Red Bull atualiza RB20 de novo para combater McLaren e Ferrari

quinta-feira, 9 de maio de 2024 às 14:39

Pódio em Miami 2024

A equipe Red Bull levará atualizações para o RB20 em Imola, uma vez que trabalha para combater a ameaça das emergentes McLaren e Ferrari.

Três equipes conquistaram vitórias nos primeiros seis GPs de 2024. Isso é algo que poucos previram há alguns meses, quando o RB20 começou a mostrar seus músculos nos testes. É claro que a Red Bull ainda lidera o Campeonato e – por enquanto – não há qualquer prova técnica para contestar que ela tenha o melhor carro. No entanto, o rápido desenvolvimento demonstrado pela McLaren e as atualizações antecipadas da Ferrari podem realmente alterar o campo de jogo. Os Touros devem responder e pretendem fazê-lo.

Competição na F1 se torna mais acirrada

As primeiras atualizações da Red Bull em 2024 chegaram logo. Um conjunto de melhorias foi instalado no RB20 no Japão, onde Max Verstappen conquistou sua quarta vitória da temporada. Ainda assim, mesmo enquanto vencia, a velocidade crescente noutras partes do grid começou a se tornar mais clara.

Helmut Marko confirmou que as novas peças funcionaram exatamente como pretendido. Um ganho de desempenho estimado de dois décimos por volta, que foi desbloqueado quase imediatamente. No entanto, Ferrari e McLaren não ficaram a muita distância.

Isso não impediu Verstappen de conquistar a pole position, é claro. Nem complicou particularmente sua corrida no domingo. Em vez disso, as equipes italiana e britânica provaram algo crucial – estavam a uma curta distância da equipe sediada em Milton Keynes. Um pacote de atualização eficaz poderia colocar essas equipes vencedoras do campeonato na disputa mais uma vez.

Embora não seja possível tirar conclusões tão cedo, este cenário parece já estar acontecendo. A McLaren desbloqueou aproximadamente quatro décimos em Miami com seu conjunto de melhorias. Oscar Piastri, que não teve todo o luxo do novíssimo MCL38, ainda passou a maior parte da corrida à frente de Perez e ao alcance de Verstappen.

Se a Ferrari conseguir fazer uma melhoria moderada em Ímola, a Fórmula 1 poderá ver três equipes lutando legitimamente por vitórias.

Red Bull trabalhando em desenvolvimentos

É claro que a Red Bull não está sentada esperando ser superada. A equipe austríaca terá peças novas em Imola, o que será seu segundo pacote de atualizações em 2024.

Depois de desfrutar de uma vantagem tão grande há doze meses e no início dessa temporada, a equipe de Christian Horner parece estar perdendo lentamente a vantagem. Até certo ponto, este não é um desenvolvimento surpreendente. Quando você está liderando, é difícil continuar a inovar e desbloquear mais tempo de volta. As equipes mais atrás tiveram a oportunidade de aprender com a Red Bull e aproveitar os ganhos iniciais.

Mesmo assim, os Touros não dominaram a temporada passada dando desculpas. Com a saída de Adrian Newey, haverá determinação para provar que eles são capazes de se virar sem o gênio técnico da F1. E já há pessoas conhecidas no paddock que duvidam disso.

Embora não se espere que suas próximas atualizações sejam revolucionárias, elas deverão fornecer melhorias incrementais. Num cenário tão competitivo, estas margens mais finas fazem diferença.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.