Porsche Cup – Marcel Visconde chega à 3ª vitória no ano

sábado, 27 de outubro de 2012 às 17:47
Marcel Visconde em 2012

Marcel Visconde

Um duelo inesquecível marcou a 14ª prova de 2012 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, realizada neste sábado no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Durante dez voltas, Marcel Visconde e Ricardo Baptista protagonizaram uma das melhores disputas da história da categoria. Separados por poucos centímetros, os dois dividiram freadas, percorreram retas e fizeram curvas lado a lado, sempre de maneira extremamente aguerrida e, ao mesmo tempo, limpa. Vitória final de Marcel, com Baptista terminando em segundo com uma dose extra de sorte: seu pneu furou a duas curvas da bandeirada.

Marcel largou na pole position, tendo a seu lado Henrique Assunção. Os dois mantiveram suas posições após a largada, com Marcel aproveitando a disputa entre Assunção, Fábio Viscardi, Baptista e Pedro Queirolo para abrir distância. Baptista alcançou o segundo lugar na terceira volta, quando Marcel tinha 4,3 segundos de vantagem. Seis voltas depois, estava no vácuo do líder, iniciando a disputa que atraiu todas as atenções até o fim da prova. Durante as dez voltas seguintes, as últimas da corrida, eles mudaram pontos de frenagem, alteraram trajetórias e andaram lado a lado em curvas e retas, separados por margens entre um e dois décimos de segundo. Ao completarem a 13ª passagem, os dois estavam separados por apenas 26 milésimos de segundo, e Baptista chegou a percorrer boa parte da reta à frente. Mas estava posicionado no lado externo e não teve como evitar a recuperação de Marcel na freada para o S do final da reta. A disputa continuou até poucos metros antes da bandeirada, quando Baptista saiu da curva da Vitória com o pneu traseiro direito dechapado. Mesmo assim, conseguiu receber a bandeirada em segundo lugar e estacionou seu Porsche na grama logo após receber a linha de chegada.

Atrás dos dois líderes, outra bela disputa aconteceu pelo terceiro lugar. Queirolo, assim como Baptista, largou atrás e fez uma corrida de recuperação. Assumiu o terceiro lugar na 11ª volta, mas segurou Fábio Viscardi e Roberto Posses até o fim da prova. Clemente Lunardi também saiu no lucro: mesmo tendo saído duas vezes da pista, recebeu a bandeirada em sexto lugar. Destaques ainda para Zeca Feffer, Henrique Assunção, Ricardo Landi e Omilton Visconde Júnior, que completaram os dez primeiros colocados na bandeirada. Landi estreou na Porsche Cup neste fim de semana, substituindo provisoriamente Henry Visconde, enquanto Omilton vem pontuando em todas as etapas em sua melhor campanha na categoria.

Depois da prova, Marcel descreveu a sensação de fazer metade da corrida tendo Baptista grudado na traseira de seu carro: “É insuportável do ponto de vista físico, mas, ao mesmo tempo, é agradável, pois sabemos que dele não virá algo fora do habitual”, explica, ressaltando a lisura da disputa entre ambos. “Para o público isso é bacana: uma disputa limpa, decente, todos ganham com isso. Em 2007, perdi aqui em Curitiba aquela que seria minha primeira vitória: indo em direção ao Pinheirinho, coloquei a sexta marcha em vez da quarta, e o Clemente e o Ricardo me ultrapassaram. Havia sido uma frustração, mas a vitória chegou.” Por fim, Marcel explicou a campanha que faz em 2012 – três vitórias na Porsche Cup e uma na prova preliminar da Indy, no circuito de rua do Anhembi: “Não nasci com dom divino, mas procuro me aperfeiçoar, e a única coisa que posso fazer é treinar, então treino, não perco uma sessão desde o começo da categoria. Ou o sucesso vem na genialidade ou vem na dedicação. Procuro, então, me dedicar”.

Baptista, segundo colocado, afirmou ter tido um momento de dúvida durante a prova: partir com tudo para a vitória ou assegurar os pontos do campeonato? “A vontade de vencer falou mais alto e tentei ultrapassá-lo de todas as formas”, admitiu. “Como eu largaria mais atrás, sabia que não seria uma corrida fácil. Quando me aproximei do Marcel, a ideia era tentar ultrapassá-lo e também não cometer erros, não prejudicar nossas corridas. Disputar com o Marcel é certeza de espetáculo, porque sabemos que maldade não vai existir nunca, já que ele é um piloto superlimpo. Foi uma disputa muito gostosa e sadia. Ele pilotou muito bem, não errou. Ele mereceu a vitória”, elogiou. Sobre o pneu furado, contou: “Quando fiz a segunda perna do ‘S de alta’ na última volta, senti o volante vibrar demais, sabia que se tratava de um furo de pneu e contornei a última curva com muita cautela para poder terminar a corrida”.

