Piloto da Semana: Rubens Barrichello – Corrida do Milhão – 06/08/2014

quarta-feira, 6 de agosto de 2014 às 15:26

Pódio da Corrida do Milhão

Nome: Rubens Gonçalves Barrichello. Nascimento: 23 de maio de 1972, em São Paulo (SP). Equipe: Medley-Full Time (Stock Car). Títulos: Cinco vezes Campeão Brasileiro de Kart; Campeão da Fórmula Opel (1990); Campeão da Fórmula 3 inglesa (1991).

Depois de 20 corridas, finalmente Rubens Barrichello (Full Time) conquistou sua primeira vitória na Stock Car. O veterano piloto de 42 anos, que estreou no final da temporada de 2012, ganhou a Corrida do Milhão, disputada neste domingo diante de grande público no Autódromo de Goiânia e ao final de uma renhida batalha contra Thiago Camilo (RCM). Os dois levaram os torcedores ao delírio ao cruzar a linha de chegada quase emparelhados. Galid Osman, parceiro de Camilo, completou o pódio, seguido por Átila Abreu (AMG), o novo líder do campeonato.

Barrichello saiu na pole e imprimiu um ritmo forte desde o início. Mesmo com as duas paradas – uma obrigatória para troca de pneus e outra opcional de reabastecimento -, o ex-piloto da Fórmula 1 só encontrou resistência por parte de Camilo. Quarto no grid, o ganhador do prêmio milionário da prova em 2011 e 2012 se atrasou na largada e teve de escalar o pelotão. Depois, trocou duas vezes de posição com Barrichello e ainda tentou uma cartada final, mas sem sucesso. Como consolo, subiu para o segundo lugar na classificação do campeonato.

Após um desempenho bem sucedido nas categorias de base do automobilismo, Rubens Barrichello estreou na Fórmula 1 em 1993, pela Jordan. Com algumas boas atuações e um desempenho soberbo na chuva de Donington Park, em sua terceira prova na categoria, além da pole position na Bélgica em 1994, Rubens Barrichello mudou de casa em 1997, aceitando o desafio de guiar por uma equipe estreante: a Stewart. Três anos depois, o maior desafio: ser parceiro de Michael Schumacher na Ferrari, feito escudado por um belo ano de 1999, com pódios regulares e pole position na França.

No ano 2000, um bom desempenho acabou premiando Rubinho com uma fantástica vitória histórica no GP da Alemanha. Em 2002 e 2004 foi vice-campeão, e ganhou um total de nove provas pela Ferrari. Em 2006, o brasileiro estreou na Honda, tendo um primeiro ano de aprendizado, um segundo penando com um carro ruim e um terceiro melhor, com um pódio na Inglaterra. Barrichello, dado como aposentado, renasceu em 2009 com a Brawn GP, vencendo duas provas e brigando pelo título até a penúltima etapa.

Encerrou na F1 após mais duas temporadas na Williams. Foi para a Fórmula Indy em 2012, tendo um quarto lugar como melhor resultado. Desde o final daquele ano está na Stock Car, onde vem evoluindo gradualmente. Em 2013 obteve um segundo lugar na etapa de Salvador, e neste ano já tem na conta duas pole positions e uma vitória, colocando-se até na briga pelo título. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Rubens Barrichello (Stock Car) obteve a vitória entre os internautas com 70% dos votos.Scott Dixon (F-Indy) ficou na segunda posição com 14% dos votos.

Texto: Eduardo Behling 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.