Preview: Stock Car retorna a Curvelo com nova geração de SUVs
sexta-feira, 15 de agosto de 2025 às 8:00A BRB Stock Car Pro Series dá sequência à temporada 2025 levando a nova geração de carros tipo SUV da categoria para acelerar pela primeira vez em Minas Gerais neste fim de semana (16 e 17/08). O Circuito dos Cristais, em Curvelo, receberá a quinta etapa do campeonato, marcando o retorno da principal competição do automobilismo brasileiro à pista da região central do Estado, após oito anos de ausência. Formado por 31 estrelas do cenário mundial e nacional, o grid da Stock conta com os modelos Chevrolet Tracker Stock Car, Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car e Toyota Corolla Cross Stock Car – todos dotados de tecnologia de competição inovadora.
A jornada desta semana verá o reencontro de nomes consagrados do esporte com o Circuito dos Cristais, casos de Rubens Barrichello, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Daniel Serra, entre tantos outros. Ao mesmo tempo, o traçado mineiro será novidade para pilotos de carreira laureada, como Helio Castroneves, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e João Paulo de Oliveira, além dos muitos talentos da nova geração.
Só campeões venceram – Curvelo já recebeu a BRB Stock Car em duas oportunidades, 2016 e 2017, e traz uma peculiaridade: somente pilotos campeões ou que viriam a sê-lo triunfaram na região central de Minas Gerais. Fraga é o maior vencedor, com duas conquistas, uma em cada temporada. O piloto de Tocantins também faturou as duas poles em jogo naquele período. Tricampeão, Ricardo Maurício subiu ao topo do pódio em 2016, enquanto Gabriel Casagrande, igualmente dono de três títulos, obteve sua primeira vitória na categoria justamente em Curvelo, em 2017.
A BRB Stock Car vai acelerar no traçado de 3.330 metros e 16 curvas. Percorrida em sentido anti-horário, a pista é bastante seletiva, técnica, exigente e tem como uma das características a forte frenagem depois da reta principal, que tem aproximadamente 800 metros de extensão.
Segundo a meteorologia, o fim de semana em Curvelo será quente, sem previsão de chuva e com a temperatura ambiente variável entre 15ºC e 30ºC.
Muitos estreantes — Uma mescla de pilotos experientes e os representantes da nova geração vai correr pela primeira vez no Circuito dos Cristais pela BRB Stock Car. Reconhecidos mundialmente por trajetórias repletas de vitórias e títulos, os ex-Fórmula 1 Felipe Massa e Nelson Piquet Jr., assim como Helio Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, e João Paulo de Oliveira, com carreira vencedora no automobilismo japonês, vão competir pela primeira vez em Curvelo na Stock Car.
Líder do campeonato, Gaetano Di Mauro já acelerou pela Stock Light na pista mineira, mas correrá pela primeira vez na categoria principal em Curvelo. Nomes com mais experiência também vão estrear pela categoria no traçado mineiro. São os casos de Vicente Orige, Bruno Baptista e Lucas Kohl. Pela nova geração, Arthur Gama, Arthur Leist, Enzo Elias, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Rafael Reis e Zezinho Muggiati vão correr pela primeira vez em um carro da categoria no Circuito dos Cristais. Ao todo, 15 dos 31 pilotos entrarão na pista pela primeira vez com a Stock Car.
Campeonato — Com quatro etapas e um total de sete corridas já realizadas, a liderança está nas mãos do piloto que mais subiu ao pódio até agora. Com uma vitória e quatro top-3, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) comanda a tabela com 294 pontos. Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) soma uma vitória, três pódios e 252 tentos na segunda colocação, enquanto o piloto mais laureado da história em Curvelo, Felipe Fraga (Eurofarma RC), vem em terceiro, com 244.
Em grande fase, Felipe Baptista (CAR Racing KTF) e Arthur Leist (Crown Racing) estão em quarto e quinto no campeonato, com 236 e 220 pontos, respectivamente. Vindo de grande campanha no Velocitta, na qual registrou uma vitória, Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) é o sexto colocado, com 216 pontos. Neste fim de semana, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 competirá na BRB Stock Car e também pelo TCR South America Banco BRB/TCR Brasil Banco BRB, sendo o único piloto inscrito a fazer jornada dupla.
Cesar Ramos (Ipiranga Racing) está em sétimo lugar, com 212 pontos, seguido por Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), embalado pela vitória na corrida sprint do Velocitta, com 206 tentos. Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) é o nono e soma 194, enquanto o bicampeão Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro) é o décimo, com 179.
Maiores do continente — Além da BRB Stock Car, que é a principal competição do Brasil, o Circuito dos Cristais receberá pela primeira vez uma etapa do TCR South America Banco BRB, o campeonato principal campeonato de abrangência sul-americana do automobilismo. A etapa também valerá como abertura da temporada 2025 do TCR Brasil Banco BRB, reunindo grandes nomes do automobilismo no continente. O encontro, conhecido como “Libertadores do Automobilismo”, oferecerá disputas de alto nível apimentadas pela rivalidade Brasil x Argentina.
A principal categoria do automobilismo brasileiro acelera no interior mineiro a partir de quinta-feira, 14 de agosto, com uma sessão extra de treinos, quando os pilotos terão mais uma oportunidade de acumular quilometragem a bordo dos novos SUVs às 16h.
