Ricardo Rosset e Marcel Visconde vencem provas da Porsche GT3 Cup no Velo Città

sábado, 27 de junho de 2015 às 17:07

Ricardo Rosset

A segunda passagem da Porsche GT3 Cup pelo Velo Città foi intensa, com os pilotos assumindo mais riscos e protagonizando mais ultrapassagens que na visita da categoria a Mogi Guaçu em abril. Melhor para o líder Constantino Jr, que ampliou a vantagem na ponta da tabela, em jornada que coroou como vencedores Ricardo Rosset e Marcel Visconde.

As provas da Porsche GT3 Cup tem 25 minutos e uma volta, mas os pilotos da primeira fila, Lico Kaesemodel e Constantino Junior tentaram decidir a prova de abertura do fim de semana na primeira curva. Ricardo Rosset herdou a liderança para não mais perder. O ex-piloto de F1 é o primeiro piloto a repetir a vitória nesta temporada – justamente na pista onde ele já havia triunfado neste ano.

Com a liderança nas mãos, Rosset tratou de aumentar e controlar sua vantagem para Miguel Paludo, algo obtido com sucesso. Ao fim da prova, Rosset recebeu a bandeira quadriculada com cerca de um segundo de vantagem. Bem próximo de Paludo ficou Pedro Queirolo. Os dois foram os únicos a andar em um ritmo parecido com o de Rosset durante a corrida.

“Quando eu vi que eles [Lico e Constantino] se tocaram, eu decidi botar um ritmo forte. Só que aqui é complicado, pois você erra fácil. O carro saiu um pouco de frente e o que fiz nos treinos foi buscar o ritmo com pneus velhos. Então decidi manter e administrar, abrindo quando sofria algum tipo de pressão. Foi mais uma disputa mental comigo mesmo para não me distrair no fim”, descreve Rosset.

Rodolfo Ometto também se beneficiou da confusão para ser o quarto colocado no geral e levar a vitória na Sport, com quase seis segundos de vantagem para Franco Giaffone, segundo na classe e sexto no resultado final. Entre os dois, ficou Constantino, que foi extremamente agressivo em sua recuperação para ser o quinto colocado. “Não sei como não bati no Paludo na largada e foi sorte ter escapado. Também consegui escapar do Lico e fui abrindo um pouco de diferença, mas o Constantino foi chegando. Pelo menos deu para administrar, pois ele estava babando atrás de mim”.

Na Master, a grande vitória ficou com Tom Valle, décimo na geral, com Maurizio Billi (13º na prova) e Gui Affonso (15º), fechando o “top 3”. “É bom ganhar sempre. Ainda mais aqui, onde corri três vezes e nunca havia terminado. Só queria chegar e ganhei, então foi muito bom!”, comentou um extasiado Tom.

A segunda prova, realizada no meio da tarde em Mogi, viu Marcel Visconde -pole position por conta do grid invertido– manter a ponta na primeira curva, mas todos os olhos foram para a excelente largada de Constantino, que pulou para terceiro e logo em seguida ultrapassou Ricardo Baptista pelo segundo posto. A partir de então, um jogo de pressão psicológica foi travado entre os dois ponteiros.

Ciente de que Visconde não havia vencido neste ano, Constantino passou a pressionar o rival, tirando a desvantagem aos poucos em relação ao carro #15. Mais atrás a coisa pegava fogo: na largada, Tom Valle atingiu Ricardo Rosset e rodou, causando uma enorme confusão; voltas depois, foi a vez de Edu Azevedo forçar uma ultrapassagem em Maurizio Billi e rodar.

Mesmo com toda a pressão de Constantino, Visconde tinha domínio da situação. Com tanta experiência quanto o concorrente, o líder da prova segurou no braço a pressão, recebeu a bandeirada 0s5 à frente e se tornou o sétimo vencedor diferente da temporada – triunfando também na Cup Sport – um resultado mais que celebrado, levando também em conta que, em sua classe, o líder Edu Azevedo não pontuou e a diferença entre os dois caiu para quatro pontos, com Visconde empatando na segunda posição da tabela com Daniel Schneider, segundo melhor carro da Sport na prova.

“Fim de semana foi bom, queria agradecer a equipe que me ajudou desde quinta-feira. Agradeço ao Nonô, que me ajudou na pilotagem e no acerto. A ultrapassagem aqui é difícil e segurar 25 voltas a pressão do Constantino é algo digno de nota”, disse Marcel.

Constantino, por sua vez, teve de se contentar em segundo, mas o resultado acabou soando como uma vitória após terminar na frente de seus principais rivais, Ricardo Rosset, o sétimo, e Miguel Paludo, o oitavo.

