Pipo Derani fica em sexto na corrida 1 e sai na pole na segunda prova do Toyota Racing Series

sábado, 12 de janeiro de 2013 às 9:29
Pipo Derani

Pipo Derani

Nesta manhã de sábado (12), ainda sexta à noite no Brasil, as duas sessões de classificatórios para a etapa de abertura da temporada 2013 do Toyota Racing Series definiram os grids da corrida inaugural e da corrida de encerramento (Spirit of a Nation) no circuito Teretonga Park Raceway, na Nova Zelândia. O alinhamento para a segunda prova do final de semana foi concluído a partir do resultado da corrida 1 – realizada no período da tarde, com os seis primeiros nas posições invertidas.

O brasileiro Pipo Derani, que largo em sétimo, cruzou a linha de chegada em sexto lugar (54s739) e, sendo assim, garantiu a pole position na corrida 2, que será realizada neste domingo (13). O piloto foi o melhor estreante na prova de abertura do campeonato.

Os tempos da primeira sessão dos classificatórios não foram tão rápidos quanto nos treinos livres do dia anterior, por conta de grande influência dos ventos fracos e da temperatura elevada na cidade de Invercargill. O segundo classificatório, que formou o grid da corrida 3 – a Spirit of a Nation, aconteceu debaixo de chuva e, apesar do asfalto molhado, Derani conseguiu completar todas as voltas e garantiu o oitavo lugar na largada. O mais rápido foi o porto-riquenho Felix Serralles, que sai na ponta na prova de encerramento da 1ª rodada neste domingo.

Com muito sol e pista seca à tarde, o companheiro de equipe de Pipo na Giles Motorsport, o austríaco Lucas Auer largou da pole (54s639) na corrida 1. O britânico, Alex Lynn completou a primeira fila (54s748) e o neozelandês, Nick Cassidy, abriu a segunda (54s817). Estreante na categoria onde competem os mais jovens pilotos de todas as partes do mundo, Pipo largou em sétimo, com a marca de 55s164. “Fizemos pequenos ajustes no carro para esta corrida, por estar muito quente – assim ajudava a gastar menos pneus. Mas, se houver mudanças no set up para as outras duas provas serão pequenos, para não desviar muito de onde estamos”, comentou o brasileiro sobre a estratégia elaborada.

No início da prova, um carro ficou parado no grid e a corrida teve que ser reduzida em uma volta por conta de uma relargada. Derani finalizou a competição em sexto, com Auer cruzando a linha de chegada em primeiro. Coube ao vencedor escolher o número que definiria o grid invertido pra corrida 2. Como tirou o número seis, Pipo estará na pole desta prova e Auer larga em sexto.

“Achei bom terminar entre os seis primeiros e ainda ser o estreante mais bem posicionado no campeonato. Cada dia aqui é um aprendizado. Todos os momentos bons e ruins, com certeza, terão o seu ponto positivo e vou levar isso comigo pro resto da minha carreira. Espero estar sempre entre cinco ou seis, pois o nível aqui está bastante competitivo”, finalizou Derani, que a partir de março corre a temporada completa da FIA F-3 Europeia pela equipe Fortec.

Resultado Corrida 1 TRS (10 primeiros):
1º) Lucas Auer Giles, 54s282
2º) Nick Cassidy, 54s401
3º) Alex Lynn, 54s521
4º) Felix Serralles, 54s626
5º) Bruno Bonifácio, 54s700
6º) Pipo Derani, 54s739
7º) Nicholas Latifi, 54s795
8º) Steijn Schothorst, 54s869
9º) Tanart Sathienthirakul, 54s989
10º) Damon Leitch, 54s569

Grid Corrida 2 (10 primeiros) – número sorteado 6:
1 Pipo Derani
2 Bruno Bonifacio
3 Felix Serralles
4 Alex Lynn
5 Nick Cassidy
6 Lucas Auer
7 Nicholas Latifi
8 Steijn Schothorst
9 Tanart Sathienthirakul
10 Damon Leitch

* O grid da Corrida 3 ainda não foi divulgado, mas Pipo Derani largará em
oitavo

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.