As atividades de pista têm sequência na sexta-feira, quando a BRB Stock Car acelera para dois treinos livres. No sábado, a partir de 9h40, a categoria conhecerá o grid de largada e o quinto pole position da temporada. A corrida sprint, com 30 minutos mais uma volta, está marcada para 14h40.
Ainda no sábado, a fan fest será realizada a partir de 17h e reunirá muitas atrações: show ao vivo com Beto Reis e banda, ações em parceria com a Läut, a cerveja oficial da BRB Stock Car Pro Series para a etapa de Curvelo, exposição de carros de corrida e de lançamentos da Chevrolet, interação com pilotos oficiais, food trucks e distribuição de brindes, além de uma ação de conscientização de trânsito desenvolvida pela Ecovias, com simulador de impacto.
Já no domingo, logo depois da visitação aos boxes, prevista para 10h15, a BRB Stock Car volta à pista para fechar a etapa mineira às 12h10 com a corrida principal no Circuito dos Cristais.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.
BRB Stock Car Pro Series em Curvelo
Circuito dos Cristais
Extensão da pista: 3.330 metros
Curvas:16
Sentido: anti-horário
Corridas realizadas pela BRB Stock Car em Curvelo: 4
Primeira corrida: 20 de novembro de 2016
Primeiro pole: Felipe Fraga (Peugeot 408)
Primeiro vencedor: Felipe Fraga (Peugeot 408)
Última corrida: 23 de julho de 2017
Último pole: Felipe Fraga (Chevrolet Cruze)
Últimos vencedores: Felipe Fraga (Chevrolet Cruze) e Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze)
Maior vencedor da BRB Stock Car em Curvelo: Felipe Fraga, 2 vitórias
Vencedores
Felipe Fraga: 2
Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande: 1
Poles
Felipe Fraga: 2
Pilotos com pódio em Curvelo
Felipe Fraga, Daniel Serra e Ricardo Maurício: 2
Gabriel Casagrande, Marcos Gomes, Rubens Barrichello, Tuka Rocha, Thiago Camilo e Átila Abreu: 1
Recordes da pista
Recorde em classificação, traçado de 3.330 metros
Felipe Fraga (Chevrolet Cruze), 22 de julho de 2017, 1min21s982, 146.227 km/h
Recorde em corrida, traçado de 3.330 metros
Felipe Fraga (Chevrolet Cruze), 23 de julho de 2017, 1min22s506, 145.298 km/h
‘Rei da pista’: o maior vencedor da BRB Stock Car em Curvelo
Felipe Fraga
Idade: 30 anos (03/07/1995)
Largadas na Stock Car: 180
Vitórias: 21
Poles: 15
Pódios: 41
Voltas mais rápidas: 15
Campeão em 2016
Equipe atual: Eurofarma RC
Carro: Mitsubishi Eclipse Cross
Número: #88
Programação em Curvelo
Quinta-feira, 14 de agosto
16h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra
Sexta-feira, 15 de agosto
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra
11h20 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
13h15 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
16h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 16 de agosto
09h00 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h15 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
11h30 – Visitação aos Boxes
13h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
14h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
Domingo, 17 de agosto
09h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h15 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato após quatro etapas
Pilotos
1º Gaetano Di Mauro, 294 pontos
2º Guilherme Salas, 252
3º Felipe Fraga, 244
4º Felipe Baptista, 236
5º Arthur Leist, 220
6º Nelson Piquet Jr., 216
7º Cesar Ramos, 212
8º Enzo Elias, 206
9º Gianluca Petecof, 194
10º Rubens Barrichello, 179
11º Allam Khodair, 176
12º Julio Campos, 163
13º Lucas Foresti, 155
14º Rafael Suzuki, 151
15º Thiago Camilo, 151
16º Daniel Serra, 145
17º Cacá Bueno, 145
18º João Paulo de Oliveira, 135
19º Ricardo Maurício, 132
20º Gabriel Casagrande, 130
21º Denis Navarro, 112
22º Zezinho Muggiati, 106
23º Ricardo Zonta, 95
24º Lucas Kohl, 91
25º Átila Abreu, 80
26º Vicente Orige, 76
27º Arthur Gama, 75
28º Rafael Reis, 68
29º Felipe Massa, 63
30º Bruno Baptista, 36
31º Helio Castroneves, 31
*pontuação extraoficial
Equipes
1º Eurofarma RC, 538 pontos
2º CAR Racing KTF, 430
3º Valda Cavaleiro Sports, 384
4º Crown Racing, 383
5º Ipiranga Racing, 363
6º Blau Motorsport, 321
7º Scuderia Bandeiras Sports, 292
8º Full Time Cavaleiro, 291
9º A.Mattheis Vogel, 290
10º Scuderia Bandeiras, 286
11º Scuderia Chiarelli, 236
12º TMG Racing, 214
13º Full Time Gazoo Racing, 210
14º CAR Racing Sterling, 174
15º RCM Motorsport, 131
16º A.Mattheis Motorsport, 60
17º RTR Sport Team, 1
Curvelo, Stock Car
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.