“Se considerar o resultado da primeira corrida, quando houve um contato, coisa de corrida que acontece, foi bom manter a liderança. Fiz a segunda prova com bastante cabeça e tentei pressionar o Marcel. Mas o peso aqui faz muita diferença. Sinceramente eu não esperava sair daqui com mais pontos que o Rosset ou o Paludo neste fim de semana”, disse o piloto do carro #00.

Ricardo Baptista obteve um bom terceiro lugar, com Pedro Queirolo aparecendo em quarto (depois de Ricardo Rosset e Franco Giaffone errarem bem na sua frente) e Lico Kaesemodel completou o pódio. Giaffone acabou abandonando quando era o segundo na Sport – posição prontamente herdada por Daniel Schneider.

Por fim, na Master, Gui Affonso se sagrou vencedor, seguido por Maurizio Billi e Marcelo Stallone. Com o segundo lugar, Billi segue líder do campeonato.

“Vinha na briga com o Billi, mas depois de algumas voltas ele conseguiu abrir e achei que ia ter que me contentar com o segundo lugar. Mas aproveitei quando ele escapou da pista e venci de novo”, disse o piloto do carro #4, que ganhou também das duas provas da Master na etapa passada em Cascavel.

Com a segunda posição na corrida complementar, Constantino sustentou a liderança com 134 pontos, 19 à frente de Rosset e 21 a mais que Paludo. O próximo encontro da Porsche GT3 Cup está marcado para o dia 1º de agosto, em Goiânia.

Resultado da prova 1
1. Ricardo Rosset, 18 voltas em 27min24s765
2. Miguel Paludo, a 0s906
3. Pedro Queirolo, a 1s300
4. Rodolfo Ometto (S), a 8s050
5. Constantino Jr, a 8s320
6. Franco Giaffone (S), a 13s698
7. Ricardo Baptista, a 15s183
8. Marcel Visconde (S), a 15s671
9. Lico Kaesemodel, a 19s548
10. Tom Valle (M), a 22s865
11. Gil Farah (S), a 24s344
12. Daniel Schneider (S), a 24s758
13. Maurizio Billi (M), a 33s912
14. Adalberto Baptista (S), a 34s668
15. Gui Affonso (M), a 35s750
16. Sylvio de Barros (S), a 36s071
17. Edu Azevedo (S), a 39s381
18. Guilherme Figueirôa (M), a 39s570
19. Carlos Ambrósio (S), a 46s568
20. Marcelo Stallone (M), a 51s999
21. Sérgio Ribas (M), a 52s336
22. Marcio Basso (S), a 52s741
23. Beto Posses (M), a 2 voltas

Resultado da prova 2
1. Marcel Visconde (S), 18 voltas
2. Constantino Junior, a 0s547
3. Ricardo Baptista, a 7s350
4. Pedro Queirolo, a 11s394
5. Lico Kaesemodel, a 13s645
6. Daniel Schneider (S), a 14s858
7. Ricardo Rosset, a 23s306
8. Miguel Paludo, a 25s608
9. Sylvio de Barros, a 30s451
10. Gui Affonso (M), a 33s439
11. Carlos Ambrósio (S), a 34s482
12. Maurizio Billi (M), a 39s257
13. Edu Azevedo (S), a 47s072
14. Marcelo Stallone (M), a 52s718
15. Marcio Basso (S), a 53s368
16. Adalberto Baptista (S), a 54s710
17. Rodolfo Ometto (S), a 1min08s094
18. Sergio Ribas (M), a 1min21s040
19. Franco Giaffone (S), a 3 voltas
20. Guilherme Figueirôa (M), a 5 voltas

Não completaram
21. Gilberto Farah (S), a 17 voltas
22. Tom Valle (M), a 18 voltas*
23. Beto Posses (M), a 18 voltas

* – punido em dez posições no grid da próxima prova

Classificação geral após quatro etapas:
1. Constantino Junior, 134 pontos
2. Ricardo Rosset, 115
3. Miguel Paludo, 113
4. Ricardo Baptista, 100
5. Marcel Visconde, 74
6. Daniel Schneider, 73
7. Edu Azevedo, 69
8. Rodolfo Ometto, 57
9. Lico Kaesemodel, 61
10. Pedro Queirolo, 56
11. Pedro Piquet, 49
12. Franco Giaffone, 44
13. Carlos Ambrósio, 42
14. Gilberto Farah, 38
15. Maurizio Billi, 35
16. Sylvio de Barros, 29
17. Gui Affonso, 18
18. Marcelo Stallone, 12
19. Sergio Ribas, 10
20. Tom Valle, 7
21. Beto Posses, 7
22. Guilherme Figueirôa, 6
23. Adalberto Baptista, 3
24. Marcio Basso, 1
25. Carlos Silveira, 1