Queirolo, terceiro colocado, também tinha o que comemorar. “De nove corridas, fui ao pódio sete vezes. Minha melhor colocação foi terceiro lugar, e foi a segunda vez que obtive este resultado. Espero conseguir em breve minha primeira vitória.” Ele lamentou apenas ter perdido muito tempo na disputa com Viscardi pelo terceiro lugar: “Os dois primeiros se distanciaram bastante”.

A próxima etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil será disputada no dia 25 de novembro, como preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Resultado final da prova 14:

1) 55-Marcel Visconde, 19 voltas em 26:34.964, média de 158,460 km/h
2) 27-Ricardo Baptista, a 2.045
3) 13-Pedro Queirolo, a 8.212
4) 81-Fabio Viscardi, a 10.680
5) 52-Roberto Posses, a 14.745
6) 7-Clemente Lunardi, a 16.365
7) 18-Zeca Feffer, a 28.405
8) 75-Henrique Assunção, a 34.012
9) 164-Ricardo Landi, a 47.033
10) 11-Omilton Visconde Jr, a 1:07.993
11) 10-Adalberto Baptista, a 3 voltas
12) 63-Sérgio Ribas, a 4 voltas
13) 70-Marcelo Franco, a 13 voltas
14) 9-Guilherme Figueirôa, a 17 voltas
15) 40-Maurizio Billi, a 19 voltas
16) 51-Otávio Mesquita, a 19 voltas
Não largou: 53-Ronaldo Kastropil
Melhor Volta: Ricardo Baptista, 1:22.447, média de 161,340 km/h

Classificação do campeonato após 14 provas:

1) Ricardo Baptista, 250 pontos; 2) Clemente Lunardi, 204; 3) Fábio Viscardi, 201; 4) Marcel Visconde, 188; 5) Roberto Posses, 140; 6) Marcelo Franco, 128,5; 7) Pedro Queirolo, 120; 8) Otávio Mesquita, 96; 9) Maurizio Billi, 88; 10) Zeca Feffer, 84; 11) Guilherme Figueirôa, 79; 12) Omilton Visconde Jr., 62; 13) Daniel Paludo, 59; 14) Sérgio Ribas, 51; 15) Tom Valle, 49; 16) Adalberto Baptista, 48,5; 17) Charles Reed, 33; 18) Eduardo de Souza Ramos, 30; 19) Henrique Assunção, 30; 20) Ésio Vichiese, 29; 21) Ronaldo Kastropil, 27; 22) Henry Visconde, 13; 23) Ricardo Landi, 11; 24) Fernando Croce, 1; 25) Marcos Barros, sem pontos.

Sylvio de Barros aguenta pressão e triunfa na sétima etapa da Porsche Challenge

Sob uma forte pressão durante toda a corrida, Sylvio de Barros venceu neste sábado a sétima etapa de 2012 da Porsche Challenge no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). O campeão de 2011 não teve descanso: completou a prova apenas 0s869 à frente de Rodolfo Ometto e 1s052 à frente de Daniel Schneider, que também protagonizaram um duelo particular até a última volta.

Uma boa largada fez Sylvio, segundo colocado no grid, assumir a liderança: “Fui percebendo ao longo da reta que eu estava bem posicionado”, disse. “O Ipe Ferraiolo estava mais preocupado com o Schneider do que comigo. Daí decidi apostar na frenagem. Segui a referência do Ipe. Pensei: ‘Só vou frear depois que ele frear’. Vi o espaço no lado esquerdo, mergulhei, tomei um toque do Rodolfo, mas deu para segurar o carro. Realmente a corrida foi ganha ali.”

O líder do campeonato afirmou ter sido ajudado pela luta entre Ometto e Schneider: “O Rodolfo fez uma pressão em mim e contornava a última curva mais rapidamente que eu. O Schneider pressionou o Rodolfo e me ajudou bem. Nesta corrida, estava com uma cabeça conservadora. Mas tive a oportunidade na largada e não a desperdicei”.

