Red Bull F1 quer lutar por todas as vitórias até o fim de 2026

terça-feira, 6 de outubro de 2026 às 16:39

Laurent Mekies

A Red Bull F1 quer lutar por todas as vitórias até o encerramento da temporada de 2026. Entretanto, Laurent Mekies acredita que a Mercedes continuará sendo a referência nas corridas restantes, mesmo após o triunfo de Max Verstappen em Sepang.

O holandês venceu no domingo e conquistou a primeira vitória da Red Bull como fabricante de sua própria unidade de potência, desenvolvida em parceria com a Ford. Assim, o resultado representou uma validação importante do trabalho da equipe na nova era da Fórmula 1.

Red Bull melhora gerenciamento da unidade de potência

A Red Bull começou a temporada com o motor a combustão mais competitivo do grid, mas enfrentou dificuldades no gerenciamento eletrônico do conjunto. Em vários momentos, a entrega elétrica não acompanhou adequadamente as necessidades do carro em diferentes pontos da pista, prejudicando seu comportamento nas mãos dos pilotos.

No entanto, a equipe avançou no entendimento desses problemas e passou a extrair mais desempenho do software e do pacote geral. Em Baku, sobretudo, mostrou uma competitividade que ainda não havia apresentado naquela intensidade.

Além disso, como o Autoracing analisou, as mudanças na parte elétrica podem valorizar a vantagem do motor a combustão da Red Bull.

Para Mekies, a vitória em Sepang confirma a evolução observada desde a pausa de verão.

“Ficamos surpresos com a hierarquia de forças na Malásia”, afirmou o chefe da equipe.

“Por um lado, isso confirma a tendência positiva vista em Monza, Madri e principalmente em Baku. Temos conseguido adicionar um pouco mais de desempenho a cada corrida, o que é ótimo.”

Condições de Sepang também podem ter ajudado

Apesar do resultado, Mekies evitou atribuir toda a vantagem ao desenvolvimento da Red Bull. Segundo ele, as características de Sepang também podem ter alterado o equilíbrio entre as equipes.

“Por outro lado, será que houve outros fatores que influenciaram o que vimos na Malásia?”, ponderou.

“Possivelmente; com o calor extremo, a rugosidade da pista e o traçado do circuito, tenho certeza de que a muitos carros estavam fora de sua janela ideal de operação. Isso afetou a hierarquia de forças? É possível.”

Portanto, o francês considera necessário distinguir a evolução da equipe das condições específicas daquele fim de semana. Um carro competitivo em Sepang não terá, necessariamente, a mesma vantagem em todos os circuitos seguintes.

Red Bull F1 quer lutar por todas as vitórias

A primeira vitória de Verstappen em 2026 reforçou a confiança da equipe. Ainda assim, Mekies mantém a Mercedes como referência pela combinação de unidade de potência e chassi.

Por isso, o desafio da Red Bull será repetir sua competitividade em pistas com características diferentes. A expectativa é permanecer na disputa pelas primeiras posições e buscar novas oportunidades de vitória.

“Isso muda algo na maneira como abordamos as próximas corridas? Na verdade, não”, explicou.

“Tentaremos nos adaptar da melhor forma possível daqui para a frente e veremos. Ainda acreditamos que Singapura deve nos favorecer em termos de desempenho em curvas de baixa velocidade.”

Além disso, Mekies destacou que a presença da Red Bull na briga já vem de várias corridas.

“É muito, muito difícil prever o que a concorrência fará. Acho que estaremos na briga nas próximas corridas, pois, fundamentalmente, já estamos nessa disputa há várias corridas. Então, acredito que estaremos nessa briga.”

Quero ser VIP
 

Mercedes segue como principal referência

Embora a Red Bull tenha vencido em Sepang, Mekies reconhece a dificuldade de enfrentar a Mercedes consistentemente ao longo do campeonato.

“Estaremos na disputa pela vitória? Acredito que a Mercedes sempre esteve na briga pela vitória. Vimos que tem sido muito difícil para qualquer equipe se manter consistentemente no mesmo nível da Mercedes em todas as corridas, mas correremos para isso.”

Assim, a equipe chega ao GP de Singapura com confiança renovada, mas sem considerar que a vitória na Malásia tenha encerrado os problemas técnicos ou garantido superioridade permanente.

Enquanto isso, Verstappen buscará outro marco: sua primeira vitória no Circuito de Rua de Marina Bay.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.