Pilotos terão mais importância nas estratégias de pneus

sexta-feira, 18 de março de 2011 às 12:10
pirelli_tyres
Os pilotos da Fórmula 1 terão um papel muito maior do que antes no controle do uso dos pneus e na estratégia em seus esforços para vencer corridas, avalia Pedro de la Rosa, ex-piloto de testes da Pirelli.

“Acredito que os pilotos terão de pensar muito mais nos pneus – e em como gerenciá-los”, declarou de la Rosa em uma entrevista ao site Autosport. “Isso não está relacionado apenas à estratégia, porque essa parte é mais de responsabilidade das equipes”.

“Como piloto, você vai sentir a degradação antes das equipes verem os tempos de volta subirem. Portanto, acho que o piloto terá um papel chave para saber quando os pneus estão perto do fim. Se você deixar passar uma ou duas voltas, pode perder cinco ou seis segundos”.

“A sensação de quando os pneus acabaram será extremamente importante, e isso é algo que percebi durante os testes da Pirelli. Os pneus têm uma degradação linear até sofrerem uma queda repentina de desempenho. E você terá de evitar essa queda durante qualquer um de seus stints”.

“Será uma decisão do piloto, e não da equipe. Você terá de dizer à equipe pelo rádio que os pneus perderam rendimento e que vai entrar para trocá-los. Isso vai ser interessante – pois não será apenas uma questão dos engenheiros olharem uma tela para chamá-lo para os boxes”.

De la Rosa, que agora é reserva da McLaren, acredita que a emoção proporcionada pelos pneus poderá ser uma dor de cabeça para pilotos e equipes – mas uma boa notícia para os espectadores.

“Creio que será ótimo para os fãs. É difícil prever exatamente quantas paradas teremos. Você pode dizer que serão aproximadamente três, e isso é fantástico. Lembro que, no ano passado, em qualquer circuito e com qualquer composto de pneu, já na quinta-feira você sabia que seria uma estratégia de um pit-stop com a janela se abrindo entre a volta 12 e 18. Já era o fim da história”.

“Agora, há muita coisa em jogo, e será mais interessante para os fãs. Na Fórmula 1, falamos sobre degradação linear e não linear, mas realmente deveríamos pensar nos fãs. Vamos para a Austrália, vamos fazer as primeiras corridas e ver o que os fãs acham de toda a situação. E então deixaremos as equipes e a Pirelli decidirem o que fazer em seguida”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.