Repórter da Sky tenta uma “exclusiva” e sai com resposta protocolar

quarta-feira, 19 de julho de 2023 às 17:17

FIA

O Autoracing publicou ontem aqui que existem fortes rumores de que três equipes teriam estourado o teto de orçamento do ano passado, 2022.

Hoje, o repórter Craig Slater da Sky F1, disse que a FIA, classificou as alegações de que até três equipes violaram o limite de orçamento de 2022 como incorretas.

A FIA deveria estar prestes a emitir certificados de conformidade com o teto de orçamento de 2022, e relatos sugerem que até três equipes não receberão luz verde.

Simultaneamente, o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, pediu que qualquer futuro infrator do limite de custo seja punido com penalidades esportivas mais duras do que aquelas que a Red Bull recebeu ano passado.

FIA: relatos “realmente errados”

Domenicali também falou em várias ocasiões sobre o desejo de que a FIA conclua o processo de auditoria de limite de custo mais rapidamente, com o assunto no ano passado avançando até outubro, a primeira temporada em que o processo ocorreu oficialmente.

E Slater disse que a FIA o informou que o processo continua em andamento, com conversas sobre violações distantes do alvo.

“Isso explodiu nos últimos dias”, disse Slater.

O Motorsport Itália e também a Auto Motor und Sport da Alemanha, fizeram relatos ligeiramente diferentes em ambos os casos, a publicação italiana dizendo que três equipes violaram o limite de orçamento e a AMuS falando sobre duas equipes violando.

“Agora, entrei em contato com a FIA sobre isso. Eles foram bastante inflexíveis em sua resposta a mim, e eu só mencionei inicialmente os relatos vindos da Itália, porque o relato alemão saiu um pouco mais tarde. Eles disseram que ambos estão errados.”

“Eles dizem que o processo de auditoria ainda está em andamento em relação ao teto de orçamento e só está previsto para ser concluído nas próximas semanas, após o que haverá um período necessário para avaliação e finalização da revisão. E eles dizem que não há nenhum prazo apresentado às equipes para que elas obtenham a certificação de conformidade do limite de orçamento.”

“A FIA me disse que qualquer sugestão de atraso no processo por causa de investigações mais aprofundadas este ano, com investigações complementares (que não foram feitas no ano passado) se algumas das equipes estão usando outros projetos para mascarar o desenvolvimento de um carro de F1 também, é incorreto. Essas investigações complementares não estão atrasando o processo.”

“E também me disseram que as conversas sobre possíveis violações nesta fase são infundadas. Então essa é a posição oficial.”

‘Equipes líderes’ confiantes no cumprimento do limite de orçamento

Slater afirmou ter entrado em contato diretamente com as equipes para descobrir se elas acreditam que cumprirão o limite de orçamento de 2022 e, entre os que responderam, que ele disse incluir a maioria dos favoritos, ele diz que todos estavam confiantes de que nenhuma violação será encontrada.

“Tentei passar por todas as equipes e perguntar: ‘Você está confiante de que está em conformidade com o limite de custo para 2022?’” Slater continuou.

“Todas as equipes que me responderam, e isso inclui a maioria das equipes líderes, devo dizer, todas me disseram: ‘Sim, acreditamos que estamos dentro do orçamento’.

“Portanto, teremos que esperar para ver se o que acontece nas próximas semanas aparece uma ou duas equipes que violaram o limite de orçamento, e uma ou duas delas vão me dizer que o aspecto inflacionário da economia do ano passado está tornando as coisas mais difíceis, mas todas estão refletindo que este seria um problema igual para todas.”

Slater acha que se a FIA está dizendo a ele (antes do prazo) que ninguém infringiu o limite até o momento, “é bastante infundado sugerir isso.”

É muito bom conseguir furos jornalísticos, mas Slater talvez tenha se “esquecido” que a FIA jamais iria adiantar a ele exclusivamente se alguma equipe infringiu o limite de orçamento. É norma da FIA anunciar esse tipo de “bomba” oficialmente para toda a imprensa no site dela.

É obvio que tanto o Motorsport Itália quanto a Auto Motor und Sport obtiveram suas infos de forma extraoficial.

A Red Bull está atualmente dominando completamente a sua punição de 2022 por ter estourado o orçamento em 2021, com a equipe invicta na F1 2023, tendo vencido todos os 10 GPs até agora.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.