de 40 dias, o que considerou “uma parada muito longa e desnecessária” antes do início da segunda metade da temporada.

Um dos pilotos com mais ultrapassagens realizadas na temporada, Nonô Figueiredo, dono do carro #11 da equipe Mobil Super Pioneer Racing, chega a Salvador com objetivo de não precisar ganhar posições na pista baiana. “Espero largar na frente e continuar na frente. Com certeza é mais difícil ultrapassar em pista de rua. O que mais quero é não precisar fazer nenhuma ultrapassagem.”

Os treinos começam neste sábado a partir das 8h30. A definição do grid está marcada para 15h45. No domingo, a largada acontece às 9h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.