Quais equipes podem ser afetadas pela TD018?

terça-feira, 12 de setembro de 2023 às 16:35

Red Bull, Mercedes e Aston Martin

A nova diretiva técnica da FIA que se concentra em partes flexíveis dos carros pode impactar o desempenho da Red Bull e da Mercedes, de acordo com rumores no paddock da F1.

O desempenho da asa traseira da Mercedes pode ser afetado negativamente pela intervenção da FIA, enquanto há rumores de que a parte inferior da carroceria da Red Bull também será afetada, de acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha.

Um outro relato do Formu1a.uno também afirma que Red Bull e Mercedes são “dois nomes” que “aparecem consistentemente” em relação à nova decisão.

Um chefe anônimo da equipe de F1 disse à publicação italiana que “muitas equipes terão que fazer mudanças” como resultado da nova diretriz técnica que entra em vigor no GP de Cingapura deste fim de semana.

Qual é a diretriz técnica?

O órgão dirigente da F1, a FIA, está reprimindo partes flexíveis através da introdução da TD018.

As equipes enfrentarão maior escrutínio em Cingapura e nas pistas que se seguirão, à medida que a FIA adota uma postura mais dura no desenho das asas dianteiras e traseiras para impedir que as equipes usem peças flexíveis.

Isso ocorre em meio a preocupações de que as equipes estejam escondendo mecanismos de truques sob coberturas de borracha, algo a que o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, aludiu quando mencionou ter visto “alguns narizes emborrachados”.

Embora nenhuma equipe específica tenha sido alvo da intervenção da FIA, houve sugestões de que as equipes têm tentado explorar o uso de carrocerias flexíveis, que são proibidas para evitar ganhos aerodinâmicos.

O Artigo 3.2.2 afirma que: “Todos os componentes aerodinâmicos ou carrocerias que influenciem o desempenho aerodinâmico do carro devem ser rigidamente fixados e imóveis em relação ao seu quadro de referência definido no Artigo 3.3 (que define a carroceria que faz parte da massa suspensa do carro). Além disso, estes componentes devem produzir uma superfície uniforme, sólida, dura, contínua e impermeável sob todas as circunstâncias.

“Qualquer dispositivo ou construção projetada para preencher a lacuna entre a parte suspensa do carro e o solo é proibida em todas as circunstâncias.”

“Com exceção das peças necessárias para o ajuste descrito no Artigo 3.10.10 [DRS], ou qualquer movimento incidental devido ao sistema de direção, qualquer sistema, dispositivo ou procedimento do carro que utilize o movimento do piloto como meio de alterar as características aerodinâmicas do carro é proibido.”

“A influência aerodinâmica de qualquer componente do carro que não seja considerado carroceria deve ser incidental à sua função principal. Qualquer projeto que vise maximizar tal influência aerodinâmica é proibido.”

Quais equipes podem ser afetadas?

Como afirmam os relatos acima, há rumores de que tanto a Red Bull quanto a Mercedes serão afetadas. A Aston Martin também, mas ela já teria corrigido o “problema” para o GP da Itália.

Por outro lado, os chefes da Red Bull e da Mercedes, Christian Horner Toto Wolff respectivamente já disseram que não serão afetados pela TD.

A Ferrari “não tem segredos nesta área” e é improvável que tenha que fazer alterações, de acordo com o relato do Formu1a.uno.

Um engenheiro disse à AMuS que “se você tiver que fazer correções na parte inferior da carroceria e, como resultado, tiver que deixar um pouco mais de distância ao solo, você perderá um importantíssimo downforce.”

“Se a asa dianteira torcer em torno do ponto de fixação no nariz, então toda a aerodinâmica foi projetada de acordo. Se você tiver que colocá-la de volta lá, você corre o risco não apenas de perder downforce, mas também de problemas de equilíbrio.”

AS - www.autoracing.com.br

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