Há rumores que três equipes quebraram o limite de orçamento em 2022

terça-feira, 18 de julho de 2023 às 12:59

GP da Áustria – corrida curta

Talvez não tenha sido uma mera coincidência que Stefano Domenicali, CEO da Liberty Media, que é a dona da Fórmula 1, tenha pedido punições esportivas mais duras quando uma equipe quebra o limite de orçamento. Há fortes rumores de que, mais uma vez, nem todas as equipes cumpriram o limite de custo da F1 em 2022.

O limite de orçamento foi introduzido na Fórmula 1 para 2021, com 2022 servindo como o primeiro ano em que a FIA confirmaria ou não alguma violação nas 10 equipes do grid.

E foi descoberto que Red Bull não cumpriu ao ultrapassar o limite estabelecido em 2021, ano no qual Max Verstappen ganhou seu primeiro título. E por ter ultrapassado em até 5% do valor total (naquele ano USD 145 milhões), os Touros tomaram uma multa de US$ 7 milhões e uma redução de 10% no tempo de túnel de vento alocado para o período de 12 meses.

Aston Martin e Williams também tiveram problemas, embora tenham sido violações administrativas, já que elas ficaram dentro do limite.

Agora, de acordo com um relato da filial italiana do Motorsport, assim que a FIA emitir certificados sobre o limite de 2022, previsto para chegar até o final deste mês de julho, rumores indicam que três de equipes não o cumpriram.

No ano passado a FIA demorou até outubro para resolver quais punições seriam dadas em relação à quebra do limite pela Red Bull de 2021. Agora a Fórmula 1 quer uma resolução mais rápida, com a perspectiva de novas violações para lidar se aproximando.

O atual domínio da Red Bull não parece bom para o limite de orçamento da F1

Embora os gastos da Red Bull em 2023 e das outras equipes só sofram checagem no ano que vem, seu desempenho atual na pista e como a FIA vai lidar com possíveis violações de 2022 podem ter um enorme impacto no futuro deste conceito.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse anteriormente que o dano à reputação de uma violação do limite de orçamento afastaria qualquer infrator em potencial no futuro, mas o atual domínio massacrante da equipe Red Bull pode fazer as equipes rivais repensarem essa questão.

A multa de US$ 7 milhões e 10% a menos de tempo no túnel de vento ainda não teve nenhum impacto real na performance da Red Bull, que venceu todos os 10 GPs até agora nesta temporada. Mesmo que o limite possa começar a ‘pegar’ no final do ano, outro título duplo provavelmente já estará no bolso, e a Red Bull já começou a direcionar recursos para seu RB20 para F1 2024.

A FIA então precisaria endurecer se quaisquer outras violações de gastos excessivos forem confirmados quando se trata do limite de 2022, já que agora armada com o conhecimento do que a Red Bull ainda é capaz de fazer mesmo após sua punição, não seria inimaginável para algumas equipes acreditarem que a punição valeria a pena pelos ganhos disponíveis de performance.

AS - www.autoracing.com.br

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