Nova diretiva técnica pode ter impacto em Cingapura
terça-feira, 12 de setembro de 2023 às 9:24A hierarquia da Fórmula 1 pode sofrer um impacto no GP de Cingapura, onde uma nova diretiva técnica da FIA entrará em vigor.
A federação está preocupada com a possibilidade de algumas equipes terem encontrado uma brecha nas regras proibindo a flexibilidade aerodinâmica – principalmente no bico, asa traseira e assoalho.
Alguns acreditam que as restrições da FIA, que envolverão novos testes a partir deste fim de semana em Cingapura, explicam a recente perda de performance da Aston Martin.
“Vai ser interessante”, declarou Toto Wolff, da Mercedes. “Na Aston Martin, você já pode ver que eles deram um passo para trás agora que sua asa se movimenta menos, mas eu não sei os detalhes. Vamos esperar para ver”.
“Não sei quem se beneficiará mais do que os outros, mas ninguém sabe. Talvez a Red Bull repentinamente seja meio segundo mais lenta. Seria bom, mas não creio que será o caso”.
De fato, Christian Horner, da Red Bull, disse ter visto “alguns bicos de borracha” em carros rivais nesta temporada, mas afirmou que a diretiva “não é algo que nos afeta”.
“Honestamente, eu não sei o que mudará nas posições, mas não acredito que nós seremos afetados”, comentou Dave Robson, engenheiro da Williams.
“Talvez tenhamos de ajustar um pouco nossos assoalhos, mas estamos bem em termos de asas. Portanto, espero que deixe alguns mais lentos, o que seria bom para nós”.
Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou: “Se a FIA sentiu que era necessário, significa que há algo a ser restringido, e acho que é uma boa notícia para nós”.
aerodinâmica, diretiva tecnica, f1, fia, flexibilidade, formula 1, gp de cingapura
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.