Classificação da classe Sport:
1. Edu Azevedo, 58 pontos
2. Daniel Schneider, 54
3. Marcel Visconde, 54
4. Rodolfo Ometto, 51
5. Gilberto Farah, 36
6. Carlos Ambrósio, 34
7. Franco Giaffone, 30
8. Sylvio de Barros, 29
9. Adalberto Baptista, 15
10. Marcio Basso, 13

Classificação da classe Master:
1. Maurizio Billi, 68 pontos
2. Sergio Ribas, 52
3. Gui Affonso, 48
4. Guilherme Figueirôa, 47
5. Marcelo Stallone, 47
6. Beto Posses, 24
7. Carlos Silveira, 20
8. Tom Valle, 12

 

Com dois novos vencedores, Porsche GT3 Challenge vê campeonato embolar

Esteban Gini e Fábio Alves foram os grandes vencedores da quarta etapa da Porsche Challenge, disputada neste fim de semana no Velo Città (SP), que viu o campeonato embolar com apenas dois pontos separando os três primeiros colocados na tabela (Elias Azevedo, Fábio Alves e JP Mauro).

A primeira corrida viu o vencedor falar em castelhano. Logo em sua estreia na Porsche GT3 Challenge, o argentino Esteban Gini venceu partindo da pole position. Gini chegou a perder a ponta na largada para JP Mauro, mas recuperou a liderança na primeira curva para não mais perder. JP, por sua vez, buscou seguir o ritmo do argentino, mas não esperava a reação de Fábio Alves, que estava iluminado no fim. O piloto do carro #63 realizou uma belíssima ultrapassagem em JP restando um minuto para o fim e, caso a prova tivesse mais uma volta, poderia até ter passado Gini.

“Foi uma corrida difícil, mas as disputas dos carros atrás me ajudou a escapar. Mas no fim o segundo colocado chegou muito perto e foi bem difícil. Estou muito contente e impressionado, não esperava isso”, conta Esteban.

“Fui comboiando eles esperando um erro, aí o JP errou, evitamos o toque e consegui passar. Fui feliz na manobra e ele jogou limpo. Estou feliz! Estava com saudade do pódio”, destaca Fábio.

JP, por sua vez, não lamentou a derrota: pelo contrário, enalteceu o alto nível dos concorrentes e só não gostou do erro que lhe custou a segunda posição: “Cheguei a tomar a ponta na largada, mas o Gini estava por dentro e não tive como segurar. Caso tivesse sustentado a posição, o resultado seria diferente. Depois disso, cometi apenas um erro e o Fabio me passou. Ele guiou muito e está de parabéns.”

Já na classe Sport a emoção não ficou para trás: Rodrigo Mello fez uma apresentação espetacular para vencer após cair para último na confusão da largada que vitimou os pilotos Gonzalo Huerta e Cristiano Piquet, impondo uma recuperação fantástica para vencer com cerca de 20 segundos de vantagem sobre o segundo colocado da divisão de entrada, Paulo Pomelli. “Foi uma corrida muito, muito difícil. Larguei no meio do pelotão, fui espremido e caí para último, partindo pra cima com ousadia, pois nesta pista é difícil passar. No começo da corrida não imaginava esse resultado. Foi muito legal, animal!”

Na sequência, a prova que fechou a programação da quarta etapa da Porsche Challenge acabou se tornando uma das mais agitadas da temporada 2015. Acidentes, disputas, trocas de liderança, quebras, todos esses ingredientes foram essenciais para a primeira vitória de Fábio Alves no ano e quarta na carreira.

Com cautela e paciência, o piloto carioca começou em quarto lugar e foi contando com os problemas dos rivais: Elias Azevedo e JP Mauro se tocaram e tiveram de ir aos boxes com pneus furados, enquanto Cristiano Piquet quebrou quando tinha mais de quatro segundos de vantagem nas primeiras voltas. “Finalmente tive um fim de semana bom! A ira que eu trouxe de Cascavel me fez conseguir esses dois resultados muito bons para mim. Agora mais que nunca me sinto recompensado!”, disse o piloto do carro #63, que foi recebido por seus mecânicos com os gritos de “o campeão voltou!”.

