Stella aponta fator decisivo para McLaren em 2026

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 às 16:30

Andrea Stella

Andrea Stella destacou como a McLaren e seus pilotos podem fazer a diferença em uma disputa que promete ser intensa na temporada 2026 da Fórmula 1. O dirigente acredita que a capacidade de extrair o máximo do pacote técnico e de direcionar corretamente o desenvolvimento será determinante.

Durante a primeira semana de testes de inverno no Circuito de Barcelona-Catalunha, McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull colocaram seus carros na pista. As quatro equipes completaram grande quilometragem, focando principalmente em resolver dúvidas relacionadas à confiabilidade.

No quesito ritmo, Ferrari e Mercedes surgiram como as primeiras referências. Lewis Hamilton registrou o melhor tempo extraoficial da semana, logo à frente de George Russell.

Quero ser VIP

Capacidade de execução como diferencial

Para Stella, existe um grupo claro de equipes que começou forte. Ainda assim, ele enxerga espaço para mudanças rápidas no cenário.

“Está claro que existem pelo menos três concorrentes, Mercedes, Ferrari e Red Bull, que começaram muito bem”, explicou Stella em um debriefing de testes da McLaren.

“Em particular, a equipe de Brackley definitivamente elevou o nível, e nós teremos que trabalhar duro para fazer o mesmo. O fato de as três equipes que mencionei estarem equipadas com três unidades de potência diferentes é um primeiro indicativo de que pode não haver diferenças extremamente marcantes em termos de desempenho absoluto, pelo menos no que diz respeito a alguns fornecedores de unidades de potência.”

O chefe da McLaren reforçou que, mais do que nunca, o fator humano pode pesar.

“Mais do que nunca, neste ano, será a capacidade das equipes e dos pilotos de explorar o pacote à disposição, assim como a capacidade de desenvolver o carro na direção certa, que fará a diferença.”

Desenvolvimento pode mudar cenário

Ao longo do grid, um dos principais temas de debate é o quanto equipes e pilotos podem influenciar diretamente o rendimento dos carros de 2026. Stella voltou a destacar esse ponto após os testes em Barcelona.

“Em qualquer caso, o que vemos na primeira parte da temporada em termos de equilíbrio de forças quase certamente não será o mesmo que veremos na segunda parte”, continuou o italiano.

“Isso acontece precisamente porque os efeitos do desenvolvimento do carro em uma fase inicial, como a que estamos vivendo agora, podem ser muito significativos.”

A McLaren espera mostrar evolução já na segunda rodada de testes de inverno no Bahrain, onde buscará se aproximar do topo da tabela de tempos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.