Piloto da Semana: Robert Kubica – Rally da Espanha – 31/10/2013

quinta-feira, 31 de outubro de 2013 às 16:38

Robert Kubica

Nome: Robert Josef Kubica. Nascimento: 7 de dezembro de 1984, em Cracóvia (Polônia). Equipe: Citroen (WRC 2). Títulos: Campeão da World Series by Renault (2005); Campeão do WRC 2 (2013).

Robert Kubica voltou a aparecer com destaque no automobilismo nesta temporada. O piloto polonês sagrou-se no último domingo (27/10) campeão antecipado da segunda divisão do WRC, o Campeonato Mundial de Rally. Com seu Citroen DS3, ele liderou o Rally da Espanha desde o começo e venceu a etapa com sobras. Foi a quinta vitória dele em sete etapas no WRC 2.

A carreira de Kubica mudou radicalmente de rumo após um grave acidente de rally sofrido em janeiro de 2011, na Itália. Até lá, o polonês se dedicava aos monopostos: guiou carros de Formula Renault de 2001 a 2002, passando para a Formula 3 no ano seguinte. Em 2005 foi para a World Series, onde foi campeão.

Em 2006 era piloto reserva da BMW-Sauber na Formula 1, e fez sua estreia no GP da Hungria do mesmo ano, substituindo Jacques Villeneuve. Marcou seis pontos e foi 16º colocado, sendo efetivado para a temporada seguinte. Sofreu um forte acidente no GP do Canadá, ficando de fora da etapa seguinte: teve quartos lugares como melhores resultados e foi sexto no campeonato.

2008 foi a melhor temporada de Kubica. Obteve sua única vitória na F1, no GP do Canadá, e foi o quarto colocado no geral. A BMW decaiu em 2009: o polonês foi apenas 14º, mesmo obtendo um segundo lugar no GP do Brasil. Tal desempenho lhe rendeu uma vaga na Renault para 2010, onde foi três vezes ao pódio e terminou o ano em oitavo.

Em 2011 permaneceria na Renault, mas um acidente de rally rendeu a ele lesões muito graves no lado direito de seu corpo, especialmente na mão direita, que ele esteve a ponto de perder. Nunca mais guiou monopostos, mas depois de uma longa recuperação, voltou a guiar carros de rally em setembro de 2012, e neste ano finalmente vem obtendo bons resultados. Já é cotado para guiar na classe principal do WRC em 2014. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Robert Kubica (WRC) obteve a vitória entre os internautas com 41% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 29% dos votos. Salientando que todos os 1.595 votos do vencedor vieram de IPs diferentes, apenas 39 do Brasil e a grande maioria da Polônia.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.