Ometto, que vinda tendo uma temporada difícil, largou em sexto e também se deu bem no começo. “Vi que o Johnny Freire perdeu o ‘timing’ da largada, consegui jogar o carro para dentro, porque eu largava por fora. Ainda bem que tomei essa decisão”, declarou. “Houve fortes frenagens, e não consegui evitar o toque no Sylvio. Mantive meu ritmo, mas foi um sufoco, porque o Schneider me deu um trabalhinho no fim e os pneus já estavam mais desgastados.Foi uma corrida limpa. O Schneider poderia ter abusado um pouco mais, mas ele tomou uma decisão sábia de segurar a onda.” Neste fim de semana, a categoria fez uma brincadeira com Rodolfo: no aerofólio traseiro, onde normalmente é colocado o nome do piloto, havia um “Rodou, fofo”.

Schneider explicou o motivo pelo qual passou pela área de escape na primeira curva: “Fiquei com medo de bater, pois havia muita gente ali, e preferi sair pela grama. Achei isso até mais seguro do que tentar voltar e colocar tudo em risco”. O vice-líder do campeonato também considerou a disputa com Ometto muito limpa. Ele ainda contou algo inusitado: “A única coisa que me atrapalhou foi o fato de a câmera onboard ter caído no meu pé. Fiquei várias voltas tentando chutá-la, pois estava com medo de ela travar o freio”. Schneider, que, no domingo passado, machucou a mão e o braço esquerdos em uma queda de skate, disse ter se concentrado tanto na disputa que não conseguiu pensar em mais nada.

A quarta posição foi obtida por Gui Affonso, que tirou proveito de rodadas de Eduardo Azevedo e Ipe Ferraiolo na sétima volta. Ferraiolo era o pole position, mas completou a primera volta em sétimo, recuperou-se um pouco chegou a ser quinto, mas mais tarde abandonou a prova.

Johnny Freire, quinto, liderou um pelotão compacto que teve também Gilberto Farah, Tommy Soubihe e, até a primeira curva da última volta, Franco Giaffone.

A próxima etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil será realizada em Interlagos, junto com o GP do Brasil de Fórmula 1, em 25 de novembro.

Resultado final da nona corrida de 2012:

1) 1-Sylvio de Barros, 19 voltas em 27:07.511
2) 8-Rodolfo Ometto, a 0.869
3) 77-Daniel Schneider, a 1.052
4) 4-Gui Affonso, a 13.740
5) 11-Johnny Freire, a 22.460
6) 81-Gilberto Farah, a 22.708
7) 7-Tommy Soubihe, a 23.556
8) 63-Fábio Alves, a 28.818
9) 10-Carlos Silveira, a 34.879
10) 19-Franco Giaffone, a 40.349
11) 18-Carlos Ambrósio, a 54.371
12) 55-Caê Coelho, a 57.622
13) 25-Guilherme Ribas, a 1:11.681
14) 31-Marcelo Sant’Anna, a 1 volta
15) 03-Armando di Nardo, a 1 volta
16) 82-Renato Benedetto, a 2 voltas
17) 16-Ludovico Pezzangora, a 2 voltas
18) 88-Eduardo Azevedo, a 7 voltas
19) 00-Ipe Ferraiolo, a 8 voltas

Melhor volta: Sylvio de Barros (1), 1:24.814 (média de 156,837 km/h), na 8ª volta

Classificação do campeonato após nove provas:

1) Sylvio de Barros, 111 pontos; 2) Daniel Schneider, 99; 3) Gui Affonso, 90; 4) Gilberto Farah, 75; 5) Johnny Freire, 63; 6) Ipe Ferraiolo, 57; 7) Eduardo Azevedo, 54; 8) Rodolfo Ometto, 49; 9) Carlos Silveira, 49; 10) Franco Giaffone, 44; 11) Alan Turres, 40; 12) Edu Guedes, 40; 13) Carlos Ambrósio, 37; 14) Tommy Soubihe, 35; 15) Fábio Alves, 35; 16) Guilherme Ribas, 31; 17) Peter O’Donnell, 30; 18) Marcelo Stallone, 29; 19) Renato Benedetto, 12; 20) Caê Coelho, 12; 21) Amilcar Collares, 10; 22) Ludovido Pezzangora, 10; 23) Jorge Borelli, 9; 24) Marcelo Sant’Anna, 9; 25) Armando Di Nardo, 5; 26) Vitor Scheid, 4; 27) Marcello Sarcinella, 3; 28) Flávio Rietmann, Rogério Wehmuth, Tracy Krohn e Esio Vichiese, sem pontos.

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