Com a liderança nas mãos a partir da quinta passagem, o atual campeão mostrou por quê é o nome a ser batido neste ano e venceu com uma vantagem superior a cinco segundos para o chileno Gonzalo Huerta, o grande vencedor da Challenge Sport. “Estou bem feliz, pois não andei bem na primeira corrida, cometi pequenos erros e troquei de carro para a segunda. É o mesmo acerto, mas era outro carro. Andei bem, foi tudo perfeito, não cometi erros e fiquei feliz por ter sido muito bem tratado aqui em Mogi”, destaca Huerta.

Outros dois que andaram bem foram Ronaldo Kastropil e Marcio Mauro, que viram um acidente entre Paulo Pomelli e Daniel Corrêa separar o empolgante bolo de seis carros que disputavam as posições complementares. Enquanto Kastropil foi o quarto, Marcio Mauro acabou rodando e caindo para sétimo; já Tom Filho e Marcelo Franco completaram o pódio final da etapa.

Como resultado, Alves ficou a apenas um ponto do líder Elias Azevedo (111 a 110), com JP Mauro colado nos dois em terceiro, com 109 pontos. A próxima etapa da temporada 2015 está marcada para o dia 1 de agosto no autódromo de Goiânia.

“É muito legal ter um campeonato disputado assim”, afirmou Elias Azevedo. “Não foi meu melhor fim de semana no ano, mas é muito bom manter a ponta. Conversei com o JP Mauro depois da corrida e entendemos como toque de competição o contato entre nossos carros. O Fábio agora chegou para brigar pelo título e acredito que a disputa fique entre nós três. Não tenho dúvidas de que o título estará em boas mãos, seja com quem de nós ficar”, acrescentou o competidor do carro #21.

Na Challenge Sport, Tom Filho conseguiu abrir mais um pouco na liderança com a jornada no Velo Città. “Estou colocando meus ovinhos dentro da cesta… É importante pontuar sempre e foi o que fizemos aqui mais uma vez”, disse o dono do carro #19, que estreou um novo layout em Mogi Guaçu.

Resultado da prova 1:

1. Esteban Gini, 18 voltas em 28min01s712
2. Fábio Alves, a 0s561
3. JP Mauro, a 2s423
4. Ronaldo Kastropil, a 9s357
5. Elias Azevedo, a 9s442
6. Marcelo Franco, a 14s649
7. Rodrigo Mello (S), a 15s827
8. Eduardo SR, a 27s801
9. Paulo Pomelli (S), a 36s104
10. Daniel Corrêa (S), a 46s977
11. Marcio Mauro (S), a 48s212
12. Ramon Alcaraz (S), a 59s452
13. Marcelo Sarcinella (S), a 16 voltas
14. Gonzalo Huerta (S), a 17 voltas
15. Cristiano Piquet, a 18 voltas

Resultado da prova 2:

1. Fabio Alves, 17 voltas em 26min50s457
2. Gonzalo Huerta (S), a 3s391
3. Ronaldo Kastropil, a 4s491
4. Tom Filho (S), a 10s133
5. Marcelo Franco, a 13s898
6. Eduardo SR, a 20s201
7. Marcio Mauro (S), a 23s774
8. Ramon Alcaraz (S), a 24s821
9. Marcello Sarcinella (S), a 28s070
10. Paulo Pomelli (S), a 44s849
11. JP Mauro, a 1min06s348
12. Elias Azevedo, a 1min13s143

Classificação geral do campeonato após quatro etapas

1. Elias Azevedo, 111 pontos
2. Fabio Alves, 110
3. JP Mauro, 109
4. Cristiano Piquet, 76
5. Tom Filho, 72
6. Marcio Mauro, 65
7. Ramon Alcaraz, 57
8. Daniel Paludo, 55
9. Eduardo SR, 44
10. Daniel Corrêa, 43
11. Rodrigo Mello, 39
12. Gonzalo Huerta, 39
13. Vitor Scheid, 34
14. Marcello Sarcinella, 30
15. Ronaldo Kastropil, 30
16. Marcelo Franco, 22
17. Esteban Gini, 20
18. Kreis Jr., 14
19. Paulo Pomelli, 13
20. The Tonny, 6
21. Geraldo Piquet, 0

Classificação da classe Sport:

1. Tom Filho, 33 pontos
2. Rodrigo Mello, 24
3. Marcio Mauro, 23
4. Daniel Correa, 18
5. Ramon Alcaraz, 14
6. Gonzalo Huerta, 10
7. Vitor Scheid, 9
8. Marcelo Sarcinella, 9
9. The Tonny, 6
10. Paulo Pomelli, 3


EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.