Rafa Matos é o mais rápido em sua categoria nos testes da TUSCC em Daytona

sexta-feira, 22 de novembro de 2013 às 15:29

Rafa Matos

Ele já havia acelerado neste que é um dos mais tradicionais circuitos do automobilismo mundial no comando de carros da categoria Daytona Prototype e GTD, mas apenas com a unificação dos campeonatos de endurance nos Estados Unidos, pôde comandar um protótipo aberto – o Oreca Chevrolet V8 da equipe Performance Tech Motorsports.

De folga na Stock Car e com contrato renovado para seguir na categoria brasileira a bordo da máquina de número 2 da Hot Car (Bardahl), o mineiro Rafa Matos fez bonito nos treinos coletivos do Tudor United Sportscar Championship (TUSCC) em Daytona, realizados na terça e quarta-feira, e foi o mais rápido na classe LMPC.

A marca de 1min42s830 estabelecida pelo mineiro na segunda sessão de treinos foi ainda a quinta melhor no geral entre os 40 inscritos, superando as de vários Daytona Prototypes (DP) e LMP2, máquinas que compõem a categoria mais veloz da competição. Rafa e os engenheiros do time trabalharam no acerto do equipamento ao longo do dia e o resultado superou as expectativas, confirmando que os LMPC podem lutar pela vitória geral nas 24h de Daytona caso os organizadores não façam novos ajustes no regulamento.

“Nosso carro freia mais e é bem melhor de curva do que os Daytona Prototypes, mas perde em velocidade final, especialmente no trecho do oval, o que é algo normal. Mas ele é bem mais divertido de pilotar no circuito. A equipe gostou muito do meu desempenho e a participação nas 24h está encaminhada. Agora é definir quem serão os demais pilotos da equipe”, explica o piloto de Belo Horizonte, vencedor da prova na categoria GT em 2008, com um Mazda RX-8.

Rafa comentou ainda os problemas de pneus enfrentados pelos carros das equipes Action Express e Spirit of Florida, que sofreram acidentes graves (felizmente sem problemas físicos) e levaram a organização a suspender os treinos para os protótipos no segundo dia. “Não tivemos problemas porque os pneus Continental são os usados na categoria desde o começo do ano, e as equipes conhecem bem seu comportamento e sabem as regulagens ideais. No caso dos DPs, foi a primeira vez que eles andaram aqui com o novo pacote aerodinâmico, com muito mais downforce, era um momento de adaptação. Para evitar maiores problemas, foi a decisão acertada”, comentou.

O mineiro volta a acelerar pela Stock Car no dia 15 de dezembro, em Interlagos, na última etapa, a Corrida do Milhão. Em 11º lugar no campeonato, o objetivo é terminar o ano entre os Top-10.

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