Piloto da Semana: Tony Kanaan – GP de Fontana – 03/09/2014

quarta-feira, 3 de setembro de 2014 às 17:13

Tony Kanaan

Nome: Antoine Rizkallah Kanaan Filho ou Tony Kanaan. Nascimento: 31 de dezembro de 1974, em Salvador, Bahia (Brasil). Equipe: Chip Ganassi – Chevrolet (Formula Indy). Títulos: Campeão da Formula Alfa Boxer Italiana (1994); Campeão da Indy Lights (1997); Campeão da Indy Racing League (2004).

Ninguém cruzou a linha de chegada do GP de Fontana, a última etapa da Fórmula Indy 2014, na frente do brasileiro Tony Kanaan neste sábado (30). Na prova noturna no oval de 2 milhas, o baiano venceu pela primeira vez com a equipe Ganassi, sendo a sua 17a vitória na categoria. Assim, Kanaan mantém a tradição do oval da Califórnia sempre lhe trazer momentos históricos, pois foi ali que conquistou o título da Indy Lights em 1997, e também sagrou-se campeão da Fórmula Indy em 2004 na pista californiana.

“Fiz questão de abraçar o Chip Ganassi pela oportunidade que ele me deu, por realizar um sonho de pilotar para ele. E essa é a minha melhor forma de retribuir essa confiança. Foi um campeonato muito difícil, mesmo a gente conseguindo seis pódios, mas faltava a vitória. E como demorou! Agora, não mais. E vencer a última da temporada é especial, pois ela dura até o início do campeonato de 2015. Estou extremamente feliz”, comentou o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2013.

A corrida em Fontana teve apenas uma bandeira amarela em 250 voltas completadas. Tony Kanaan assumiu a ponta na penúltima parada dos boxes, e embora tenha sido ultrapassado por Will Power na relargada, retomou a ponta para não mais perder. Foi uma corrida estratégica e estudada para chegar nas últimas 50 voltas na liderança, e foi assim que aconteceu.

O título da temporada 2014 ficou nas mãos do australiano Will Power, da Penske, que ganhou pela primeira vez o campeonato. Tony finalizou a disputa na 7a colocação na classificação geral, com seis pódios e uma vitória.

Kanaan estreou na antiga CART em 1998, após ser campeão na Indy Lights no ano anterior. Sua primeira vitória se deu nas 500 Milhas de Michigan de 1999, pela equipe Tasman/Forsythe. De 2000 a 2002 teve um período difícil na Mo Nunn, e migrou para a rival IRL em 2003, pela equipe Andretti Green. Foram várias vitórias e um título conquistado em 2004, uma parceria bem-sucedida que se encerrou em 2010.

Em 2011 foi para a KV Racing. Nesse período foi apenas uma vitória, mas justamente a mais importante da sua carreira: nas 500 Milhas de Indianápolis de 2013. Neste ano, foi para a Ganassi, onde após um começo difícil, começou a encarreirar pódios e encerrou o ano com chave-de-ouro. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Tony Kanaan (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 35% dos votos. Will Power  (Indy) ficou na segunda posição com 20% dos votos.

Texto: Eduardo Behling  – www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.