Piloto da Semana: Hélio Castroneves – GP de Milwaukee – 19/06/2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013 às 14:17
Helio Castroneves

Helio Castroneves

Nome: Hélio Castroneves. Nascimento: 10 de maio de 1975, em Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil). Equipe: Team Penske (Formula Indy). Títulos: Campeão Brasileiro de Kart (1989); Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002 e 2009).

Helio Castroneves reverteu o quadro adverso de sexta-feira, quando foi apenas o 18º no Qualifying, para conquistar neste sábado (16/06) o 2º lugar na etapa de Milwaukee, a nona da temporada, e ratificar a sua liderança no IZOD IndyCar Series, agora com 299 pontos, 16 à frente de Ryan Hunter-Reay, o norte-americano vencedor da prova e atual vice-líder.

Castroneves alinhou na nona fila em sua parte interna, equivalente ao 17º posto (foi remanejado por conta da punição aplicada a Dario Franchitti, que trocou de motor antes do período previsto pelo regulamento), e permaneceu aí nas primeiras voltas, preso pelo intenso tráfego no oval de uma milha. A estratégia adotada fez com que o piloto do Team Penske executasse já na 23ª volta a primeira parada para reabastecimento e troca de pneus. Foram, ao todo, quatro pits.

O ritmo de corrida dos mais rápidos, na casa de 160 mph, permitiu a Castroneves galgar posições e se firmar em 2º lugar, ora disputando a ponta com o japonês Takuma Sato, ora com Hunter-Reay. Nas duas ocasiões, o brasileiro chegou a estar a apenas alguns milésimos de segundo de assumir a ponta, mas ambos conseguiram se defender.

“Se alguém me disse ontem que, depois de tudo o que aconteceu no Qualifying, que hoje eu iria sair lá de trás e chegar em 2º, no ato eu iria perguntar: onde eu assino?”, brincou Castroneves, que conquistou o 129º pódio de sua carreira na Indy.

“Eu realmente estou muito contente com o trabalho de hoje. Novamente o pessoal do PPG Dallara Chevrolet #3 foi muito eficiente e conseguimos transformar os problemas do Qualifying num pódio muito importante para o campeonato. Meu carro definitivamente não era o mais rápido, pois adotamos um acerto mais conservador. Mas trabalhamos bastante, quebramos a cabeça na busca de soluções e conseguimos fazer um carro muito constante”, festejou.

“Eu lutei até o fim pela vitória, mas aqui em Milwaukee o tráfego é grande e nem sempre as negociações com os retardatários são muito fáceis. Confesso que fiquei chateado em algumas situações, mas a verdade é que o resultado foi fantástico. Claro, não foi uma vitória, mas estamos no topo da pontuação e isso é valioso”, revelou o piloto.

Apesar do bom momento, Castroneves não baixa a guarda. “Temos de continuar trabalhando muito duro porque todos viram como foi competitiva a corrida aqui, numa repetição do que tem acontecido desde o início do ano. Então, não dá para relaxar. Pelo contrário, cada corrida tem de ser encarada como uma decisão de campeonato. Isso me deixa mais animado ainda para Iowa”, completou o três vezes vencedor da Indy 500, Piloto da Semana do Autoracing, referindo-se à próxima etapa do certame, no Iowa Speedway, no domingo, 23.

Hélio Castroneves (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 26% dos votos. Christian Fittipaldi (Grand-Am) ficou na segunda posição com 23% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.