Rally Dakar – Despres vence nas motos; Jean Azevedo é 23º no geral
sábado, 19 de janeiro de 2013 às 20:06Após mais de oito mil quilômetros percorridos passando por três países da América do Sul – Peru, Argentina e Chile – o Rally Dakar 2013 terminou neste sábado. Desde o dia 05 de janeiro, os competidores enfrentaram os mais variados terrenos do trajeto, como dunas, rios secos, estradas, além de mudanças climáticas repentinas.
Das 183 motos que estavam na largada em Lima, no Peru, apenas 125 participaram do último dia de disputas, realizado hoje entre as cidades chilenas de La Serena e Santiago. “Completar um Dakar realmente é uma vitória. É uma prova de longa duração e somos testados a cada minuto. Estou muito feliz por ter completado 15 edições”, contou o brasileiro Jean Azevedo, piloto de moto da Equipe Avante.
O Rali Dakar é tido como a maior e mais difícil prova do gênero no planeta. “Embora tenha feito algumas poucas provas de moto nos últimos anos, agora retornei determinado para a categoria de duas rodas. Esta competição foi importante para mim, pois voltei às motos e estou em fase de readaptação em uma equipe diferente e nova. Após três anos dedicados aos carros, este é um novo projeto, de longo prazo”, acrescentou Azevedo, responsável pela 23ª colocação para o Brasil neste Dakar.
Festa de encerramento
Embora tenha vencido hoje a última etapa do Rali Dakar em casa, o chileno Francisco Lopez caiu para a terceira posição no acumulado após ter sofrido uma penalização que acrescentou 15 minutos ao seu resultado. Isso ocorreu já que “Chaleco”, como é conhecido, fez uma troca de motor. Pela quinta vez, o francês Cyril Despres conquista o título nas motos.
Amanhã acontecerá a festa de encerramento do rali, quando os competidores serão recebidos pela organização em frente ao Palácio de La Moneda, em Santiago.
Resultados das motos na 14ª etapa:
1º Francisco Lopez: 01h42min37s;
2º Ruben Faria: 01h43min06s;
3º Joan Barreda Bord: 01h43min14s;
18º Jean Azevedo: 01h47min25s.
Classificação geral do Rally Dakar nas motos:
1º Cyril Despres: 43h24min22s;
2º Ruben Faria: 43h35min05s;
3º Francisco Lopez: 43h43min10s;
23º Jean Azevedo: 48h22min02s.
dakar, jean azevedo, moto, planeta, prova, rally, sábado, trajeto
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.