Stock Car – Rafa Matos volta a disputar uma temporada completa no Brasil

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 às 17:37

Chegou a hora. Depois de 11 anos acelerando nos Estados Unidos, período em que foi campeão de cinco categorias (F-Dodge regional, F-Barber Dodge, Star Mazda, Atlantic e Indy Lights) e se destacou na Indy e nas provas de longa duração, Rafa Matos finalmente tem a chance de disputar sua primeira temporada completa no Brasil. O mineiro de 31 anos traz toda a sua experiência e talento para uma das mais fortes equipes da Stock Car, a Hot-Car, de Amadeu Rodrigues, e, a partir de domingo, em Interlagos, tem um objetivo claro: ser presença constante nas primeiras posições. Embora saiba da força da categoria – hoje uma das principais de turismo no planeta – ele está pronto para confirmar a boa impressão deixada nas duas etapas finais de 2012, quando correu como convidado. Na Corrida do Milhão, recebeu a bandeirada em nono, apesar de receber um toque na primeira volta e ter o carro danificado.

Rafa não esconde a satisfação por defender a Hot-Car e, antes mesmo de entrar na pista, teve várias mostras do profissionalismo e do empenho da equipe, para lhe entregar um carro vencedor. “Meu carro foi um dos primeiros a ir para o dinamômetro e o time trabalha de forma incessante nos detalhes. Prefiro um acerto que me dê maior velocidade nas curvas. É impressionante como tudo está sendo ajustado para termos o melhor equipamento possível, o que me deixa muito animado.”

O piloto de Belo Horizonte sabe que a adoção dos pneus Pirelli será uma das principais incógnitas deste início de temporada, mas tem motivos para ficar otimista. “Imagino que os compostos escolhidos sejam bastante próximos aos usados pelo Ferrari Challenge dos EUA, carros em que andei várias vezes em testes nos últimos anos, sem contar que a fábrica tem pedigree na área de competições. Além disso, o Amadeu tem um acerto de base que promete funcionar bem”. Excepcionalmente, a programação do fim de semana prevê duas sessões de treinos para a sexta-feira, o que dá aos pilotos a chance de se adaptar às mudanças. Nas 11 etapas restantes, as atividades serão concentradas nos sábados e domingos, com transmissão do Sportv (três delas serão exibidas também pela Rede Globo).

Devido à competitividade, Rafa prefere não fazer previsões de resultados, mas revela a expectativa para o campeonato. “A equipe conseguiu um carro muito bom nos treinos classificatórios de 2012 e tem uma base muito forte. Lógico que o objetivo é me classificar sempre nas cinco primeiras filas e pontuar regularmente para brigar pelo campeonato. Temos todas as condições para que isso ocorra.”

Programação

Sexta (1º)
09h00 – 10h30     1º Treino extra (1º Grupo)
11h00 – 12h30     1º Treino extra (2º Grupo)
14h00 – 15h30     2º Treino extra (1º Grupo)
16h00 – 17h30     2º Treino extra (2º Grupo)

Sábado (2)
8h15 – 9h20     1º Treino livre (1º grupo)
9h30 – 10h35     1º Treino livre (2º grupo)
12h00 – 13h05     2º Treino livre (1º grupo)
13h15 – 14h20     2º Treino livre (2º grupo)
15h45 – 16h45     Classificação
17h00 – 18h00     Volta rápida

Domingo (3)
11h    Corrida (40 minutos + 1 volta)

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.