Red Bull defende estratégia de Verstappen em Interlagos

domingo, 9 de novembro de 2025 às 19:02

Max Verstappen

Quando Lando Norris fez sua segunda parada no Grande Prêmio de São Paulo no fim da volta 50, Max Verstappen assumiu a liderança.

O holandês havia largado dos boxes, e naquele momento, parecia pronto para um grande golpe estratégico. No entanto, a Red Bull começou a duvidar da durabilidade dos pneus médios e por isso optou por uma nova parada.

Red Bull hesita e decide agir

Verstappen liderava com oito segundos de vantagem quando Norris retornou à pista. Contudo, essa diferença começou a cair rapidamente. Duas voltas depois, o intervalo já era de sete segundos.

Quero ser VIP
 

Com 16 voltas acumuladas nos pneus médios, o desgaste se tornava evidente. Assim, na volta 54, a equipe chamou o piloto para os boxes, justamente quando a diferença havia caído para 6.5s. A troca de pneus o jogou para a quarta posição, mas a estratégia foi calculada.

Com os compostos macios, Verstappen reagiu de imediato. Ele rapidamente se aproximou de George Russell, que sofria com superaquecimento nos freios, e o ultrapassou de forma contundente. Assim, o holandês garantiu um lugar no pódio.

Mesmo com um ritmo agressivo nas voltas finais, Andrea Kimi Antonelli conseguiu resistir à pressão. O jovem italiano manteve a segunda posição e impediu que Verstappen subisse ainda mais.

Red Bull defende a escolha estratégica

Depois da corrida, muitos se perguntaram se Verstappen poderia ter segurado a posição caso tivesse permanecido na pista. Laurent Mekies, chefe da Red Bull, respondeu sem hesitar: não havia chance.

“Não achamos que seria possível vencer”, explicou Mekies. “Talvez nunca saibamos onde terminaríamos, mas a degradação era muito alta. Foi uma decisão que precisávamos tomar”.

Os dados de volta reforçam a análise. Enquanto Norris registrava tempos na casa de 1m13s baixo, Verstappen já começava a cair para 1m14s alto. Assim, era inevitável que o piloto da McLaren se aproximasse.

“A decisão foi tomada no momento certo”, continuou Mekies. “Isso nos deu uma boa chance de lutar pelo pódio e conseguimos. Talvez chegaríamos em segundo com uma volta a mais, mas manter o primeiro lugar seria impossível diante do desgaste”.

Antonelli confirma evolução e Norris mostra autoridade

Com a parada de Verstappen, Antonelli herdou a segunda posição e demonstrou maturidade impressionante.

O italiano estava 12 segundos atrás do holandês no momento da parada e mesmo assim conseguiu andar em ritmo semelhante ao dos líderes. Em determinado momento, chegou até a ser mais rápido que Norris, mesmo usando pneus mais gastos.

A projeção dos tempos mostra que Antonelli ganhava 0.8s por volta sobre Verstappen antes da parada. Portanto, se o holandês tivesse permanecido na pista, o piloto da Mercedes provavelmente teria se aproximado nas voltas finais.

McLaren elogia a decisão da Red Bull

Andrea Stella, chefe da McLaren, também avaliou a decisão rival e concordou que a aposta em pneus novos era o caminho mais seguro.

“Para ser sincero, eu esperava que Verstappen parasse. Isso facilitaria um pouco nossa vida”, brincou Stella. “Mas falando sério, o nível de degradação estava altíssimo. Em certo momento, os pneus simplesmente deixavam de funcionar”.

De acordo com ele, a Red Bull fez a leitura correta da situação.

“Eles tinham pneus novos – médios e depois macios – e aproveitaram bem isso. A performance de Verstappen foi excelente. Sem o problema na classificação, ele teria lutado pela vitória”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.