Ferrari otimista em brigar por vitórias no restante do campeonato

quarta-feira, 8 de maio de 2024 às 14:43

Verstappen e Leclerc no pódio em Miami

Apesar da McLaren ter conquistado a maior parte da atenção da F1 no fim de semana passado em Miami, a Ferrari diz ter motivos para estar otimista. Mas muito disso vai depender do quanto e se o SF-24 vai melhorar em Imola.

A Ferrari é uma equipe que tradicionalmente recebe um exame minucioso por suas deficiências operacionais. Paradas ruins e estratégias questionáveis caracterizaram a equipe nos últimos anos. Contudo, sob a liderança de Fred Vasseur, essa narrativa está mudando. A Scuderia tem apresentando um desempenho de alto nível com seu bom carro SF-24. Com as atualizações previstas, o chefe da equipe Ferrari está confiante de que os Vermelhos conseguirão atacar a Red Bull, apesar da “nova” preocupação que a McLaren representa.

É um erro rebaixar a situação da Red Bull agora. Eles ainda estão em primeiro lugar no campeonato e, pelo menos por enquanto, o RB20 ainda é o carro mais rápido do grid. O esquadrão austríaco também trará algumas atualizações para Ímola, à medida que a fábrica em Milton Keynes responde aos avanços dos adversários. E todas as atualizações dos Touros desde o início da era do efeito solo via tuneis Venturi tem funcionado, diferente das outras equipes, que hora acertam, hora erram.

Ainda assim, Ferrari e McLaren estão em posições muito mais fortes do que em qualquer momento dos últimos anos. Depois de tomar volta em Miami no ano passado, a McLaren inverteu sua trajetória do meio da temporada de 2023 com um excelente conjunto de atualizações. As inovações trazidas para Miami este ano desbloquearam aproximadamente mais quatro décimos por volta. Isso foi o suficiente para derrotar Max Verstappen, embora com alguma sorte, na Flórida no fim de semana passado.

A Ferrari, entretanto, talvez esteja mais encorajada do que a McLaren. É claro que não foi Charles Leclerc ou Carlos Sainz quem conquistou a vitória. Porém, considerando que o SF-24 não possuía atualizações instaladas, mas apenas um entendimento melhor do carro, sua competitividade foi muito elevada.

Depois de um fim de semana não muito bom em Xangai, a Ferrari conseguiu um acerto de carro muito bom em Miami.

Brigar com a Red Bull em todas as pistas

Falando à mídia após a corrida, o chefe da equipe, Fred Vasseur, discutiu suas ambições em pressionar a Red Bull:

“Eles não estão mais na zona de conforto do ano passado, quando não importava o que acontecia após a segunda volta”, disse Vasseur.

“Acho que está acontecendo uma mudança de jogo na gestão de corrida.”

“É uma oportunidade para nós, porque se dermos mais um pequeno passo, acho que estaremos realmente em condições de lutar com eles todos os fins de semana.”

Desde o início do ano, a Ferrari tem trabalhado para forçar a Red Bull a cometer erros. Graças ao SF-24 estar relativamente próximo do RB20, os atuais campeões não têm a mesma segurança que tiveram na temporada passada. Max Verstappen cometeu alguns erros em Miami – inclusive um que danificou um pouco seu assoalho – porque teve que forçar o ritmo.

O objetivo no GP de Ímola será levar as coisas um passo adiante. Se as atualizações de Maranello forem comparáveis às trazidas pela McLaren, mais vitórias em corridas estão previstas pela Ferrari.

Além disso, atualizações bem-sucedidas confirmariam que a Scuderia, assim como a McLaren pareceu conseguir, finalmente entender como extrair mais downforce do conjunto assoalho-difusor-asa traseira inferior, o que melhora o carro em curvas e também em retas, já que diminui o arrasto.

Se Maranello conseguir isso, seria um bom presságio para o restante de 2024 (e até 2025) para termos um grid de F1 competitivo.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.