Porsche deverá ser majoritária da Red Bull e Audi da Sauber

quarta-feira, 27 de julho de 2022 às 11:37

Porsche e Audi

De acordo com a publicação alemã Motorsport-Total, foi confirmado que a Porsche assumirá mais de 50% do programa de Fórmula 1 da Red Bull, ou seja, ela será a dona da equipe de F1 Red Bull. O vazamento se deu devido a uma obrigação de publicação das autoridades responsáveis.

O texto diz que a Porsche entrará na Fórmula 1 em 2026 como parceira “em pé de igualdade” com a Red Bull, mas isso contradiz a primeira afirmação que “a Porsche assumirá mais de 50% do programa de Fórmula 1 da Red Bull.” Quem tem mais de 50% é o dono da empresa. A publicação também afirma que “o projeto basicamente já está pronto e o comunicado de imprensa oficial é apenas um ato formal.”

A Porsche e Red Bull teriam tido que que anunciar seu projeto conjunto às autoridades antitruste, inclusive em cerca de 20 países fora da União Europeia. A legislação marroquina, por exemplo, prevê que tais pedidos estejam sujeitos à obrigação de publicação após aprovação.

O comunicado de imprensa foi planejado para a corrida em casa da Red Bull

Em princípio, isso não teria sido um problema para Porsche e Red Bull, afinal, o projeto conjunto deveria ter sido comunicado oficialmente no GP da Áustria há três semanas .

Mas o comunicado de imprensa teve que ser adiado novamente porque o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA ainda não aprovou o regulamento da nova UP a partir de 2026 em 29 de junho, conforme anunciado e esse regulamento é um requisito básico para a Porsche comunicar oficialmente sua entrada na Fórmula 1. .

Isso confirmaria o que tem sido um dos segredos mais mal guardados da Fórmula 1 há meses: a Porsche não apenas entrará na Fórmula 1 como fornecedora de UP, mas também como parceira majoritária da Red Bull. Isso tem a vantagem de que muitas partes da UP poderão ser desenvolvidas e construídas sob o mesmo teto na Red Bull Powertrains em Milton Keynes.

A equipe irmã AlphaTauri provavelmente também terá a UP da Porsche – qualquer outra coisa seria ilógica devido às sinergias desejadas entre a Red Bull Racing e a AlphaTauri – mas permanecerá 100% nas mãos da Red Bull GmbH.

Audi: Ainda em negociações com a Sauber

A segunda marca do Grupo Volkswagen, cuja entrada na Fórmula 1 já foi aprovada por todos os órgãos necessários, a Audi, não está tão adiantada em seu projeto quanto a Porsche. De acordo com fontes do Motorsport-Total, a empresa com sede em Ingolstadt ainda está negociando com o proprietário da Sauber, Finn Rausing, a aquisição de 75% das ações da equipe.

Já em 7 de abril de 2022, o Conselho Fiscal do Grupo Volkswagen deu sinal verde para Porsche e Audi entrarem na Fórmula 1 e aprovou os orçamentos correspondentes, após todos os órgãos das duas marcas terem aprovado previamente.

Dúvidas surgiram recentemente porque o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, anunciou sua renúncia em 22 de julho. No entanto, no dia 1º de setembro, Diess será substituído pelo CEO da Porsche AG, Oliver Blume, que já era um dos grandes apoiadores do programa de Fórmula 1 ao nível da marca Porsche.

Ontem o Autoracing publicou a afirmação de Ross Brawn, diretor de automobilismo da Fórmula 1, que a categoria busca um combustível neutro em carbono para substituir a gasolina atual sem precisar mexer nos motores de combustão interna atuais, inclusive nos carros de rua.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.